Gostaria de saber se os colegas que programam em Java, fazem isso com uma espécie de “cola” ao lado, seja um livro ou anotações em papel(meu caso), ou sem usar nada, apenas 100% da memória.
Pergunto isso pois as vezes acho que ainda não sei nada de Java pois usso muito minhas anotações (em folhas de papel mesmo) para me auxiliar em alguns projetos mais complexos.
Sempre em caso de não saber alguma sintaxe, consulto um livro ou pdf. Papel uso mais para esboçar alguma lógica de negócio…
T
thingol
Outro cara que acha que “saber == decorar”?
Tenha dó. Consulte à vontade; consultar a informação correta e fazer as coisas direito (sem ficar chutando*) é o correto.
Se cortarem meu acesso à Internet, aos javadocs etc. eu não consigo fazer absolutamente nada.
E isso que faz uns 10 anos que conheço o Java
A palavra “chutar” para designar “palpite sem nenhum conhecimento” é bastante infeliz. Um jogador de futebol profissional chuta muito, mas sabe exatamente o que está fazendo todo o tempo.
D
didiosam
erickles wrote:
Sempre em caso de não saber alguma sintaxe, consulto um livro ou pdf. Papel uso mais para esboçar alguma lógica de negócio…
tb faço isso, consulto pdfs, foruns e antes de td o oraculo: google …
FabricioPJ
Bom saber…
Não gosto de decorar… por isso criei este tópico.
Pensei que era o único.
Sempre ando com minhas anotações… o que escrevo nelas é geralmente dicas ou coisas importantes que devem sempre estar por perto.
Agradeço as opiniões até o momento.
peczenyj
Por vezes eu imprimo algumas coisas e coloco por perto para poder olhar, consultar ou me inspirar.
aleck
eu tenho um wiki
antonioni.rocha
Geralmente uso para alguns esboços básicos e/ou de alta abstração, ou quando tenho uma idéia e não estou no PC. De resto vou logo com a mão na massa…
Andre_Brito
Você também é adepto do “Dijkstra is watching”? O que mais usam aí na gcom?
Tchello
Além de consultar a documentação on-line e foruns, listas, etc não abro mão de jeito nenhum da minha prancheta com uma folha em branco pra testes de mesa.
Costumo organizar meus pensamentos pra algumas parte mais “complexas” antes de começar a codificar, me ajuda a pensar mais claramente e faço mais rapidamente.
De fato, pra cada projeto que faço tenho trocentas folhas rabiscadas (pra mim não são rabiscos) de tanto esboço, além da documentação de prache.
Abraços!
Tchello
Você também é adepto do “Dijkstra is watching”? O que mais usam aí na gcom?
Hhaha essa é muito boa!
Preciso imprimir uma dessas pra por aqui no trab novo.
Imprimir algumas páginas de consulta rápida costumam ajudar tbm.
Abraços.
Michel_Sancovich
++
D
DaniloAl
Decorar nem é a questão,decorar é diferente de aprender e fazer institivamente.Por exemplo,quando se está aprendendo banco de dados.
Quando vc ver por exemplo o join,de inicio vc pensa : “é,tenho que pegar as tabelas, dá um ‘apelido’( funcionario func… : )),e fazer isso e aquilo…”,depois de certo tempo,vc observa que já faz institivamente,isso não quer dizer que vc decorou,e sim aprendeu.
Quanto às consultas,vc pode fazer tranquilamente,realmente sem o google é impossível.Outra coisa que torna impossível o trabalho na nossa area,é trabalhar sem estar sempre
questionando aos outros integrantes da equipe,aqui tudo que não sabemos perguntamos um ao outro,a comunicação é indispesável…
mario.fts
Trabalhei em uma empresa que bloqueava todo o acesso a internet (até o google).
Só comecei a ter alguma produtividade quando baixei os docs do java pro pendrive pra ter o que consultar…
mas pra qualquer coisa mais avançada era muito f***.
mario.fts
Só pra complementar e não fugir do tópico, eu rabisco quase tudo que eu vou fazer antes, como o pessoal que postou antes… agora o resto é só no google e javadocs.
[]'s
D
djemacao
Se retirarem o Google, esqueço até o que significa Java .
Bom, brincadeiras a parte, decorar não é a melhor solução para se saber programar em uma linguagem. A pesquisa é fundamental para fazer não só funcionar, mas melhor. E mais, idéias surgem, de trechos de códigos ou de comentários que vc nem imaginava antes. Por isso, seja como for, sem consulta, não dá.
FabricioPJ
Acho que vou adotar essa idéia de rabiscar meus pensamentos antes de codificar… parece ser bem útil.
JA me encontrei em situações em que tive uma ideia de como resolver um determinado problema, mas deixei para segundo plano pois estava codificando algo mais importante, daí, quando retomei meus pensamentos sobre aquele problema, minha idéia já havia sumido.
mario.fts
FabricioPJ:
Acho que vou adotar essa idéia de rabiscar meus pensamentos antes de codificar… parece ser bem útil.
JA me encontrei em situações em que tive uma ideia de como resolver um determinado problema, mas deixei para segundo plano pois estava codificando algo mais importante, daí, quando retomei meus pensamentos sobre aquele problema, minha idéia já havia sumido.
huauhauhauhauha parace eu…
D
djemacao
Nem só rabiscar, ter um bom e sempre possível, favoritos.
Eu tenho mais de 13000 páginas em meus favoritos. Se não fizessem esse firefox pesquisar bem isso, eu tava lascado. Isso é importantíssimo para agilizar idéias. Sempre que encontrar uma coisa, pode ser menos importante agora, ou até mesmo interessante mas sem importância pro seu trabalho atual, guarde. Um dia vc precisa, acredite.
peczenyj
Isso me faz lembrar que tem anos que eu não escrevo uma pagina inteira com uma caneta ou lapis.
arvis
Procuro trabalhar sempre com um editor de texto aberto para ir anotando idéias, além de livros e o bom e velho bookmark. Costumo usar papel apenas para esboçar as idéias ou como fazer algo… planejar um solução.
Acredito que o conhecimento gira em torno de saber onde e como procurar um determinado assunto ou soluções de problemas. Ex: fóruns, google, livro, etc.
[]'s
mario.fts
[OFF-TOPIC]
Em algumas entrevistas pedem pra vc fazer uma redação. Vc vai lá, e escreve miseras 25 linhas… e parece que vc escreveu um livro inteiro, e a mão chega até a doer…
sinais dos tempos… :twisted:
[/OFF-TOPIC]
V
victorhsn
Anoto sempre, desenho sempre.
josenaldo
[OFF-TOPIC]
Em algumas entrevistas pedem pra vc fazer uma redação. Vc vai lá, e escreve miseras 25 linhas… e parece que vc escreveu um livro inteiro, e a mão chega até a doer…
sinais dos tempos… :twisted:
[/OFF-TOPIC]
E eu achando que estava sozinho… Daqui a pouco vou ter q escrever um software pra decodificar minha letra… rssrsr
aleck
Vamos criar uma comunidade “Não sei mais escrever no papel”. 8)
Voltando ao topico, eu tenho um certo pavor de utilizar papel e caneta, costumo fazer tudo eletronicamente, a natureza agradece
RodyBr
Não vejo problemas de realizar anotações em papel e caneta, desde que voce tenha cuidado de registrar corretamente as informações úteis (em outras palavras, documentar!), para que não virem “papel de pão” do projeto. :lol:
Agora pra provocar: alguém faz teste de mesa por aqui utilizando papel e caneta (lápis é melhor)? :lol:
FabricioPJ
Eu, basicamente, só faço anotações no papel, pois escrevo mais rápico com a caneta do que no teclado.
E parece que escrevendo com a caneta, você aprende melhor do que no teclado… pelo menos comigo.
Tchello
mario.fts:
Trabalhei em uma empresa que bloqueava todo o acesso a internet (até o google).
Só comecei a ter alguma produtividade quando baixei os docs do java pro pendrive pra ter o que consultar…
mas pra qualquer coisa mais avançada era muito f***.
GANHEI!
Trabalhei em uma empresa onde EU (estagiario!) era a equipe inteira e tinha que fazer tudo sozinho.
SEM internet(tudo bloqueado, e era uma grande empresa que fabrica dispositivos de telecomunicações).
SEM pendrive (era proibido, mas eu dava um jeito).
Acharam que se contratassem um estagiario ele se viraria sozinho pra fazer o “sisteminha” deles.
Foi uma b* de estagio, acreditem. Se eu soubesse desde o principio que seria aquilo eu nao teria aceito.
mario.fts
pior: faço maquinas de estado pra navegação. :roll:
fredferrao
FabricioPJ:
Eu anoto no papel na hora, pra nao perder a idéia, até quando estou deitado pra dormir e vem a idéia eu corro pra anotar!
Tenho sempre o Javadoc baixado na maquina, e de resto é google, papel apenas para logicas, idéias e rabiscos.
LPJava
uso papel para desenhar logica, e as vezes desenhar o problema tb.
Mais uso o materiais em pdf, o java doc, o google, guj,javaranch
R
RafaelViana
fredferrao:
Eu anoto no papel na hora, pra nao perder a idéia, até quando estou deitado pra dormir e vem a idéia eu corro pra anotar! ²