Os cursos técnicos de informática de nível de ensino médio preparam para o mercado de trabalho?

Olá para todos!

Eu estou com medo de entrar em graduação de informática porque eu ouvi falar que graduação de informática só dá base teórica, que eu terei que me virar se eu quiser estar preparado para o mercado de trabalho.

Um recrutador me disse através da internet sobre uma experiência que pelo que ele acompanha é valida pra muitas empresas, esse recrutador disse que em uma certa vez em um processo seletivo(por padrão a empresa exige curso superior), a assistente do diretor de T.I pegou uma pilha de currículos e informou que iria chamar os candidatos que TAL Faculdade pois é a mais famosa e com as mensalidades mais caras, logo seria a melhor e o pessoal sairia capacitado, então o diretor explicou que igual aquela pilha de currículos existiam muito mais no deposito da empresa, pois não seria tão simples assim, pois na realidade a galera tá saindo sem entender P**** nenhuma do que o mercado precisa, logo não teria como fugir do trabalho árduo de chamar um monte pra ir garimpando quem realmente sabe.

Eu não sei se faço testes para entrar em um curso técnico de informática de nível de ensino médio para ter a base prática antes de entrar em uma graduação de informática, eu digo a base prática querendo dizer o preparo para o mercado de trabalho.

Os cursos técnicos de informática de nível de ensino médio dão a base prática?

Em outras palavras, os cursos técnicos de informática de nível de ensino médio preparam para o mercado de trabalho?

Nenhum curso pode garantir nada. Nessa área (assim como outras), você vai ter de “se virar” e ir aprendendo coisas novas pelo resto da vida.

O que você considera “estar preparado para o mercado de trabalho”?

O que você considera “base prática”?

Qual o problema com ter “base teórica”?

Em qualquer bom curso, teoria e prática não são excludentes, são complementares. Tanto que ficar classificando cursos como “teóricos” ou “práticos” é, pra mim, improdutivo e errado.

Acho que o problema de muitos cursos é justamente focar muito em ensinar tecnologia X, (às vezes a que é a moda do momento), mas não oferecem alguma base técnica consistente. Daí você vê profissionais que sabem tudo de jQuery, mas não entendem nada de estruturas de dados além de listas simples. Pode ser que ele nunca precise diretamente desse conhecimento, mas ter esse conhecimento o tornará um melhor desenvolvedor no geral.

Pelo que entendi, as expectativas desse recrutador (e de muitos outros, pelo que ouço por aí) é que qualquer curso forme pessoas perfeitamente prontinhas para um conjunto muito restrito de atuações, excluindo todo o resto. Do ponto de vista de negócio, isso é excelente, pois torna o recrutamento fácil e elimina a necessidade de treinamento. Pro profissional, pode parecer uma boa, mas ele se esquece de que, se a maré da tecnologia mudar, poderá lhe faltar conhecimento para mudar junto. A palavra importante aqui é flexibilidade.

Pra colocar em perspectiva: eu me formei técnico há mais de uma década, estudando praticamente uma linguagem só durante todo o curso. No superior, fiz Ciência da Computação, que é “mais teórico” que Sistemas da Informação. Fiz pós-gradação em Jogos. Estudei PHP, modelagem, e outras coisas em cursos livres. Nesse meio tempo, atuei com Delphi/Pascal, Oracle/PL-SQL, Java, Javascript/jQuery/NodeJS, PHP, MySQL, Html, CSS/Sass dentre outras coisas. Em toda essa salada, tanto o que aprendi por conta quanto a “teoria” que estudei no técnico e superior foram úteis.

Mas, respondendo a pergunta principal do tópico, eu deixaria o preconceito de lado e:

  • faria um curso técnico se estivesse no ensino médio ou se fosse a opção mais viável (ex: só faculdades pagas e caras na região);
  • faria um curso superior para todos os demais casos.

Abraço.

2 curtidas

Estar preparado para fazer o que o mercado de trabalho exige.

A prática da teoria, em outras palavras, ser preparado para fazer o que o mercado de trabalho exige.

O problema é ter SÓ base teórica, em outras palavras, não saber fazer nada do que é exigido pelo mercado de trabalho.

E o que o mercado exige exatamente?

Pergunte a 10 recrutadores e eles darão 27,45 respostas diferentes.

Se está falando de um monte de frameworks, bibliotecas e coisas assim, releia meu post anterior. Se é somente esse seu objetivo, não faça nem superior nem técnico. Faça cursos livres, como Udemy ou Alura.

O que é “base teórica” pra você? Como você chegou à conclusão de que essa “base teórica” não serve pra nada se você nunca a estudou?

O mercado de trabalho, no nível mais básico, exige que você saiba programar. Isso é “base”, e não é teória. Qualquer curso decente vai te ensinar o básico de algoritmos, e você vai precisar disso pelo resto da vida. Frameworks e tecnologias vem e vão.

Obviamente que, pra quem contrata, se você já sair “prontinho” de um curso, é melhor ainda. Mas nenhum curso deveria focar exclusivamente nisso.

Saber aprender o que o mercado precisa também faz parte das suas responsabilidades. Você nunca vai encontrar um curso ou instituição que te deixe 100% pronto. Por isso digo que irá estudar pelo resto da vida.

Abraço.

3 curtidas

@TerraSkilll

A “base teórica” pra mim é o conteúdo teórico que não ensina o que é exigido pelo mercado de trabalho.

Eu cheguei à conclusão de que essa “base teórica” não serve pra ensinar o que é exigido pelo mercado de trabalho porque eu recebi as seguintes informações:

“Faculdade só dá base teórica. Se preparar pro mercado vai depender do seu próprio esforço”.

"Eu recomendo que faça uma faculdade sim, mas não se limite ao conhecimento fornecido pela faculdade. A internet é a ferramenta ideal, coloque a mão na massa sempre. Se você souber fazer bem qualquer coisa, seja lá o que for: programar, designer etc… pode ter certeza que vai ser mais reconhecido do que qualquer certificado de faculdade.

A faculdade vai lhe dar 3 coisas:

1 - Uma base teórica.
2 - Networking
3 - Titulação acadêmica

Mas pra aprender mesmo, só colocando a mão na massa. Repito o mercado não esta nem ai pra nome de faculdade, apenas quer saber se você sabe fazer".

“Algumas empresas, exigem formação superior, pois entenda que a empresa também tem insegurança de disponibilizar dinheiro pra pagamento de um funcionário e contratar alguém que não corresponda as expectativas, logo tenta se cerca de alguns parâmetros pra tentar contratar certo. A empresa exige a faculdade pra tentar acertar mais, porém não se engane a empresa vai exigir portfólio ou realizar testes pra ver se realmente o cara sabe”.

Você está usando um argumento circular. O que quero é que diga o que é teórico e o que é prático que é ensinado num curso superior (ou técnico). Por exemplo: coisas como algoritmos e complexidade de algoritmos, métodos de ordenação, indexação e busca, estruturas de dados, árvores, grafos, linguagens formais e expressões regulares, autômatos, programação paralela, inteligência artificial, protocolos de rede, aprendizado de máquina, etc.

Se você não sabe o que são essas coisas, então não sabe o que é “base teórica”. Se não sabe o que é base teórica, não tem como diferenciá-lo de prática. Se não pode diferenciá-la de prática, não pode afirmar que não serve pro mercado de trabalho.

Todas as coisas que citei acima podem vir a ser úteis, dependendo do ramo da computação que você escolher. Pode ser que nem todos sejam úteis para o ramo que você escolher ou estiver atuando num determinado momento. O que não torna seu aprendizado inútil.

Releia o que postei acima.

Isso é óbvio. Todo ramo de atuação requer esforço próprio. Nenhuma instituição superior ou técnica vai te deixar “100% pronto pra tudo”. Por isso médicos fazem longos anos de residência. Por isso praticamente toda área requer algum estaǵio.

Com isso concordo, tanto que comentei lá no começo. Como em qualquer área, o aperfeiçoamento é constante. Não é à toa que existem cursos de pós-graduação, extensão, MBA, e cursos livres.

Enquanto você ficar dividindo o conhecimento entre teórico e prático, não vai entender que eles se complementam.

Salvo algumas exceções, realmente o nome da instituição não faz muita diferença. O que não quer dizer que o conhecimento obtido lá é irrelevante. Uma coisa não implica a outra.

Saber fazer independe de onde você estudou. Mas um bom curso deve te fornecer uma base sólida e os meios para se aperfeiçoar por conta própria.

Isso é óbvio também. Por que deveria ser diferente? Pense num caso simples: entre dois candidatos, um que fez técnico e um que fez superior, e que são iguais em todos demais os quesitos, as chances do candidato com curso superior são maiores.

Se seu medo é que o conteúdo de um curso superior é inútil, vou deixar pra você decidir no que acredita ou não. Minha opinião é que é útil. Muito útil, mesmo que não pareça a princípio.

Abraço.

2 curtidas

“Chuchu é sem graça, mas chuchu com camarão é muito bom.”

@TerraSkilll

Eu não sei o que é teórico e o que é prático que é ensinado num curso superior (ou técnico).

Segundo quem me informou que “Faculdade só dá base teórica. Se preparar pro mercado vai depender do seu próprio esforço”, faculdade não dá prática, não é?

É verdade que faculdade não dá prática?

Pergunte pra essa pessoa o que ela quer dizer com base teórica. Sem enrolação, peça para ela citar por nome (como eu fiz) todos os conceitos ensinados num curso superior que não tem aplicação prática nenhuma.

Eu já respondi isso acima. Toda área requer esforço próprio, isso é implícito. Mas você (ou essa pessoa) está confundindo esforço próprio com não fazer curso superior. Se assim fosse, ninguém faria graduação alguma de nada.

Vou responder com um exemplo:

  • Na faculdade (não no técnico), eu estudei estruturas de dados (pilas, filas, tabelas hash, etc);
  • Trabalhando no mercado de trabalho eu usei o conhecimento dessas estruturas de dados;
  • Consequentemente, posso dizer que o que aprendi na faculdade foi útil na prática do mercado de trabalho;
  • Portanto, posso dizer por opinião própria e experiência própria que o que a faculdade me ensinou algo prático.

A partir disso, conclua o que preferir.

Acho bom deixar claro que não tenho nada contra cursos técnicos, que era a dúvida original e que eu respondi no primeiro post. Até porque eu fiz um. Minha opinião é que essa ideia de que cursos superiores não preparam pro mercado de trabalho é totalmente errada.

Abraço.

Muda-se o nickname, mas a busca por uma resposta “100% garantida” continua…

Vejo que a formação de curso técnico ou formação superior não lhe dá 100% de certeza de uma boa capacitação para o mercado de trabalho. Principalmente em tecnologia (pois tudo muda muito rápido).

Muito do seu sucesso vai ser determinado pelo seu comportamento e não pela instituição de ensino, ou seja a responsabilidade é sua.

Segue um vídeo que fala sobre faculdade, mas que também serve pra quem esta fazendo curso técnico de informática de nível médio.

Quem me informou que faculdade só dá base teórica foi o javaflex: Aqui onde eu moro quase não há vaga na área de informática que exige curso superior

Eu prefiro somente os fatos. Segundo os fatos, faculdade não dá prática?

Eu diria que a faculdade te da uma pequeníssima parte prática se for pensar no mercado como um todo.

A teoria é importante para você prosseguir com a prática, muitas vezes pode parecer que não é, mas é…

O professor passa na aula a matéria X de forma Y, se você não entender de verdade como X funciona, você apenas conseguirá fazer da forma Y e as formas Z, W e ASD-92 você falhará

Nesse ponto eu não vou argumentar porque acho que você levou a declaração do @javaflex javaflex literalmente demais e está ainda coma mentalidade de que teoria e prática são mutuamente excludentes.

Além disso, em nenhum ponto do post dele ele diz que a base teórica obtida num curso superior (ou mesmo técnico) não tem aplicações no mercado de trabalho.

Que fatos te convenceriam?

Ex:

  • É fato que qualquer bom curso superior de computação tem grandes chances de ter uma disciplina de estrutura de dados;
  • É fato também que qualquer aplicação real, do tipo que se produz no mercado de trabalho, provavelmente precisa em algum momento de uma estrutura de dados, nem que seja uma mísera lista.

Se você diz, por exemplo, que já há estruturas de dados prontas (como List/ArrayList do Java) e que portanto estudar a teoria delas num curso superior não faz sentido, pois essa teoria não é aplicada no mercado de trabalho, então não faça um curso superior.

Abraço.

Antes você usava o nickname Man_Hobby, agora você esta usando o nick Clarck_Block, mas o fato é: Fazem 7 meses que praticamente você esta fazendo a mesma pergunta.

Deixa eu te fazer uma pergunta: Não seria mais vantagem pra você usar esse tempo todo pra desenvolver alguma coisa: tipo um App, ou sistema web etc… Você concorda que seria mais produtivo?

@TerraSkilll

Eu não tenho interesse de preferir o que é ilusão, eu me importo de estar convencido da realidade.

Os fatos que me convenceriam seriam os fatos que mostram a realidade.

Só teoria não preparar para o mercado não quer dizer que teoria não seja importante, como já detalharam aqui.

Nesse caso, não tenho mais nada a acrescentar. Temos visões diferentes do assunto.

Abraço.

Eu concordo que seria mais produtivo desenvolver alguma coisa, mas eu desenvolvi parte de um App para IOS programando em Swift.

Que massa! Parabéns! Construa seu portfólio que logo vai encontrar espaço no mercado.

@andrebmarinho

Muito obrigado.

Para terminar o tópico:

Talvez é melhor eu postar aqui neste tópico do que abrir outro tópico sobre o que eu pretendo postar aqui no GUJ.

Existiu e ainda existe no Brasil turmas de graduação de informática que nunca tiveram ou não tem acesso aos laboratórios de informática da graduação de informática que estavam ou que estão fazendo porque os laboratórios estão sucateados?

@TerraSkilll, javaflex, andrebmarinho, moderadores do fórum, por favor, não hesitem em responder.