Bom galerra, eu gostaria de estudar alguns frameworks brasileeiros porem não sei como está o mercaado se é muito utilizado?
Alguem poderia dar algumaas dicas? Quaais estudar?
Abraço e obrigado ddesde já…
Bom galerra, eu gostaria de estudar alguns frameworks brasileeiros porem não sei como está o mercaado se é muito utilizado?
Alguem poderia dar algumaas dicas? Quaais estudar?
Abraço e obrigado ddesde já…
eu ja vi gente dizendo que estava usando o vraptor… ele é um framework mvc, ja ouvi fala que ele faz maravilhas pela produtividade…
quanto a mercado normalmente o que eu vejo usando é struts e jsf, nessa ordem…
Depende do tamanho da empresa… dificilmente em uma empresa grande vai entrar um framework brasileiro como o Mentawai ou VRaptor, como nunca saiu nada sobre esses frameworks na InfoExame, 99% dos gerentes nem sabe que isso existe…
Quem usa qualquer um desses dois vai ver que é mais produtivo, então numa empresa média ou pequena isso é mais fácil de acontecer.
Se o seu chefe é um cara com bom senso, peça a ele 1 semana para você testar vários frameworks, construir uma aplicação pequena para cada um deles. Só assim dá para você ter uma idéia se vale a pena mudar ou não, afinal quem vai colocar a mão na massa não é o seu chefe, é você.
Nós estamos usando o VRaptor aqui na Giran em dois projetos. Código saudável e alta cobertura de testes foram as coisas que mais sentimos melhoria, nem de longe pensamos em usar outra alternativa (por enquanto).
Outro dia ouvi um colega falando para mim: Garcia, não sei porque você usa essas coisas brasileiras. Bom mesmo é JSF.
Infelizmente muitas pessoas possuem preconceito quanto a softwares brasileiros. Muitos vão pelos alarde do JSF, Struts 2 e outros frameworks da moda… Conheço muito gerente que não sabe o que realmente JSF é, mas como ele ouviu numa palestra que é bom, manda a equipe usar.
Eu particularmente não gosto de JSF. Nos projetos atuais tenho usado vraptor 2.6, e agora estou fazendo uns testes para ir no vraptor 3. Já fiz uns testes com Mentawai e achei também muito bom. Creio que ambos sejam bons candidatos para projetos. Meus olhos só não vão pro lado do Mentawai devido a sua licença LGPL.
Vamos ver com que olhos o mercado olha o vraptor. Por enquanto o mundo anda girando em torno de JSF, Struts, Spring MVC… mas quem sabe logo isso muda.
Outros casos aqui: http://forum.mentaframework.org/posts/list/157.page
Realmente é fato que grande parte das consultorias e das grandes empresas estejam utilizando frameworks como o Struts e o JSF, mas isso não quer dizer que elas o fazem porque é o melhor pra resolver o problema delas; grande parte vai pelo senso comum mesmo.
Agora acho que somos também responsáveis pelas coisas continuarem do mesmo jeito, por exemplo, estou utilizando o Vraptor 3 num projeto de uma empresa brasileira consideravelmente grande… A minha escolha do VRaptor não se deve nem por ser brasileiro ou não, foi mais porque era a melhor solução para o meu caso.
Cabe muito a nós, como técnicos, justificarmos a nossa escolha com uma argumentação clara e que fale a lingua do espectador. No meu caso, não foi fácil convencer o gerente, mas quando falei dos ganhos de produtividade e de qualidade de código (proporcionando um código de mais fácil manutenção, reduzindo custos e assim por diante…) aí ficou fácil a decisão 
boa sorte aí!
jforum é desenvolvido com vraptor… x)
O próprio GUJ 3 (site atual) foi feito com VRaptor.
Não. As empresas usam seus próprios frameworks feitos internamente.
O que eu vejo tbm é que em algumas empresas maiores é muito difícil você realizar uma mudança de framework…
Sempre tem que passar pela aprovação de não sei quantas mil pessoas…Inclusive pessoas que não sabem nada sobre
desenvolvimento e arquitetura de sistemas…Na minha por exemplo utilizamos o JCompany 2.7…infelizmente…
Os frameworks brasileiros não são bem aceitos no mercado. Afinal, seguindo a nossa eterna lógica tupiniquim, tudo que vem de fora é melhor. É bem verdade que no mundo JAVA, o conceito de melhor é distorcido. Aqui, o melhor sempre será aquilo que pouca gente conhece ou domina. É uma forma rápida e medíocre de obter o diferencial profissional tão desejado pelas empresas. JSP já foi bom? Sim, quando era novo e pouca gente usava, depois disso virou um lixo. JavaBeans é bom? Quando lançado, foi uma revolução tecnológica.
Em matéria de frameworks, uma característica é marcante em todos eles: A documentação. É quase um cinismo acreditar que é possível desenvolver um grande sistema corporativo somente com o conhecimento adquirido por estes documentos do tipo start guide, how-to e wiki. Neste aspecto nem o VRaptor se salva, a documentação dele é patética, igual a todos os outros.
A indústria do framework é o negócio mais lucrativo do mundo JAVA. Todo esse sucesso deve-se a uma única premissa: Criar dificuldade para vender facilidade. Tão batida quanto a própria reinvenção da roda. Se o framework é o problema, a solução vem em forma de cursos e treinamentos. A turma é fechada com 20 alunos com duração média de 5 dias (uma semana). Se cada aluno não sai por menos de R$ 2000 reais, a pergunta que fica é: Qual fatia do mercado consegue desenvolver um projeto e ganhar mais de R$ 40.000 reais por semana?
Aonde trabalhei na Cocento Tecnologia estavamos desenvolvendo um ERP para área da saúde utilizando VRaptor que foi a melhor decisão devido a sua facilidade.