Este artigo da Wired é um pouco antigo, mas dá uma idéia de como é difícil escrever software sem algum problema.
Aqui vai alguns tbm:
:arrow: Em 3 de Junho, 1980, a North American Aerospace Defense Command (NORAD) relatou que os USA estavam sob ataque de mísseis. O relatório mostrou que um trecho do código falhou devido a um erro de interpretação na leitura de sensores.
“The development of software for ballistic-missile defense,” by H. Lin, Scientific American, vol. 253, n. 6 (Dez. 1985), p. 48.
:arrow: Em 1988 o navio US Vicennes derrubou um Airbus 320 por engano. O engano foi atribuído ao Software de controle do Míssil .
:arrow: Em 1985, 2 tipos de caixas eletrônicos de 2 bancos Ingleses diferentes, mas “compatíveis entre si” confiscaram os cartões de 35.000 usuários durante os feriados de ano novo. O problema foi detectado na forma de como cada máquina lidava com ano bissexto .
:arrow: Várias mortes de pacientes de câncer no período de 1975 a 1987 foram causadas por overdose de radiação, resultado de condição crítica de memória / tarefas concorrentes no Software Therac-25 .
:arrow: 26 de Junho de 1988 - Um Airbus 320 caiu num show aéreo devido a um erro de Software - O A320 ocasionalmente selecionava uma leitura barométrica da memória ao invés de ler o sensor .
http://catless.ncl.ac.uk/Risks/8.77.html#subj6
:arrow: Na guerra das Malvinas o destroyer Inglês H.M.S. Sheffield foi afundado por um míssil Exocet Argentino. De acordo com os relatórios, os sistemas de aviso dos radares identificaram o Exocet como “amigo”, dado que vários navios Ingleses são equipados com eles .
“The development of software for ballistic-missile defense,” by H. Lin, Scientific American, vol. 253, n. 6 (Dez. 1985), p. 48
:arrow: Em 1990 a central de interurbano da AT&T ficou inoperante durante 9 horas, devido a um “remendo” que foi aplicado sem o devido teste.
“Ghost in the Machine,” Time Magazine, Jan. 29, 1990. p. 58
:arrow: Em 1989, durante a hora de rush no dia de pagamento, um erro de programa desligou 1.800 caixas eletrônicos no Tokyo Kangyo Bank
§“Ghost in the Machine,” Time Magazine, Jan. 29, 1990. p. 58
:arrow: O Bank of America foi forçado a contabilizar uma perda de $600 milhões de dólares por conta de investimentos realizados via novos sistemas e teve que reverter a operação para o sistema antigo.
:arrow: De acordo com o Gartner, erros de Software custaram às empresas americanas US$ 85 Bilhões no ano de 2001 .
[quote]De acordo com o Gartner, erros de Software custaram às empresas americanas US$ 85 Bilhões no ano de 2001 .[/quote].
Essas estimativas são hilárias. Como é que se faz um cálculo desse com alguma precisão?
[quote=AllMighty][quote]De acordo com o Gartner, erros de Software custaram às empresas americanas US$ 85 Bilhões no ano de 2001 .[/quote].
Essas estimativas são hilárias. Como é que se faz um cálculo desse com alguma precisão? [/quote]
Acho que da mesma maneira que a gente estima prazo para entregar projetos 
E as cifras vão aumentar por muito tempo. Estes números só vão reduzir quando os gerentes de projetos e donos de empresas entenderem a importância dos testes de um software na vida útil que o mesmo terá. Não testam porque custa 10 e depois gastam 1000 com retrabalho…vai entender…

ate mais…
[quote=AllMighty][quote]De acordo com o Gartner, erros de Software custaram às empresas americanas US$ 85 Bilhões no ano de 2001 .[/quote].
Essas estimativas são hilárias. Como é que se faz um cálculo desse com alguma precisão? [/quote]
Tbm me pergunto de onde sairam essas estimativas , se as empresas adotassem o CMMI …
CMMI não é a solução, conheco uma empresa CMMI nivel 5 na india q vou te contar…
Na verdade, não foi isso não. Houve muito mito sobre esse avião, que era erro de software, erro do piloto, governo frances encobrindo, caixa preta trocada. Mas o relatorio atual, ainda não finalizado, diz o seguinte:
Turbo-fan não responde dependendo do angulo de ataque, em baixa altitude e velocidade, e o piloto sabia disso. Erro do piloto. Turbo-fan não funciona em stoll.
Ai é “outros 500”, a Boeing foi a 1 empresa a adotar o CMM tornou-se lider em contrução de aeronaves e software
“…Os senhores voariam em meus aviões se eles tivessem a mesma confiabilidade de um sistema de informática ? …” Willian Boeing
[quote=ramilani12][quote=AllMighty][quote]De acordo com o Gartner, erros de Software custaram às empresas americanas US$ 85 Bilhões no ano de 2001 .[/quote].
Essas estimativas são hilárias. Como é que se faz um cálculo desse com alguma precisão? [/quote]
Tbm me pergunto de onde sairam essas estimativas , se as empresas adotassem o CMMI …[/quote]
Provavelmente os números seriam beeeeeeem maiores :twisted:
bla, bla, bla, bla… :lol:
Eu acredito que com CMMI diminuiriam os números, mas depende muito de como o cara implementou o modelo.
ate mais…
Bug mesmo é permitir UPDATE SEM WHERE.
Deveria mostrar uma msgbox…
:mrgreen: :mrgreen:
Sobre ‘\bCMM(I)?\b’
Ok, pode ser bom se bem planejado e bem executado. Porém o Kernel Linux é desenvolvido sob que CMMI ?
O que diminui bugs são testes - muitos testes - e sua posterior correção. Ai vc tem programas não-livres que tem 10 bugs gravissimos sendo avisados por todo o mundo (ex: cuidado seu navegador pode baixar um virus em uma simples pagina txt) mas a empresa só admite 4. Programas livres são testados e, como a proposta é ter um codigo aberto, a admissão dos erros e correção é bem mais legivel e rapida. IE x Firefox mostra isso.
CMM(I) pode dar um grande controle (ou ilusão de controle) em projetos de fabrica de software.
Concordo com o amigo acima…
Testes é uma coisa…CMMI é outra. O CMMI pode ajudar a diminuir os erros pois tem uma Área só para Validação (Testes) mas se vc quer somente diminuir os erros de seus softwares invista em testes…muitos testes e com qualidade…o foco principal do CMMI são outros.
ate mais…
que temos aqui na empresa uma equipe só de testes …
Ótimo!
Vc não precisar ter CMMI para ter uma equipe de testes ou vice versa…ou dois são idependentes mas podem estar juntos tb…como já disse depende do foco. Testes é uma das 20 e poucas áreas do CMMI.
ate mais…