Os pós da Uninove

Bom dia Pessoal,

esses dias criei um Tópico falando do curso de CC da Uninove + Sistema que estão oferecendo junto. Obtive a resposta, mais pela mensagens dos postantes, percebi que a Uninove não tem muitos “fãs” por aqui nesse forum, e nem muita reputação entre os mais entendidos…Bom queria a coloboração dos amigos, que falem sobre esta Universidade, pois estou pretendendo entrar nela, no curso de Ciência da Computação…O Ensino vale ou não a pena? Pelo o menos a propaganda dessa instituição tem grande investimento e a Qualidade do Ensino tem grande investimento também?

Obrigado…

kra…fora usp, unesp, algumas federais (e só algumas), umas assim da vida que “cobram” muito estudo do aluno, as faculdades, as unis da vida tem o mesmo problema:

mesmo que a faculdade tenha uma boa infraestrutura, bons professores, coisa assim, ela não exige tanto do aluno, o aluno não é cobrado que estude muito mesmo quando fora da faculdade, e por isso não filtra muito bem, os que não tão afim de aprender ainda ficam ali no meio dos que tão, e atrapalham e muito o desempenho daquela materia (acontece com a maioria delas).

por isso que a maioria das faculdades que se tem por ai tão tudo ± o mesmo nivel, umas um poco melhor, outras pior, tem mta gente ali que não quer mais do que um diploma e não movem um musculo pelo conteudo que o diploma diz que eles tem…

mtas vezes se o kra ta pagando tudo certinho… o diploma ele tem… é o q mais se tem por ai…

a menos que seja em uma dessas faculdades bem conceituadas, a fei, maua,mtas publicas, e mais uma ou outra… la vc compra um diploma, da pra aproveita os professores pra tira mtas de suas duvidas, te da conselho como quem ja tem mais experiencia, mais quem te da o seu conteudo, o seu ensino, é o seu esforço.

em relação a uninove, ela te da 2 diplomas…legal… faz coisas assim pq éexatamente o q a maioria esmagadora dos alunos dela quer (e da maioria das outras). quanto a conteudo kra…é vc q corre atras.

eu te aconselho fazer esse curso (deu pra ver q vc ta afim), corre atras de alguma area q vc curta mais (desenvolvimento, analise, infraestrutura, adm de redes, sei la), aprende muito e tira certificação(essa sim signifca q vc é bom)

Eu conheço pessoas da Uni9, cursos de TI e elas são fracas e essa faculdade ñ reprova alunos.

Aqui em SP, particular eu só recomendo a FIAP, conheço varias pessoas e as fracas num passam do 1º ano, a faculdade reprova mesmo.

concordo… é ± aquilo la que eu falei… ela pode até ter uma infraestrutura boa e professores bons…mais ela não filtra sabe… assim os q nao ker porcaria nenhuma passam do mesmo jeito, atrapalha quem ta ali por um bom motivo… mais não é só a uninove q é assim não, a maioria são tb…

aliais pra fala a verdade, na area de TI, o q eu te aconselho é corre atras de “certificação”, faculdade não te da o mesmo conteudo e ainda pro cima te da mto mais gasto…inclusive poucas certificações boas valem mais do q um diploma universitario, esse que parece que te resolve outras burocracias em contrapartida…mais as certificações são mto melhores…

Valew pela atenção e respostas…o q vale é o esforço do Aluno na faculdade seja há q for…como ñ tenho condição de pagar uma Fit, fatec, mackenzie…me sinto até obrigado a recorrer a estas faculdades particulares “comuns” por ai…

[quote]Depois você prova que é bom em certificados.
[/quote]E só isso prova a competência da pessoa…???

No Mackenzie você pode conseguir uma bolsa de estudos desde que você comprove que realmente não pode pagar a mensalidade. Isso é fato e não é balela. E é muito melhor que um FIES da vida.

Sou aluno da Uninove, estou terminando o curso de Ciência da Computação.

Algumas observações minhas como aluno.

Concordo em partes. Realmente as faculdades atuais (principalmente as Uni’s da vida) têm alunos a rodo e não dão conta de todos (principalmente em relação a Secretaria, mas isso foge do escopo da discussão). Esse filtro realmente é difícil em universidades com esse porte, inclusive se o professor tiver boa vontade, mas só isso não basta. Alunos que não estão a fim de aprender têm em todas as instituições de ensino e sempre atrapalharão os que querem estudar.

O curso é fraco sim, exige-se pouco do aluno MAS REPROVA SIM. E não é por causa do professor, e sim do aluno. Na minha opinião, faculdade boa ainda não existe, pois além da estrutura física e pedagógica que ela oferece, a participação do aluno é essencial. QUEM FAZ A FACULDADE É O ALUNO. Isso vale para qualquer instituição de ensino.

Concordo com a última opinião.

Conclusão: faça faculdade onde você quiser. Leve em consideração alguns itens para não se arrepender depois (não necessiariamente nessa ordem):

1. Reconhecimento do MEC
  2. Corpo Docente
  3. Diferencial na grade curricular (todas as grades estão sendo padronizadas pelo MEC, há poucas variações)
  4. Localização e facilidade de acesso

Não vou comentar os itens acima para não fazer propaganda positiva ou negativa da faculdade.
Lembro mais uma vez: A FACULDADE QUEM FAZ É VOCÊ.

[quote]everson_z wrote:
Acredito que antes da experiência sim[/quote]Se isso é fato, vou desempacotar uma porção de certificados da Microsoft/Borland…etc. e mandar ver…
Acredito que a certificação hj. é um perigo pois todos todos sabemos que tem uma garotada que é capaz de decorar um livro do “Harry Potter” ficar com ele na cabeça e quando não interessar ele deleta e parte pra outra.Conheço pessoas que não possuem certificação nenhuma e são uma assumidade aliás aqui no GUJ tá cheio de gente com “Certificação no rodapé de suas mensagens” que dá até vontade de chorar.
Acho que se eu hj.tiver que escolher p/ projeto um carinha com umas certificações/faculdade. (caducas) e outro com curso na Caelum/GlobalCode etc., com certeza fico com último pois esse tem mais competência e força de vontade…o que nós precisamos é de desenvolvedores e não de Arquitetos,Engengeiros…, alias ser arquiteto é consequência de um processo de aprendizado e maturidade.
sds.

[quote=WilliamSilva]Se isso é fato, vou desempacotar uma porção de certificados da Microsoft/Borland…etc. e mandar ver…
Acredito que a certificação hj. é um perigo pois todos todos sabemos que tem uma garotada que é capaz de decorar um livro do “Harry Potter” ficar com ele na cabeça e quando não interessar ele deleta e parte pra outra. […]
[/quote]

Acho que quem já tem um certificado pode falar isso, mas na maioria dos casos, quem diz que certificação é decoreba é quem não tem nenhuma. Qual a diferença de quem faz curso Caelum/GlobalCode pra quem estuda sozinho e tira certificação ?

Acho muito perigoso afirmar que quem faz curso “tem mais competência e força de vontade”.

[]s
Roger Leite

Bom uma coisa é certa a FACULDADE dificilmente faz o cara!
Sem empenho pode ser a melhor faculdade do mundo.

Você deve ficar atento aos seguintes pontos:

1º - Qual o percentual do curso é prático e quais tecnologias serão apresentadas
2º - Qual o currículo dos professores, fique atento a formação acadêmica e experiência profissional dos mesmos
3º - Verifique o nível de exigência do curso (filtro de reprova em cada ano), normalmente 40% dos alunos do primeiro ano dos cursos de tecnologia desistem isso normal pq ainda hj muita gente faz faculdade de TI pensando que vai aprender a usar Word e Excel
4º - Verifique sistema de conclusão, pq tem faculdades que deixam o cara ir até o final para barrar os fracos no tcc, nem precisa comentar isso é muito ruim
5º - É claro tb não adianta escolher uma faculdade que não tenha nenhuma infraestrutura, se atenha a uma boa biblioteca (com atualização constante) e laboratórios específicos para áreas de ensino de TI

Eu estudei em uma Universidade particular que tinha um filtro fraco, acabei tendo de aguentar muita gente fraca até o final, mas esse pessoal não caiu no mercado pelo filtro no TCC como eu comentei acima

tem aluno a rodo como ele disse justamente pq não filtra… fala que reprova sim sendo que pra passa é facil…grande coisa, reprova se não passa em uma prova facil…acho q não precisa nem comenta o q q eu considero disso…

se o professor tiver boa vontade ele ensina, a boa vontade do professor torna o aluno mais apto a passar por que ele prepara melhor o aluno, e não por passar aluno que sabe menos… passar aluno que sabe poco é relaxo (ou ordens superiores…rs) não boa vontade… infelizmente é a maioria dos casos…

uops… acho que eu to nesse barco ai… só não tenho certeza pq é faculdade nova…

isso é horrivel pq os “filtrados” no tcc tb atrapalham os que tem mais conteudo…

[quote]Roger__wrote:
Acho que quem já tem um certificado pode falar isso, mas na maioria dos casos, quem diz que certificação é só decoreba é quem não tem nenhuma. Qual a diferença de quem faz curso Caelum/GlobalCode pra quem estuda sozinho e tira certificação ?
Acho muito perigoso afirmar que quem faz curso “tem mais competência e força de vontade”. [/quote]
Desculpe se não me fiz entender mais o importante não é a quantidade de “certificados” (Como disse os meus estão empacotados, pq. não me servem de nada)que vc. coloca em seu curriculo e sim a sua experiencia no desenvolvimento de produtos e arquiteturas.Uma empresa/softwarehouse não trabalha somente com um tipo de produto ou serviço,conheço pessoas que são muito bem certificadas e evitam até falar no assunto, conheço outras que adorariam ser certificadas e, ainda conheço algumas que possuem várias certificações que quando vc. recebe e-mail do carinha são 5 páginas só de certificados.
Sou meio autoDidata e, a falta de R$ me fez estudar e a aprender muita coisa sozinho inclusive nos cursos e faculdade e, quando alguns professores falavam besteira eu não engolia pq. ia atrás para ver se erá verdade ou não . E isso me fez assimilar e ter conhecimento prático e verdadeiro de muitas coisas, agora carregar titulação/certificação só para ter no curriculo (depois esquecer ) e não como desenvolvedor acho isso muito sacau.

Ou seja, resumindo tudo isso, quem faz a faculdade é o aluno.

Tenho certeza que, se você for um aluno esforçado 20andre , vai aproveitar bem o que irá aprender no curso.

E lembre-se que nessa e em qualquer outra área, o melhor é continuar estudando sempre, não importa se em faculdade, tirando certificações, fazendo cursos por aí ou mesmo em casa sozinho, que é mais difícil mas por ser mais barato tem sido minha opção rsrsrs.

Abraços

Pega uns livro e estuda, melhor do que pagar mensalidade alta esperando um retorno à altura.

[quote=WilliamSilva][quote]everson_z wrote:
Acredito que antes da experiência sim[/quote]Se isso é fato, vou desempacotar uma porção de certificados da Microsoft/Borland…etc. e mandar ver…
Acredito que a certificação hj. é um perigo pois todos todos sabemos que tem uma garotada que é capaz de decorar um livro do “Harry Potter” ficar com ele na cabeça e quando não interessar ele deleta e parte pra outra.Conheço pessoas que não possuem certificação nenhuma e são uma assumidade aliás aqui no GUJ tá cheio de gente com “Certificação no rodapé de suas mensagens” que dá até vontade de chorar.
Acho que se eu hj.tiver que escolher p/ projeto um carinha com umas certificações/faculdade. (caducas) e outro com curso na Caelum/GlobalCode etc., com certeza fico com último pois esse tem mais competência e força de vontade…o que nós precisamos é de desenvolvedores e não de Arquitetos,Engengeiros…, alias ser arquiteto é consequência de um processo de aprendizado e maturidade.
sds.
[/quote]

Provavelmente vc não tem nenhuma certificação Java da Sun, pq se tivesse nao ia falar tamanha besteira.
Eu ja tinha 2 anos de experiência no desenvolvimento com Java, antes de fazer a certificação. Mesmo assim ela me acrescentou MUITO.

Agora, em 1 ponto nós concordamos: a certificação, POR SI SÓ, sem experiencia de desenvolvimento, não vale nada.

Prefiro um cara como Carlos Eduardo (Ruby - TreinaTom) ou Olá Bini - pra quem não entendeu, ambos são autodiatadas e não concluíram nem o ensino médio; a pegar um formado pela Unis da vida. Na minha equipe não entra, deleto direto o e-mail, nem leio o resto !

Se o cara escrever, não cursei nada mas sou foda, terá mil vezes mais chances. Um cara que faz uni da vida, é perdido, já dá pra ver que não sabe nada de nada …

Perceba que o post do nosso amigo Kenobi não diz em momento nenhum que não é preciso estudar. Apenas que não é necessario ter uma graduação para isso.

[quote=Kenobi]Prefiro um cara como Carlos Eduardo (Ruby - TreinaTom) ou Olá Bini - pra quem não entendeu, ambos são autodiatadas e não concluíram nem o ensino médio; a pegar um formado pela Unis da vida. Na minha equipe não entra, deleto direto o e-mail, nem leio o resto !

Se o cara escrever, não cursei nada mas sou foda, terá mil vezes mais chances. Um cara que faz uni da vida, é perdido, já dá pra ver que não sabe nada de nada … [/quote]
eu realmente gostaria que caras como philip calçado e vários outros exemplos, como os seus, não fossem uma exceção. Eu tomo muito cuidado ao aconselhar os outros utilizando exceções como exemplos.
Penso assim, todo mundo precisa de faculdade, pois a maioria das empresas são comuns e as pessoas também (mas eu não deixaria de contratar por causa disso).

se você não tem dinheiro para bancar uma fiap, faça uma que tenha condições de pagar, mesmo que não tenha nome. O importante é gostar do que faz e estudar bastante para poder falar que sabe.
trabalhei com muito cara de faculdade pública que também era perdido. da mesma forma encontrei gente das unis que se garantiam muito bem.
no futuro se você achar que o nome está prejudicando muito, pode procurar uma pós que apagaria esse nome, mas não deixem de fazer faculdade.