Os pós da Uninove

[quote=bobmoe][quote=Kenobi]Prefiro um cara como Carlos Eduardo (Ruby - TreinaTom) ou Olá Bini - pra quem não entendeu, ambos são autodiatadas e não concluíram nem o ensino médio; a pegar um formado pela Unis da vida. Na minha equipe não entra, deleto direto o e-mail, nem leio o resto !

Se o cara escrever, não cursei nada mas sou foda, terá mil vezes mais chances. Um cara que faz uni da vida, é perdido, já dá pra ver que não sabe nada de nada … [/quote]
eu realmente gostaria que caras como philip calçado e vários outros exemplos, como os seus, não fossem uma exceção. Eu tomo muito cuidado ao aconselhar os outros utilizando exceções como exemplos.
Penso assim, todo mundo precisa de faculdade, pois a maioria das empresas são comuns e as pessoas também (mas eu não deixaria de contratar por causa disso).

se você não tem dinheiro para bancar uma fiap, faça uma que tenha condições de pagar, mesmo que não tenha nome. O importante é gostar do que faz e estudar bastante para poder falar que sabe.
trabalhei com muito cara de faculdade pública que também era perdido. da mesma forma encontrei gente das unis que se garantiam muito bem.
no futuro se você achar que o nome está prejudicando muito, pode procurar uma pós que apagaria esse nome, mas não deixem de fazer faculdade.[/quote]

Sorry, não pode pagar faça Fatec, faça USP como eu e vários daqui, faça Unesp, Ufscar e por aí vai …

Cara a prima da minha namorada acabou de se formar na Paulista - Medicina, tinha um cara na turma dela ou abaixo, que era LIXEIRO !! Isso mesmo, o cara ralou , entrou e trabalhava para se manter, como lixeiro.

A galera ajudava ele a comprar o material e a se manter. O carinha dormia 3 horas por noite no máximo. Então não me vem com história de não tenho tempo, preciso trabalhar e talz, pq eu sempre trabalhei, desde os 14 anos de idade e quando estudei que era período integral, trabalhei no UOL e em outros lugares como freela, pois queria ter meu $$.

Como o amigo disse acima, não digo que não precisa estudar, pelo contrário, precisa sim e muito e DIREITO !! Não façam porcarias, por favor, não vai agregar nada, só vai prejudicar…

O que eu quis dizer foi exatamente isso. Aliás, tá cheio de profissionais, aqui mesmo no Guj que não eram da área e estudam por si - como o Luca e não páram de estudar.

Precisa estar numa instituição falida pra fazer isso ? Vale mais à pena estudar economia, administração, qualquer outra coisa e ser autodiata à fazer um curso desses. Ao menos você aprende algo diferente e tem algum diferencial no mercado.

Pq não aprender porra nenhuma, não vi vantagem alguma !!

[quote=Kenobi][quote=bobmoe][quote=Kenobi]Prefiro um cara como Carlos Eduardo (Ruby - TreinaTom) ou Olá Bini - pra quem não entendeu, ambos são autodiatadas e não concluíram nem o ensino médio; a pegar um formado pela Unis da vida. Na minha equipe não entra, deleto direto o e-mail, nem leio o resto !

Se o cara escrever, não cursei nada mas sou foda, terá mil vezes mais chances. Um cara que faz uni da vida, é perdido, já dá pra ver que não sabe nada de nada … [/quote]
eu realmente gostaria que caras como philip calçado e vários outros exemplos, como os seus, não fossem uma exceção. Eu tomo muito cuidado ao aconselhar os outros utilizando exceções como exemplos.
Penso assim, todo mundo precisa de faculdade, pois a maioria das empresas são comuns e as pessoas também (mas eu não deixaria de contratar por causa disso).

se você não tem dinheiro para bancar uma fiap, faça uma que tenha condições de pagar, mesmo que não tenha nome. O importante é gostar do que faz e estudar bastante para poder falar que sabe.
trabalhei com muito cara de faculdade pública que também era perdido. da mesma forma encontrei gente das unis que se garantiam muito bem.
no futuro se você achar que o nome está prejudicando muito, pode procurar uma pós que apagaria esse nome, mas não deixem de fazer faculdade.[/quote]

Sorry, não pode pagar faça Fatec, faça USP como eu e vários daqui, faça Unesp, Ufscar e por aí vai …

Cara a prima da minha namorada acabou de se formar na Paulista - Medicina, tinha um cara na turma dela ou abaixo, que era LIXEIRO !! Isso mesmo, o cara ralou , entrou e trabalhava para se manter, como lixeiro.

A galera ajudava ele a comprar o material e a se manter. O carinha dormia 3 horas por noite no máximo. Então não me vem com história de não tenho tempo, preciso trabalhar e talz, pq eu sempre trabalhei, desde os 14 anos de idade e quando estudei que era período integral, trabalhei no UOL e em outros lugares como freela, pois queria ter meu $$.

Como o amigo disse acima, não digo que não precisa estudar, pelo contrário, precisa sim e muito e DIREITO !! Não façam porcarias, por favor, não vai agregar nada, só vai prejudicar…

O que eu quis dizer foi exatamente isso. Aliás, tá cheio de profissionais, aqui mesmo no Guj que não eram da área e estudam por si - como o Luca e não páram de estudar.

Precisa estar numa instituição falida pra fazer isso ? Vale mais à pena estudar economia, administração, qualquer outra coisa e ser autodiata à fazer um curso desses. Ao menos você aprende algo diferente e tem algum diferencial no mercado.

Pq não aprender porra nenhuma, não vi vantagem alguma !! [/quote]

Na boa, apesar de ser minoria, existem muitos alunos das unis da vida que conseguem sair dali como ótimos profissionais… Depende apenas do aluno. Me formei com + ou - 15 pessoas e desses 15, pelo menos 5 eu diria que não ficam devendo em nada para um aluno de universidade pública.

Outra coisa, é muita arrogância achar que vai a algum lugar onde há pessoas chamadas de professores e não vai aprender “porra nenhuma”. Eu poderia indicar pelo menos uns 5 professores de onde me formei que fariam qualquer um aqui aprender muita coisa.

bom na minha opniao que faz a faculdade é o ALUNO, faculdade nenhum está ai para o aluno tanto particualar quanto publica, porem a forma de cobrar que vai diferenciar se a faculdade nao reprova é complicado agora… se ela “nao está nem ai para o aluno”, ele tem q se virar correr atras. nao se limitar apenas as 4 ou 5 horas de aula… ai sim… como a faculdade pode cobrar isso? reprovado o aluno na hora do vamos ver… nao ter perdao… ai sim o cara sabe que tem q estudar… e isso fazer é simples basta cobrar do professor… porem eu vi um caso real… na cidade q moro. O CEFET ( O governo) trocou o coordenador do curso de informatica pq o cara era muito mizerave e a galera para tirar 7.0 tinha que ralar mesmo… estudar e muito…se alimentar com os livros da biblioteca… e fazer muito trabalho de funcional… fizeram ate um robozinho em C…(nao sei qual deles C# ou C++). Mas assim a galera estudava… porem chegou final de semestre tome pau, na galera que nao estudava e tava ali somente para exibiri o certificado que estudou em colegio federação… porem so passou os caras que gostavam de T.I e que realmente sabia o q queria. Moral da historia… o governo mandou o coordenador, dar uma jeito de mudar o criterio de avaliação, pasar alguns… e os que nao tinha jeito ele deixava para la…porem o numero nao podia ser menos 50% e no semestre seguinte o aconteceu? Tiraram ele do cargo de coordenador do curso e so deixaram como professor uhauhauha.
E hoje o curso ta horrivel, professor nao aparece para dar aula, tem professor de ingles que dar aula em duas salas ao mesmo tempo: A cada 15 min ele se desloca para 1 das salas… Tem outro que vive 3 meses dando atestado e aparece no quarto mes para aplicar a prova.
Iai quem faz o curso o aluno ou a logo marca CEFET?

[quote=Kenobi][quote=bobmoe][quote=Kenobi]Prefiro um cara como Carlos Eduardo (Ruby - TreinaTom) ou Olá Bini - pra quem não entendeu, ambos são autodiatadas e não concluíram nem o ensino médio; a pegar um formado pela Unis da vida. Na minha equipe não entra, deleto direto o e-mail, nem leio o resto !

É disso que estou falando! viu o exemplo que você deu de comparação? Um lixeiro que fez medicina numa faculdade pública. Isso é lindo, mas para a os 99,9% da população eu ainda digo: façam faculdade!

[quote=bobmoe][quote=Kenobi][quote=bobmoe][quote=Kenobi]Prefiro um cara como Carlos Eduardo (Ruby - TreinaTom) ou Olá Bini - pra quem não entendeu, ambos são autodiatadas e não concluíram nem o ensino médio; a pegar um formado pela Unis da vida. Na minha equipe não entra, deleto direto o e-mail, nem leio o resto !

É disso que estou falando! viu o exemplo que você deu de comparação? Um lixeiro que fez medicina numa faculdade pública. Isso é lindo, mas para a os 99,9% da população eu ainda digo: façam faculdade!
[/quote]

Não disse em momento algum para não fazer. Só disse pra fazer direito, pq muitos coordenadores , gestores vão ter o mesmo pensamento que eu tenho, acreditem. Vai direto para o lixo dos e-mails.

É impressionante como tudo quanto é lugar que já trabalhei na vida (incluindo mas não restrito à TW) tem exceções para todos os lados.

Será que somo "tão exceção assim?

Mas sim, quem faz faculdade é o aluno. O problema é que quase todos os alunos de graduação não tem capacidade para distinguir o que deveriam aprender ou não. Por esse motivo tem aluno de Federal que reclama de não aprender Java na facudlade e tem aluno de McDonald’s que engole a baboseira que é pseudo-ensinada lá achando que está aprendendo algo.

O problema de um cara que faz uma Uni da vida, é que ele passa a impressão que até aquele momento nunca se dedicou a nada, já que está entrando numa faculdade em que basta se inscrever para estar dentro

O que você prefere? Um cara que entrou numa faculdade em que é preciso ralar, ou um cara que entrou numa faculdade em que só é preciso ter $$ tanto pra entrar como pra sair??

Pra mim fica óbvio que o cara da faculdade boa tem MUITO mais chances de se tornar um bom profissional do que o cara da Uni-não-sei-das-quantas

É que nem o Kenobi disse, na minha equipe um cara desse não entra, não chego a perder 30s olhando o curriculum do cara

[quote=pcalcado]
Será que somo "tão exceção assim?[/quote]
Vc não fez/faz faculdade? Então, profissionalmente falando, vc tem um fã…rs

Eu concordo com o Kenobi, seu eu fosse coordenador, ou alguma porcaria parecida (rs), daria preferência aos amigos que cursaram uma instituição pública, por alguns motivos simples: 1 - O cara estudou de verdade para entrar (o Vestibular é cruel, a desigualdade é cruel, o mercado é cruel, então, ele já está mais acostumado com a crueldade…rs); 2 - Infelizmente, não analisamos as exceções e sim a regra, logo, posso expor meu exemplo, sempre estudei em colégios públicos (daqueles não técnicos, sabe? Então o sr. Empregador, via de regra, vai preferir me entrevistar.); 3 - Meu (breve) feeling da área de TI diz que não é um curso, pago ou não, que define se o cara vai ser bom (e aí a gente retorna ao 1º motivo que citei)…

Entendeu?

Felipe,

Eu larguei a faculdade duas vezes, e não era nenhuma faculdade de verdade, era o McDonald’s. Isso não me impediu de fazer anda que eu quisesse até agora.

Eu passei os últimos anos como coordenador de equipes e contratando pessoas. Pensando aqui rapidamente das pessoas boas que contratei na vida só uma tinha terminado a faculdade, sendo que eu contratei pessoas que se formaram junto com este e foi uma tragédia. Não existe uma relação entre faculdade e qualidade do profissional tão densa quanto parece. Bons profissionais saem de todos os lugares, faculdades ruins, boas e de nenhuma faculdade. o Mesmo para profissionais medíocres.

[quote=pcalcado]Felipe,

Eu larguei a faculdade duas vezes, e não era nenhuma faculdade de verdade, era o McDonald’s. Isso não me impediu de fazer anda que eu quisesse até agora.

Eu passei os últimos anos como coordenador de equipes e contratando pessoas. Pensando aqui rapidamente das pessoas boas que contratei na vida só uma tinha terminado a faculdade, sendo que eu contratei pessoas que se formaram junto com este e foi uma tragédia. Não existe uma relação entre faculdade e qualidade do profissional tão densa quanto parece. Bons profissionais saem de todos os lugares, faculdades ruins, boas e de nenhuma faculdade. o Mesmo para profissionais medíocres.[/quote]

Então, prefiro que um cara entregue no CV dele ( não é o cv …rss) que largou a faculdade pq era McDonalds e ele tinha mais o que fazer. Vou começar a analisar com mais cuidado, ver o que ele conhece de fato.

Agora, um cara que acredita que uma instituição dessas pode ser uma boa , já está todo errado.

Quantos daqui antes de entrarem no curso, analisaram a grade curricular de todos os semestres para saber sobre o que se tratava ? Acho que essa é a primeira preocupação que o aluno deve ter…

Depois a avaliação minha em cima do profissional está baseada no quesito acima. Se o cara não teve distinção entre essa análise de grade, ele não tem o perfil que espero…simples assim. Poderá se encaixar em muitas empresas, cujo o perfil não seja Design de Software e sim integre a massa acéfala ( como o louds gosta de definir) do corpo TI da empresa, que contrata nós consultores e ficam 8,9,10,11…anos na instituição, fazendo carreira …tsc !!

Só pra salientar, acredito que a maior parte da galera que entra em faculdades públicas, já chega lá sabendo programar. Já entra com o que a galera das Unis sai … rsss

Eu concordo com este trecho mas não esperaria isso de um aluno de graduação. Já alguém fazendo pós ou mestrado…

Cara, vc é um ideliasta…rs…nenhum ‘acéfalo’, calouro ou como quiser denominar, pensa nisso! Agora, pensando bem, estou querendo fazer economia, e aí sim vou pensar nisso…

Mas não espere tanto dos ‘bixos’, o que um ser humano médio pode pensar aos 17/18 anos quando entra na faculdade?

Quer que eu te responda? Não, vc sabe do que estou falando…

O seu princípio já é preconceituoso, pois vc olha primeiro da onde a pessoa veio, para só depois analisar o que ela sabe.
O philip calçado tocou no ponto que acho mais importante: pessoas boas e ruins vem de todos os lugares.

[quote]

O seu princípio já é preconceituoso, pois vc olha primeiro da onde a pessoa veio, para só depois analisar o que ela sabe.
O philip[/quote] calçado tocou no ponto que acho mais importante: pessoas boas e ruins vem de todos os lugares.[/quote]

Concordo, mas uma contratação é um investimento para uma companhia e ninguém investe em algo arriscado à não ser que o lucro seja proporcional, ou seja, uma excelente indicação. Caso contrário, o investimento será analisado e os riscos terão de ser ponderados.

Particularmente acredito que um profissional cujo referenciei, representa um risco infinitamente menor. Mas isso não significa que vou ter lucro, apenas o percentual do risco é menor e pronto.

Essa é a principal diferença entre as empresas tradicionas e as àgeis. Os seus princípios são dirigidos por forecasts (previsões), enquanto empresas ágeis são dirigidas por feedback (retorno).
Ou seja, enquanto suas previsões fariam você parar no ítem “local onde cursou a faculdade” uma empresa ágil pularia isso.
Mas é por isso mesmo que digo para todos fazerem faculdade, pois a maioria das empresas, como a sua, são comuns e fazem previsões… então se o cara sem nome é ruim, imagine o risco de um funcionário sem faculdade :wink:

Eu entendo seu raciocínio, Kenobi, mas a experi6encia me diz que ele não se aplica. Infelizmente não existe forma real de reduzir risco em contratação que não uma verdadeira avaliação do candidato.

Sempre que recebo um curriculum eu checo google e GUJ atrás de referências da pessoa. Já descobri gente que se dizia especialista em Swing que estava perguntadno aqui como criar um formulário uma semana antes, pessoas de boas escolas. Checar trabalhos anteriores e fazer perguntas interessantes na entrevista são a melhor forma, IMHO.

acho q deve ter cuidado com isso… acho a forma o criterio do vestibular muito ridiculo e nao prova nada… ja vi varias pessoas fazer curso apenas pq o nome do curso é bonito… elegante… algo do tipo… e nem se quer pesquisou ou sabe do que se trata… e em termo de estudar e passar no vestibular sao pessoas inteligentes e otimos concorrentes… de passar tranquilo… porem nao sabe nada da vida profissional, e mercado pq apenas estudaram nos melhores colegios e viveram estudando para qdo chegar o vestibular detonar… entao… Para eu contratar alguem para minha equipe… pouco me importa de qual faculdade ele veio… para mim o cara tem q respirar T.I e gostar do faz isso é essencial… tem q ter objetivo, gostar de estudar…
Não adiantar ter uma biblioteca de livro se nao tem disciplina para ler… e nao tem motivação porem vale apena ter motivação para ler, gostar de ler/estudar, mesmo que vc nao tenha uma biblioteca mais ter esse espirito se aprender qualquer coisa!!
Faculdade, cursos tecnico, certificacao tem seu percentual de conhecimento para a vida do profissional porem mais que 50% depende do aluno/profissional para ele ser realmente um cara respeitado independente de onde ele estudou… isso ja foi passado, porem ainda remoto para alguns…e com a internet ai… ja era… o que falta em muitos estudantes que vejo… é ter disciplina e objetividade… achando que tudo vai cair do céu… eu até hoje to esperando cair uns $$$ do ceu… como nao caiu… tive q trabalhar :smiley:

flw!

[quote=jjose]Eu conheço pessoas da Uni9, cursos de TI e elas são fracas e essa faculdade ñ reprova alunos.

Aqui em SP, particular eu só recomendo a FIAP, conheço varias pessoas e as fracas num passam do 1º ano, a faculdade reprova mesmo.[/quote]

Primeiramente você não seria a pessoa mais indicada para dizer se as pessoas são fracas pelo seu histórico de perólas no GUJ, e não podemos apenas achar que as faculdades públicas que formam bons profissionais, quem é de São Paulo sabe o que rola nessas festinhas da USP o outras ai a fora , onde acabam entrando pessoas das classes A e B na sua maioria que sempre estudaram em bons colégios e cursinhos e tiveram acesso ensino de qualidade, os melhores profissionais que eu já conheci só tinham o Técnico e dariam aula para muitos professores se fosse o caso, resumindo quem faz a faculdade é o aluno, acho ridículo algumas empresas que só contratam pessoas da USP/Mackenzie/PUC por exemplo, só isso é garantia de qualidade?

[quote=Pedrosa][quote=jjose]Eu conheço pessoas da Uni9, cursos de TI e elas são fracas e essa faculdade ñ reprova alunos.

Aqui em SP, particular eu só recomendo a FIAP, conheço varias pessoas e as fracas num passam do 1º ano, a faculdade reprova mesmo.[/quote]

Primeiramente você não seria a pessoa mais indicada para dizer se as pessoas são fracas pelo seu histórico de perólas no GUJ, e não podemos apenas achar que as faculdades públicas que formam bons profissionais, quem é de São Paulo sabe o que rola nessas festinhas da USP o outras ai a fora , onde acabam entrando pessoas das classes A e B na sua maioria que sempre estudaram em bons colégios e cursinhos e tiveram acesso ensino de qualidade, os melhores profissionais que eu já conheci só tinham o Técnico e dariam aula para muitos professores se fosse o caso, resumindo quem faz a faculdade é o aluno, acho ridículo algumas empresas que só contratam pessoas da USP/Mackenzie/PUC por exemplo, só isso é garantia de qualidade?[/quote]

é isso ai é a mesma coisa que dizer que o cara com o certificado da oracle, sun, M$ é garantia na qualidade dos produtos que ele for desenvolver com as tecnologia referente as marcas das empresas… sabemos que nao é bem assim… faculdade funciona da mesma forma… o que vejo e volto a reforçar depende de como a faculdade cobra aos professores que isso é um mkt direto… ela aperta os professores para gerar o famoso mkt da faculdade… e tb pega bons professores que gostam de dar aula… vivem dando aula e nao o professor q dar aula para aumentar sua renda… e nem tem tempo para se dedicar a turma e ao curso… e isso é uma boa massa :smiley: