Os pós da Uninove

[quote=Pedrosa][quote=jjose]Eu conheço pessoas da Uni9, cursos de TI e elas são fracas e essa faculdade ñ reprova alunos.

Aqui em SP, particular eu só recomendo a FIAP, conheço varias pessoas e as fracas num passam do 1º ano, a faculdade reprova mesmo.[/quote]

Primeiramente você não seria a pessoa mais indicada para dizer se as pessoas são fracas pelo seu histórico de perólas no GUJ, e não podemos apenas achar que as faculdades públicas que formam bons profissionais, quem é de São Paulo sabe o que rola nessas festinhas da USP o outras ai a fora , onde acabam entrando pessoas das classes A e B na sua maioria que sempre estudaram em bons colégios e cursinhos e tiveram acesso ensino de qualidade, os melhores profissionais que eu já conheci só tinham o Técnico e dariam aula para muitos professores se fosse o caso, resumindo quem faz a faculdade é o aluno, acho ridículo algumas empresas que só contratam pessoas da USP/Mackenzie/PUC por exemplo, só isso é garantia de qualidade?[/quote]

Não pedrosa, mas o risco é menor, foi o que eu quis dizer. Caso o profissional tenha referências ou participação ativa na comunidade, como os que referenciei - Ola Bini, a coisa é bem diferente.

Fazer pesquisa sobre o candidato, procurar saber de pessoas próximas como é seu trabalho é o processo ideal, que infelizmente algumas empresas não possuem essa preocupação ou tempo para tal.

O problema na minha ótica não é fazer técnico - Graduação x Sem graduação e sim fazer uma graduação qualquer sem que o candidato tenha condições de inferir na sua vida acadêmica, pois ainda não tem base para tal.

Aí a coisa complica, pois passa 4 anos aprendendo o que não deveria aprender, ou pior, aprende superficialmente algo e sai para o mercado totalmente despreparado.

Como disseram aqui, realmente o Aluno faz a faculdade e é nesse ponto que dou valor às instituições que você referenciou. É só ver o perfil da galera que estuda lá. Tem gente ruim ? Tem mas acredito que depois do 2 ano, só fica que tem talento mesmo pra coisa. Essa é uma das diferenças fortes entre Unis e primeira linha. ( Vamos colocar assim, pq não são somente as federais e estaduais).

Elas reprovam e peneram. Chega no 5 semestre, somente quem tá afim mesmo. O índice de desistência é altíssimo e muitos pegam DP atrás de DP. Conheço gente fazendo o 7 ano de FATEC rss…

Ontem fui ao Campus Party e passei na mesa do CV, Louds, Bani , Meyer e a galera estava fazendo uma engenhoca que não vem ao caso ( outro tópico). Mas a galera que estava ao lado fazendo uma paradinha parecida e bem complicadinha, que exige cérebro era da Poli. Aí vc começa a ver o nível da molecada que está se formando, programando em várias linguagens, conhecendo à fundo Unix ( outros sitemas operacionais…)

Unis da vida forma muita gente e esse é o problema. Não tem uma taxa de reprovação alta e a maior parte sai de lá sem saber pra que serve um tail no unix por exemplo. O cara não tem conhecimento suficiente para classificar as linguagens … o que é uma VHLL por exemplo e por aí vai .

Tem gente que foi lá só pra expedir um canudo válido? Tem , mas quantos ( percentual ) ? Esse é o problema …

Voltando aos alunos, galera das primeira linha, fazem muito intercâmbio de conhecimento entre si. Participam de uma série de eventos, como o citado e possuem a nerdice no sangue heheh … ( claro que tb estou me referindo ao um percentual) .

Seus pontos até fazem sentido, mais realmente infelizmente essas unis viraram um negócio como outro qualquer, mas vocês que tomam decisões referentes a contratações não é legal essa parte de rasgar o currículo do cara sem ao menos bater um papo técnico com a pessoa sem ver suas experiências e conhecimentos, e a taxa de reprovação nas unis também é alta, na época que eu comecei tinham mais de 30 turmas de Ciências da Computação e apenas 2 se formaram.

[quote=bobmoe][quote=Kenobi]

[quote]O seu princípio já é preconceituoso, pois vc olha primeiro da onde a pessoa veio, para só depois analisar o que ela sabe.
O philip calçado tocou no ponto que acho mais importante: pessoas boas e ruins vem de todos os lugares.[/quote]

Concordo, mas uma contratação é um investimento para uma companhia e ninguém investe em algo arriscado à não ser que o lucro seja proporcional, ou seja, uma excelente indicação. Caso contrário, o investimento será analisado e os riscos terão de ser ponderados.

Particularmente acredito que um profissional cujo referenciei, representa um risco infinitamente menor. Mas isso não significa que vou ter lucro, apenas o percentual do risco é menor e pronto.

[/quote]

Essa é a principal diferença entre as empresas tradicionas e as àgeis. Os seus princípios são dirigidos por forecasts (previsões), enquanto empresas ágeis são dirigidas por feedback (retorno).
Ou seja, enquanto suas previsões fariam você parar no ítem “local onde cursou a faculdade” uma empresa ágil pularia isso.
Mas é por isso mesmo que digo para todos fazerem faculdade, pois a maioria das empresas, como a sua, são comuns e fazem previsões… então se o cara sem nome é ruim, imagine o risco de um funcionário sem faculdade ;)[/quote]

Só uma dúvida, o mercado é composto por quantos % de empresas ágeis ? E eu duvido que instuição de ensino não conte alguma coisa, só olhar para o Google, que faz questão de recrutar mestres, doutores de excelentes instituições.

Isso é reserva de mercado, pura e simplesmente. Por ter “ralado” para entrar em uma faculdade alguns acreditam que tem alguma “preferência” na hora de conseguir emprego.

Eu faria um teste para avaliar o conhecimento da pessoa e depois uma entrevista cara a cara para conhecê-la melhor além do lado técnico.

Acho que prova sim, várias coisas. Prova que o aluno tem boa memória e que ele teve contato com conhecimento básico que é esperado de alguém que tenha saído do ensino médio. Mas as pessoas confundem isso, um assessment sobre a vida escolar passada do aluno, com o que ele é capaz de fazer no futuro, o que é um erro, pois em momento algum a sua criatividade, capacidade de dedução e raciocínio são testadas.

Vestibular é um jogo de memória, mas não necessariamente inteligência. Digo isso porque é comum em superdotados, como li em uma reportagem em uma revista, zoarem nas aulas e se sentirem desinteressados pelos estudos porque tudo lhes parece fácil. Ralar para entrar em uma faculdade dessas talvez seja o oposto da inteligência.

Faculdade particular não é sinônimo de ruim. Apenas procure conhecer melhor as suas opções antes de entrar com especial atenção ao que elas ensinam. O que importa é você sair de lá com um conhecimento básico bom, de forma que você consiga andar com as próprias pernas em busca do conhecimento, pois é difícil um adolescente saber “o que é bom e o que se deve estudar”. Com o conhecimento básico na área você terá o discernimento do que é o quê.

Faculdade pública só é imprescindível se você deseja seguir carreira acadêmica. Isso facilita bastante, pois nessas horas o Q.I. (quem indica) é necessário.

[quote=Kenobi][quote=pcalcado]Felipe,

Eu larguei a faculdade duas vezes, e não era nenhuma faculdade de verdade, era o McDonald’s. Isso não me impediu de fazer anda que eu quisesse até agora.

Eu passei os últimos anos como coordenador de equipes e contratando pessoas. Pensando aqui rapidamente das pessoas boas que contratei na vida só uma tinha terminado a faculdade, sendo que eu contratei pessoas que se formaram junto com este e foi uma tragédia. Não existe uma relação entre faculdade e qualidade do profissional tão densa quanto parece. Bons profissionais saem de todos os lugares, faculdades ruins, boas e de nenhuma faculdade. o Mesmo para profissionais medíocres.[/quote]

Então, prefiro que um cara entregue no CV dele ( não é o cv …rss) que largou a faculdade pq era McDonalds e ele tinha mais o que fazer. Vou começar a analisar com mais cuidado, ver o que ele conhece de fato.

Agora, um cara que acredita que uma instituição dessas pode ser uma boa , já está todo errado.

Quantos daqui antes de entrarem no curso, analisaram a grade curricular de todos os semestres para saber sobre o que se tratava ? Acho que essa é a primeira preocupação que o aluno deve ter…

Depois a avaliação minha em cima do profissional está baseada no quesito acima. Se o cara não teve distinção entre essa análise de grade, ele não tem o perfil que espero…simples assim. Poderá se encaixar em muitas empresas, cujo o perfil não seja Design de Software e sim integre a massa acéfala ( como o louds gosta de definir) do corpo TI da empresa, que contrata nós consultores e ficam 8,9,10,11…anos na instituição, fazendo carreira …tsc !!

Só pra salientar, acredito que a maior parte da galera que entra em faculdades públicas, já chega lá sabendo programar. Já entra com o que a galera das Unis sai … rsss

[/quote]

Quando eu leio coisas assim, a unica coisas que eu penso eh “gracas a Deus nao trabalho mais no Brasil”. Tem gente que realmente come carne de segunda e arrota caviar. :slight_smile:

Pergunta pra qualquer um que entrou na FEI ou Mauá, se é fácil sair de lá. São muito provavelmente as melhores faculdades de engenharia pagas que tem. Muitos cursos destas duas faculdades fazem frente a qualquer curso da Poli por exemplo, então generalizar e dizer que qualquer faculdade paga é uma bosta é um grande erro. Eu prefirio 10x a FEI ou Mauá do que a FIAP, mas como gosto é que nem bunda, então… Só uma sugestão, olhe ao redor e pesquise antes de fazer criticas dessa forma. Esqueci das PUC’s ainda, faculdades pagas e muito boas.

Alguem tem a grade com a carga horaria de cada disciplina do curso de CC da Uninove? não consigo encontrar n o site!

Obrigado.

[quote=windsofhell][quote=Kenobi][quote=pcalcado]Felipe,

Eu larguei a faculdade duas vezes, e não era nenhuma faculdade de verdade, era o McDonald’s. Isso não me impediu de fazer anda que eu quisesse até agora.

Eu passei os últimos anos como coordenador de equipes e contratando pessoas. Pensando aqui rapidamente das pessoas boas que contratei na vida só uma tinha terminado a faculdade, sendo que eu contratei pessoas que se formaram junto com este e foi uma tragédia. Não existe uma relação entre faculdade e qualidade do profissional tão densa quanto parece. Bons profissionais saem de todos os lugares, faculdades ruins, boas e de nenhuma faculdade. o Mesmo para profissionais medíocres.[/quote]

Então, prefiro que um cara entregue no CV dele ( não é o cv …rss) que largou a faculdade pq era McDonalds e ele tinha mais o que fazer. Vou começar a analisar com mais cuidado, ver o que ele conhece de fato.

Agora, um cara que acredita que uma instituição dessas pode ser uma boa , já está todo errado.

Quantos daqui antes de entrarem no curso, analisaram a grade curricular de todos os semestres para saber sobre o que se tratava ? Acho que essa é a primeira preocupação que o aluno deve ter…

Depois a avaliação minha em cima do profissional está baseada no quesito acima. Se o cara não teve distinção entre essa análise de grade, ele não tem o perfil que espero…simples assim. Poderá se encaixar em muitas empresas, cujo o perfil não seja Design de Software e sim integre a massa acéfala ( como o louds gosta de definir) do corpo TI da empresa, que contrata nós consultores e ficam 8,9,10,11…anos na instituição, fazendo carreira …tsc !!

Só pra salientar, acredito que a maior parte da galera que entra em faculdades públicas, já chega lá sabendo programar. Já entra com o que a galera das Unis sai … rsss

[/quote]

Quando eu leio coisas assim, a unica coisas que eu penso eh “gracas a Deus nao trabalho mais no Brasil”. Tem gente que realmente come carne de segunda e arrota caviar. :slight_smile:

[/quote]

Concordo totalmente com vc…com comentarios como esses, conto os dias para não trabalhar mais num país com pessoas com pensamentos assim…

na minha opinião pessoal, dizer q aluno de faculdade pública e melhor q de faculdade particular é ridiculo. E dar preferencia para aluno de faculdade publica tb é outro comentário que eu abomino.

meu o cara q abriu o post só perguntou se o curso é bom ou ruim…ai os caras ja começam a julgar a formação dos caras…lamentável… :shock:

Quer um conselho??

Estude um pouco de matemática e preste Sistemas de Informação na USP Leste…

É fácil de passar e é um curso excelente…

Eu estou fazendo lá e estou muito bem…já recebi 5 propostas de emprego por fazer faculdade lá…

É uma excelente idéia!

Fala pessoal, blz?? Eu sou estudante da UFSCar (a Federal de São Carlos) em Ciência da Computação, e gostaria de por um ponto de vista de alguém que é de uma faculdade pública. Bom, eu entrei nesse curso aqui sem saber nada de informática. Não sabia ao menos oque era um algoritmo, e estou tendo uma boa base. Bom, muitos de vocês disseram algo semelhante a “O aluno faz a faculdade.” Eu concordo plenamente. Em nenhum momento me senti superior a aluno de escola particular. Assisti a palestras de ex alunos do Mackenzie, por exemplo, e eles mandam muito bem, melhor que vários estudantes daqui. Mas por que o aluno de escola pública tem portas mais abertas para o mercado? Não é porque o aluno sai do curso sabendo mais de java do que qualquer um ou outra tecnologia qualquer. Uma boa faculdade em Ciência da Computação é aquela que te dá uma base muito forte na computação como um todo, em lógica, em matemática, ou seja, ela desenvolve todo o raciocínio do aluno, para que este, quando se formar, aprenda com as próprias pernas assimilar qualquer tecnologia que surgir, seja Java, Assembly, etc. Por isso as empresas vão mais atrás desses alunos. Fora que muitas dessas empresas têm parcerias com as universidades públicas, já têm contatos com os alunos, etc, e por isso muitas vezes criam essa preferência. Mas peraí, então quer dizer que quem não estuda em faculdade pública deve largar mão de tudo e vender picolé na praia?? Claro que não. Muitos alunos de escola particular, incluindo a Uninove possuem muito mais conhecimento do que alguém daqui, porque tem aquilo que uma empresa quer, que é boa adaptação a mudanças(isso é essencial na área de TI já que tudo muda toda hora), um bom raciocínio lógico, sabe conviver com as pessoas,etc. Só que infelizmente, precisa dar algum jeito de vender esse peixe. Como a faculdade pública dá uma base forte, o empregador fica mais seguro de contratar um profissional vindo desses lugares do que outras faculdades.

[quote=20andre]Bom dia Pessoal,

esses dias criei um Tópico falando do curso de CC da Uninove + Sistema que estão oferecendo junto. Obtive a resposta, mais pela mensagens dos postantes, percebi que a Uninove não tem muitos “fãs” por aqui nesse forum, e nem muita reputação entre os mais entendidos…Bom queria a coloboração dos amigos, que falem sobre esta Universidade, pois estou pretendendo entrar nela, no curso de Ciência da Computação…O Ensino vale ou não a pena? Pelo o menos a propaganda dessa instituição tem grande investimento e a Qualidade do Ensino tem grande investimento também?

Obrigado…[/quote]

Fala ae, Blz?

Existem faculdades com mais nome no mercado claro, eu ainda acredito que se a pessoa; estudar, ler livros , pesquisar e nao ficar parado esperando algum milagre acontecer, Acredito que voce ira sair da faculdade (Uninove) com otimos conceitos !
Isso é apenas o meu pensamento.

Abraços !

Totalmente diacordo com vc douglas_vidotto, as faculdades publicas sao mais bem vistas pelas empresas, mais fico com o mesmo pensamento que vc tbm esta tendo, nao é porque um aluno esta em uma faculdade publica ou particular que vai ser melhor !

abraçosss

Estamos falando de TI ??? Qualquer faculdade.
Depois você prova que é bom em certificados.

Também acho que faculdade boa é a que reprova alunos

Fatec é free

[quote=WilliamSilva] [quote]Depois você prova que é bom em certificados.
[/quote]E só isso prova a competência da pessoa…???[/quote]

Acredito que antes da experiência sim