Os recursos do C++ podem ser utilizados no Java?

9 respostas
Mendigo_do_Futuro

Boa Noite

Estou estudando C++ para um trabalho da faculdade, nisso percebi que muitos tópicos abordados no livro( C++ Como Programar 8ª ed) também são abordados no livro sobre Java.
Minha dúvida é, como o Java vem do C++, se esses recursos que estou aprendendo em C++ poderão ser usados no Java posteriormente ou eu terei que aprender tudo outra vez? ( os recursos que eu digo são tratamento de exceções, sobrecarga de operadores, streams, gabaritos e processamento de arquivos)

Obrigado pela atenção

9 Respostas

E
São um pouco diferentes.

tratamento de exceções -> C++: try/catch, Java: try/catch/finally & try-with-resources

sobrecarga de operadores -> Java: não tem

streams -> Java: é bem diferente (em Java é bem mais fácil combinar streams que em C++)

gabaritos -> Java: generics (parece mas não é templates)

processamento de arquivos -> é o que eu falei sobre streams.

Não se esqueça, Java foi inspirado no C++ mas não é um sub ou superconjunto do C++.

ViniGodoy

Eu ainda citaria essas:
C++ => Gerencia de memória manual ou semi-automática (Smart Pointers) Java => Gerencia de memória automática
C++ => Acesso fácil ao hardware e ao SO Java => Acesso difícil ao hardware e ao SO
C++ => Compilação condicional Java => Sem compilação condicional
C++ => Suporte ao paradigma estruturado Java => Sem suporte a esse paradigma (embora depois do import static, tenho lá minhas dúvidas).

Orocildo

Pegando o gancho… Estava pensando em estudar C++, mas será que me agrega algo ou seria perda de tempo ?

Estou projetando para as férias me dedicar a algo que aumente minha competência com programação, então pensei em C++.

Uma recomendação vinda de um professor meu é se aprofundar em uma linguagem funcional.

Linguagem funcional + reforço em algoritmos de estrutura de dados podem ser interessantes também.

Que vocês acham ?

ViniGodoy

Eu sou fã de C++, então sou suspeito para falar.