Os smartphones vão acabar com a era dos PCs?

Segue artigo na integra da IDG Now.

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2011/02/11/artigo-os-smartphones-vao-acabar-com-a-era-dos-pcs/

O que acham? Possivel?

Na minha opnião, acho que os PCs vão acabar apenas para desenvolvedores(não digo só de software, artes, sons e etc… também), servidores e gamers.

Aproveitando, passando alguns links de artigos do que aconteceu na Mobile World 2011

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/02/14/mwc-2011-intel-diz-que-chip-para-smartphones-chega-em-breve-e-que-meego-continua/
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/02/14/mwc-2011-windows-phone-7-tera-integracao-com-twitter-facebook-e-kinect/

Olha uma coisa é fato… a união Smarts + tablet vai dar muita dor de cabeça aos fabricantes de PCs.

Hoje por exemplo, eu não recomendo e acho uma péssima compra qualquer modelo de Netbook, tanto que a previsão pra esse ano é que as vendas caim drasticamente em comparação com 2010 que já foram bem menores.

Uma porcentagem muito grande das pessoas que usam computador domesticamente serão atendidas perfeitamente por novos Tablets que saiam no máximo ano que vem, hoje ainda a popularidade não é tão alta, sem precisar de um PC pra nada mesmo, hoje ainda se precisa de um Office e coisas específicas, com a melhora do suporte do próprio Google Docs para os Tablets (iOS e Android) a necessidade de software específico vai cair muito.

Quem vai precisa obrigatoriamente ter desktops?
Quem trabalha com computador, em diversas áreas, e pra esse público, os “dumps” desktops não vão atender, deixando no mercado uma fatia menor de modelos genéricos das casas bahia, pois esses consumidores estão muito bem servidos pra suas necessidade de email + orkut com um Tablet ou um smartphone.

[]

Na minha visão, os smatphones não vão substituir os PCs. São produtos distintos.
A maioria das coisas que fazemos no PC se torna uma tortura na tela e teclado minúsculos dos smarts.
Tambem IMHO, PCs, notebooks, netbooks e tablets são todos da mesma família, são etapas na evolução rumo ao balanço ideal entre portabilidade e usabilidade. Neste caminho alguns surgem e desaparecem, como é o caso do netbook. Acho que vamos em direção aos tablets, mas só quando a venda em larga escala fazer com que os preços baixem. Hoje eu não compro nenhum tablet, o benefício é muito pequeno pelo que se paga.
Penso que o PCzão véio vai continuar firme por muito tempo tanto como máquna da família como no trabalho.
Pessoalmente, em casa, deixo smart e note na gaveta. Não abro mão do conforto da minha mesa+cadeira+PC+monitor 22’.

Também acho difícil o smartphone substituir o pc, embora eu acredite que ele será utilizado para algumas atividades mais triviais como ler e-mails e acessar algumas redes sociais.

E o fato da portabilidade? Hoje em dia podemos andar de metro/onibus/trem enquanto vemos nossos emails e os twits dos nossos amigos.
Para alguns isso é a unica coisa que fazem na internet, para quem desenvolve não existe vantagem nenhuma ter apenas um dispositivo móvel, mas acho que a tendencia é essa mudança gradual.

E ainda tem os Tablets “piratas” que atendem a essas necessidades da população muito bem por um preço razoavel.

E no fim concordo com o Luiz Aguiar.

Tamanho de tela?

Em menos de 2 anos todos os smarts atuais e tablets poderão ser conectados ao “monitores”… serão sim PCs portáteis, vc vai chegar em algum lugar, colocar o iPhone num dock e usar ele como se fosse um computador normal, como é o conceito que o Motorola Atrix esta vendo já hoje, essa convergência é inevitável e deve ser real a médio prazo.

Com os smarts atingindo um patamar de telas de 4" e os tablets com 9"+, apenas algumas coisas mais específicas e mais demoradas serão inviáveis de se fazer nesses dispositivos.

[]s

Smartphones e tablet NUNCA vai substituir um desktop.
Pode ate ser que tablet ganha um pouco do espaco de desktops e laptops. Dependendo do usuario ate funciona conectar um teclado no tablet e trabalhar normalmente mas para um desenvolvedor, um designer grafico, alguem que trabalha com video, som, eu acho impossivel.

So pra completar quero ver alguem conectar um teclado num iPad por exemplo e desenvolver um sistema gigante. :slight_smile:

//Daniel

Mas acontece que nem todos na terra são programadores e designers, quase toda a massa só usa redes sociais/email nos computadores, e isso um Tablet/Smartphone substitui muito bem.

Como já foi dito, para a grande massa isso pode acontecer, daqui um tempo provavelmente teremos a casas bahia vendendo aqueles modelos fuleiras de tablets em 231 vezes e a população não vai precisar de nada além do que isso.

Fora o fato de que com tecnologias como NFC (Near Field Communication) os devices poderão “conversar” com outros dispositivos perto, imagina como a industria de propaganda pode utilizar isso a seu favor? Alguem andando com seu dispositivo vai ao cinema, olha o cartaz, coloca seu device perto do cartaz e automaticamente estará vendo o trailler do filme e ainda uma renca de reviews de pessoas que já assistiram o filme.

[quote=Marky.Vasconcelos]Mas acontece que nem todos na terra são programadores e designers, quase toda a massa só usa redes sociais/email nos computadores, e isso um Tablet/Smartphone substitui muito bem.

Como já foi dito, para a grande massa isso pode acontecer, daqui um tempo provavelmente teremos a casas bahia vendendo aqueles modelos fuleiras de tablets em 231 vezes e a população não vai precisar de nada além do que isso. [/quote]

Pode ser, mas eu acredito que muitas pessoas (mesmo com smartphone ou tablets) ainda vao ter computadores em casa, nem que seja um laptop.

O mercado de PC games eh gigantesco, soh isso eh uma razao pra muitos terem um desktop em casa. Tem jogos pra tablet? Tem!! Porem os gamers mais “hardcore” que gostam de jogar no PC que precisam de muito espaco em disco, placa grafica poderosa e velocidade de processamento, esses nao vao ficar nada satisfeitos com os tablets. Nem as empresas que produzem esses jogos.
Vai jogar Need for Speed Shift no Ipad pra ver se eh bom! Nao chega nem perto a experiencia de jogar no PC ou consoles.

Soh esses mercado nao vai deixar o PC morrer. Ai vc junta com todas as empresas de diversas areas que necessitam um desktop e outros usuarios diversos que nao vao abrir mao de ter um desktop em casa.

Algumas coisas nao conseguem ser substituidas, um exemplo simples… jornais, livros e revistas. Caiu muito a venda de material impresso por causa da midia digital mas tem muita gente (como eu) que nao abre mao de ter um livro ou revista impressa.

//Daniel

Oi,

Ninguém troca o Desktop por um Notbook,a mairia das pessoas que não são da area e tem um uso “domestico” do PC,continuaram preferindo o Desktop…Por que trocariam pelo smartphone?Não consigo enxergar isso,deve ser por que não sou a tal da mãe Dina rsrs…Acho que isso é moda pega,mas nem tanto… :wink:

:oops:

Toda vez que entro em uma “discusão”,ela acaba…falo besteira? :roll:

[quote=Anime]Oi,

Ninguém troca o Desktop por um Notbook,a mairia das pessoas que não são da area e tem um uso “domestico” do PC,continuaram preferindo o Desktop…Por que trocariam pelo smartphone?Não consigo enxergar isso,deve ser por que não sou a tal da mãe Dina rsrs…Acho que isso é moda pega,mas nem tanto… :wink:

Toda vez que entro em uma “discusão”,ela acaba…falo besteira? :roll: [/quote]

kkkk Eu tenho a mesma idéia, toda vez que entro falo bobeira e acaba tudo.

Mas nesse caso eu concordo com você, tem gente que não troca o PC de casa pelo smartphone. Por exemplo, eu tenho meu Android e uso a internet dele as vezes dentro de casa mesmo, mas gosto mesmo é de ficar no meu PC, com Skype e o Age of Empires, e meu tecladão, com mouse e tals…

Mas é evidente que o PC tem perdido espaço e vai perder mais ainda com o aumento de aplicações “nas nuvens”.

[quote=Jesuino Master][quote=Anime]Oi,

Toda vez que entro em uma “discusão”,ela acaba…falo besteira? :roll: [/quote]

kkkk Eu tenho a mesma idéia, toda vez que entro falo bobeira e acaba tudo.

Mas nesse caso eu concordo com você, tem gente que não troca o PC de casa pelo smartphone. Por exemplo, eu tenho meu Android e uso a internet dele as vezes dentro de casa mesmo, mas gosto mesmo é de ficar no meu PC, com Skype e o Age of Empires, e meu tecladão, com mouse e tals…

Mas é evidente que o PC tem perdido espaço e vai perder mais ainda com o aumento de aplicações “nas nuvens”.[/quote]

Bom saber,pensei que era paranóia minha rsrs… :wink:

olha… os notebooks roubaram muito mercado dos desktops… mas aparentemente deu uma estabilizada no uso de desktops (numa porcentagem bem maisbaixa do que ja foi, mas aparentemente a quantidade de gente que usa desktop parou de cair).

os netbooks roubaram algum mercado dos notebooks (pouco na verdade), e a impressão que eu tenho é que os smartfones/tablets vão roubar quase que todo esse mercado dos netbooks veja bem: poder de processamento limitado mas com portabilidade bem melhor… posso estar falando de netbooks ou de tablets/smartfones… justamente pela vantagem do netbook ser a portabilidade que ele vai perder para estes, a portabilidade destes 2 é maior que a do netbook…

assim mesmo acho difícil os smartfones roubarem mercado dos notebooks e desktops nos próximos 5 anos, por que quem ainda compra estes dois me parece sentir falta de um teclado melhor ou poder de processamento num smartfone (ja que não migraram para netbooks).

essa é a minha opinião, ao menos quanto a máquina principal da pessoa, nada impede ela de ter um smartfone e alguma outra coisa com poder de processamento maior pro exemplo…

Conheço algumas casas de família (não de nerds) onde se tem apenas Netbooks, e a escolhe foi apenas por economizar espaço e poder levar de um cômodo para outro.
Quando querer jogar usam o Wii.

Eu falei na mensagem lá em cima, que certos perfis de usuário não tem como ficar sem um desktop, isso é fato, eu mesmo nunca vou poder deixar de ter um computador mais “parrudo” pra desenvolver e/ou editar fotografia. Mas esse perfil deve ser no máximo do máximo 20% dos consumidores domésticos.

Façam a “pesquisa”, observem casa de familiares, amigos, qual é o tipo de uso que eles fazem do computador e se com um Tablet melhorzinho ou um smartphone que fosse possível conectar a um monitor/teclado eles não fariam as mesmas coisas.

Não é lógico achar que estão na correria dos smarts/tablets de dois cores apenas pra jogar Andry Birds, a convergência que a industria esta buscando é bem maior.

Aqui ninguém é mãe Diná e nem tem bola de cristal, cada um apenas analisa as tendências de mercado e tenta ver o direcionamento que ele pode (ou quer) tomar.

[]s

eu pensei que a vendas de peças de pc tinha superado tudo e todos ano passado

[quote=Luiz Aguiar]

Aqui ninguém é mãe Diná e nem tem bola de cristal, cada um apenas analisa as tendências de mercado e tenta ver o direcionamento que ele pode (ou quer) tomar.

[]s[/quote]

Minha opinião foi baseada nas tendências de mercado…Fiz a brincadeira da mãe Dina,por que tem sempre alguém que lembra dela aqui… :wink:

[quote=Anime]
Minha opinião foi baseada nas tendências de mercado… [/quote]

Voce acha que a tendencia é ficar estável como está?

Tenho amigos não programadores que nem sequer usam um desktop mais e fazem tudo a partir de um smartphone, e eu acredito que esse seja o rumo que o mercado está tomando.

E é como estamos tentando falar, muita gente não vai ver suas necessidades atendidas por um tablet, mas o resto delas não veria problema para mudar para um.

E no caso de games, também já estão avançando na area, por exemplo o Playstation Phone que acaba de ser anunciado, é um smartphone que vem com Android 2.3 e roda jogos de PsOne. Mas mesmo assim com certeza os gamers não vão deixar seu desktop com uma plca 3D nervosa por um desses.

A portabilidade é muito grande desses devices, e imagina também, em um futuro os cyber-cafés oferecerem apenas os docks para as pessoas encaixarem seus devices e usarem.

E ja tem galera fazendo virus pra smartphone. E empresas vendendo antivirus. :roll:

[quote=Marky.Vasconcelos][quote=Anime]
Minha opinião foi baseada nas tendências de mercado… [/quote]

Voce acha que a tendencia é ficar estável como está?

Tenho amigos não programadores que nem sequer usam um desktop mais e fazem tudo a partir de um smartphone, e eu acredito que esse seja o rumo que o mercado está tomando.

E é como estamos tentando falar, muita gente não vai ver suas necessidades atendidas por um tablet, mas o resto delas não veria problema para mudar para um.

E no caso de games, também já estão avançando na area, por exemplo o Playstation Phone que acaba de ser anunciado, é um smartphone que vem com Android 2.3 e roda jogos de PsOne. Mas mesmo assim com certeza os gamers não vão deixar seu desktop com uma plca 3D nervosa por um desses.

A portabilidade é muito grande desses devices, e imagina também, em um futuro os cyber-cafés oferecerem apenas os docks para as pessoas encaixarem seus devices e usarem.[/quote]

Ficar estável,não.Mas isso não quer dizer que vai acabar com a era do PC…Quando o celular ficou no auge,muitos diziam que o telefone residencial iria acabar,acabou?Quando era pequena imaginava que no ano 2000 seria só apertar botões…estamos em 2011, vou morrer e não vou ver isso…

Viajei… :roll: