[OT] Cursos de Java, quase retardados

Ola galera,

Venho aqui expor um caso que está acontecendo comigo, e gostaria da opinião de vocês.

Estou fazendo curso de Java em um curso bem famosinho aqui em Brasília. Entrei na verdade por um erro, não sei aonde estava com a cabeça achando que seria bom, não sei aonde estava MESMO.

Me matriculei no curso, beleza. Logo um dia antes da aula me ligam dizendo que a aula só vai começar 9:30 da manha durante duas semanas. Ok, eles devem ter tido algum problema e logo disseram que iam repor, etc. Tudo bem.

O professor era muito bom, MUITO mesmo. Mas os alunos… Não sabiam nem o que era 1 bit, 1 byte, o que são instruções de processadores, NADA. Sendo que o curso tem pre requisitos básicos como OO e conhecimento de arquitetura básica, etc. Resultado: uns 4 abandonaram, restaram eu e mais três ou quatro.

A primeira aula teve que ser repitida porquê foram reclamar que o prof nao ensinou direito (absurdo, não tinha como ser mais simples o jeito que explicou). Ai, há duas semanas (apos mais 2 dias de faltas imprevistas, sendo que são 2 aulas por semana) o suposto coordenador do curso chega lá e fala que para não fecharem a turma, iam colocar mais 5 alunos de uma empresa e iam recomeçar todas as aulas do zero, mas ia passar a ser segunda quarta e sexta. E ele disse que os alunos tinham nivel.

Os alunos chegaram, de um bbanco famoso ai, mas cara - só tem UM que tinha um minimo de noção de como codar, quase. Então já está em absurdo.

Resultado: Agora, o curso é um lixo, nenhum aluno quase presta, ninguem exercita nada em casa, é quase um EJA de java. (desculpe o preconceito quanto a EJA).

Vocês acham que é obrigação do CURSO cobrar os pre requisitos o uqualquer louco que chegar falando que sabe deve entrar? Entendo que tem pre requisitos, mas agora eu VEJO claramente que NINGUEM quase ali vai realmente virar programador, sabe? Os caras se preocupam mais em baixar a ultima versão do X e do Y do que em codar ,entender como funciona.

Sinceramente, esse curso só me trouxe perda de dinheiro. pra mais nada serviu. Recomendo a quem for pensar em fazer um curso, antes de pagar quase R$2000 em um, comprar livros e estudar em casa. Vou tentar conseguir meu dinheiro de volta ou ao menos parte na segunda.

E vocês, o que acham?

Nunca faço cursos básicos devido a esses problemas de turmas.

Eu faço aqueles cursos de uma ou duas semanas, de programação bem rígida, em que o professor não está nem aí se estão conseguindo acompanhar (muitas vezes ele nem tem como saber isso, porque ele está dando o curso em inglês e a turma mal sabe falar inglês), e cada um que se vire se conseguir acompanhar ou não.

Para quem sabe alguma coisa, é melhor assim.

Cara, tem muito instrutor bom sofrendo por causa desse tipo de aluno. Na faculdade onde estudei não era muito diferente!

Opa thingol,

O problema é arranjar esses cursos em BSB.

mas você acha que o curso deveria fazer uma prova de prerequisitos pros alunos?

Bem, se tivessem feito, na sala so teriam 3 pessoas.:stuck_out_tongue:

Se vc não esta se sentindo a vontade diga a eles que a turma não esta legal e que vc vai querer refazer o curso. Larga essa turma e entra na próxima. Isso é o mínimo q eles podem fazer.

Achei um pouco arrogante seu post, quando falava dos alunos.
Acho que a deficiência não é dos alunos, mas da empresa que ofereceu o curso. Afinal de contas os caras estavam lá pra tentar aprender, assim como você. A empresa deveria ter aplicado uma prova ou algo do tipo como você sugeriu. Eu fiz um curso basico de 20 horas de java uma vez, antes de saber o que era programação mas me dei bem, de 6 alunos terminaram apenas 2 … Eu, totalmente iniciante e um outro cara que trabalhava com oracle a mais de 10 anos ( e acreditem, nao conhecia java… rsrs ) . Foi proveitoso, eu não ficava segurando a aula, deixava rolar … se eu não entendia alguma coisa perguntava depois da aula ou corria atras em casa… Mas acho que a melhor coisa é você tentar fazer alguma coisa, pra ir pegando experiencia, algum projeto simples qualquer coisa.

E depois que você tiver um nivel legal, começar correr atras de cursos como o thingol citou…

Omneganosferatu,

Não foi arrogante. Eu simplesmente disse que mesmo o curso tendo pre requisitos e os alunos sabiam e disseram que tinham tais pre requisitos, eles não tinham.

E outra coisa, é que eles não estão lá realmente pra aprender. Porque quem quer aprender nao só vai a aula achando que vai aprender por osmose, mas em casa exercita, pega livros, quebra a cabeça e faz proprios desafios. E isso é uma coisa que ninguem la faz. A falta de vontade ao aprender é notável.

Você tem que nivelar por alto meu amigo. Fazer curso de java básico, curso de php básico, curso de ruby básico e aí vai é suicídio por dois fatores:

:arrow: A quantidade de materiais básicos existentes são sempre satisfatórios.

:arrow: Por ser básico, geralmente o nível dos alunos são de iniciantes, então sobre da questão que você falou, muitos não sabem nada, muitos não tem base nenhuma e portanto nivela o curso para baixo, mesmo o professor sendo bom.

O que recomendo é procurar fazer cursos sobre tecnologias, padrões, etc dos quais são herméticos de serem achados, coisas mais específicas, raras, onde o público possar ser melhor, etc, são materiais mais raros de serem encontrados e muitas vezes são tecnologias mais difíceis de serem dominadas, aí sim vale apena, fora isso meu camarada, no way.

[quote=Omeganosferatu]Achei um pouco arrogante seu post, quando falava dos alunos.
Acho que a deficiência não é dos alunos, mas da empresa que ofereceu o curso. Afinal de contas os caras estavam lá pra tentar aprender, assim como você. A empresa deveria ter aplicado uma prova ou algo do tipo como você sugeriu. Eu fiz um curso basico de 20 horas de java uma vez, antes de saber o que era programação mas me dei bem, de 6 alunos terminaram apenas 2 … Eu, totalmente iniciante e um outro cara que trabalhava com oracle a mais de 10 anos ( e acreditem, nao conhecia java… rsrs ) . Foi proveitoso, eu não ficava segurando a aula, deixava rolar … se eu não entendia alguma coisa perguntava depois da aula ou corria atras em casa… Mas acho que a melhor coisa é você tentar fazer alguma coisa, pra ir pegando experiencia, algum projeto simples qualquer coisa.

E depois que você tiver um nivel legal, começar correr atras de cursos como o thingol citou…

[/quote]

O que acontece é que muitos cursos são pagos por uma empresa para que seu funcionário possa fazer, e como o din din muitas vezes não sai da carteira do funcionário (ou não de forma direta), o cara tende a levar a coisa mais digamos… “na esportiva” e quem se prejudica são justamente os que não querem levar nesse lado.

Isso é chato mesmo, mais desses cursos básicos eu não esperaria algo diferente.

Mesmo assim eu aconselho a fazer o curso porque mesmo que o outros não
saibam muito, você dita o seu ritmo e se o professor for bom da pra tirar suas
dúvidas depois da aula.

Se eu fosse pensar desse jeito não estaria fazendo faculdade cara, parece que lá
todos pagam pra brincar e falar besteira. As matérias não andam e você pouco aprende.
mais o que vale hoje para a grande maioria das empresas é o certificado, não é?!?
:? Por isso estou lá ainda…

é assim mesmo cara…
pode acostumar…
tem muito nego fazendo curso na área de programação porque pensa “ah essa area da grana e tem muita vaga”… é foda… eu sofri tb aqui em bsb nesses curso de java na x25, eu dava uma de professor la, tinha que fica ensinando os cara que não sabia nem instalar o jdk… mas entenda o curso só como uma base, aprender mesmo, só com livros e fuçando…
abraço

Essa é uma situação que ocorre muito.

Na minha faculdade por exemplo aconteceu isso também, tínhamos um professor excelente, o cara fazia as aulas passo a passo , ensinando o desenvolvimento em 3 camadas, não tinha como ser mais fácil o aprendizado.

Mas no final das contas, quem não estudava, ficava brincando no laboratório, foi reclamar dele ao coordenador, isso o deixou extremamente chateado.

Mas acho que no seu caso , se existem pré requisitos aos alunos e os mesmos não atingem este pré requisito, você poderia até entrar com um processo, ou fazer um acordo com a escola, já que se sente lesado.

Normal, infelizmente deveria ser melhor cobrado os alunos, se os caras n querem aprender Xau +/- assim… Já peguei mtos alunos q tavam lá forçados pela empresa e nem prestavam atençao em nda ficavam só no msn e orkut… :frowning:

Sergio,

A empresa de treinamento vende cursos e se o cliente diz que tem os pré-reqs, então a escola não tem como duvidar da palavra dele.

Normalmente por ser curso básico o professor nivela por baixo e a coisa demora para andar, mas no seu caso no momento que quiseram começar de novo o curso, você tinha todo o direito de exigir o seu dinheiro de volta e ir embora.

Se reclamaram do professor, isso não era problema seu e não poderia interferir no calendário de seus cursos.