Com certeza não ser empregado tem muitas vantagens.
Financeiramente tenho minhas dúvidas, mas pessoalmente é melhor sim.
A questão é que nem todo mundo tem os contatos e os clientes para sobreviver por conta própria.
O que eu sugiro é trabalhar durante alguns anos e juntar uma grana para tirar umas férias mais longas.
Daí vc vê o que acontece.
Luca
Olá
Há 2 maneiras de se ter trabalho por um longo tempo na vida.
Emprego público com estabilidade
Negócio próprio
Todas as outras hipóteses representam sério risco de se ficar sem trabalho ainda em uma idade com muita energia e criatividade.
A hipótese 1 é arriscada em termos de realização profissional. Pode causar frustrações.
A hipótese 2 acaba levando o empreendedor a fazer TUDO menos aquilo que ele mais sabia quando abriu o negócio. Porém a gente sabe que dinheiro não ganha quem faz e sim quem manda fazer. Então na hipótese 2 se corre o risco de terminar a vida muito bem sucedido e poder no futuro, enquanto estiver jogando golfe, lembrar dos primeiros 10 anos de sacrifício.
PS 1: Aprendi com um amigo meu judeu: “Uma coisa ruim que pode acontecer na vida de um judeu é arrumar um bom emprego”
Eu acho o que o Paulo está se referindo é em ser consultor/prestador de serviços independentes, sem vínculo empregaticio com ninguem.
Negócio próprio é para poucos! Um negócio virtual eu até montaria, qualquer coisa diferente disso nem pensar. Já fui sócio em loja de suco em frente a praia. É o terror !
A vantagem é que o mercado de informática tem forte demanda, logo se vc precisar vc volta, desde que esteja minimamente atualizado.
Luca
Olá
Sérgio, este não é o caso do Paulo e muito menos do Lipe. E são 2 pessoas que eu acredito que ainda vão jogar golfe ou velejar em belos iates daqui a alguns anos.
[]s
Luca
Paulo_Silveira
saoj:
Eu acho o que o Paulo está se referindo é em ser consultor/prestador de serviços independentes, sem vínculo empregaticio com ninguem.
Não nao, estou me referindo a abrir a própria empresa! E como voce diz logo embaixo, pode comecar com algo virtual para ter um investimento minimo.
Trabalhar como consultor de informatica é SUCIDIO. Hoje voce ganha R$ XK reais, sabe quanto vai ta ganhando daqui a 5 anos? Exatos R$ X+1K! Nao se iluda!
Poxa, sempre penso em ter um comercio… deve ser fantastico! Mas imagino ser bem dificil. De qualquer maneira voce precisa se envolver em algo que voce tem know how.
Exato! E abrir a propria empresa te aumenta em MUITO seu conhecimento. Diferente do projeto que usa jdk 1.3 em um grande banco que possivelmente 90% dos gujeiros estao participando.
MarcioTavares
saoj:
Já fui sócio em loja de suco em frente a praia. É o terror!
Não dá pra comparar a nossa profissão (de nenhuma perspectiva) com um comércio. Minha mãe ainda trabalha com comércio, e eu a ajudei durante alguns anos, ainda na minha adolescência, e a lembrança que eu tenho não é nada boa. Para trabalhar bem com comércio é preciso ter um número muitíssimo grande de pré-requisitos, os quais não vêem ao caso listar aqui, mas eu diria que os principais são paciência e disposição para aturar pessoas e situações de todos os tipos possíveis e imagináveis.
Eu diria que a opção 2 do Luca é a que tem mais me chamado a atenção ultimamente. Só acho que é o tipo de coisa que não pode ser feita na base da impulsividade e é necessário saber muito bem onde está pisando e tendo tudo muito bem planejado, além do fundamental que são os contatos->clientes->projetos. Qualquer coisa como "dane-se tudo, vou abrir uma empresa amanhã" vai acabar dando em resultados não muito agradáveis, incluindo tanto até em ficarmos na posição do que está sendo discutido no outro tópico (Pessoa ou Recurso), como em ser apenas mais uma empresa que só sobrevive* no mercado.
havia uma notícia publicada no Globo (perdi o link ) a respeito de uma pesquisa sobre esse tema, que concluiu que pelo menos 85% das empresas de informática existentes apenas sobrevivem no mercado, enquanto que apenas a grande minoria faz algum empreendimento de verdade, se preocupa com o seu segmento de mercado, faz algo para ajudar a evoluir tecnologias/processos/etc.
[editado] “grande minoria” ficou estranho… mas deu pra entender né
F
fabio.patricio
Olá,
ter um negocio != ter empresa
A pessoa realmente tem um negocio quando tem pessoas trabalhando pra ela, quando o trabalho nao depende dela 100% para ser feito ai sim o cara pode dizer que tem um negocio. Se o negocio do cara depende 100% dele da pra dizer que voce é seu proprio empregado.
Por mais que o cara seja bom um unico profissional tem um limite de ganho por mes e isso imagino que todos saibam.
]['s
Paulo_Silveira
O Steve Pavlina é o próprio contra exemplo disso… claro que é dificilimo
saoj
Eu não acho suicídio, mas acho bem ruim mesmo. Porque no final das contas vc vai ser quase como um empregado normal e vai ganhar menos e ter menos segurança. E quando um projeto de 6-12 meses estiver acabando? Como vc imenda outro?
Tem que ter um departamente de relações públicas, skill que a maioria dos bons profissionais de informática não possuem.
O que eu acho válido é trabalhar duro durante 5-10 anos e juntar diheiro. Eu sei que juntar dinheiro é difícil pra caramba, mas só depende de vc. Vc é que define suas prioridades. A partir do momento que a sociedade, família, namorada, etc define suas prioridades vc tá perdido, pelo menos financeiramente. Sei que não é fácil, todo mundo quer casar, comprar uma casa, ter uma mulherzinha garantida e essas coisas, mas há de se controlar os gastos.
Daí com um dinheiro guardado vc consegue ficar um tempo coçando e escolhendo projetos. Sem estresse. Pode até se aventurar em alguma empresa ou negócio virtual. Pode fazer um projeto Open Source maneiro. E por aí vai…
MarcioTavares
fabgp2001:
A pessoa realmente tem um negocio quando tem pessoas trabalhando pra ela, quando o trabalho nao depende dela 100% para ser feito ai sim o cara pode dizer que tem um negocio. Se o negocio do cara depende 100% dele da pra dizer que voce é seu proprio empregado.
Qual é a definição para negócio e para empresa?
De qualquer forma, acho que é irrelevante para o tópico. Dá pra usar um termo ou outro de forma mais genérica.
Ironlynx
Argh!Nem me fale em abrir empresa… hj fui dar uma olhada nos custos…542 reais(incluso 15,33% de impostos + contador) mês de 2400 faturados…tô amarelando… :roll:
Eh, penso nisso… mas para um negócio virtual dar certo tem que ter um puta senso de oportunidade, criatividade e alguma sorte tb…
danieldestro
Trabalho como consultor, ganho bem pelo que faço e gosto da flexibilidade. Porém sinto que ficarei limitado num futuro de médio a longo prazo.
Mas não me vejo no mesmo lugar por muito tempo. Estou cursando um MBA e isso só instigou e motivou meu espírito empreendedor, que a grande maioria das pessoas não têm. Além de me abrir os horizontes.
Sugiro a todos aproveitar dos 20 aos 30 anos para ganhar dinheiro. É o que estou tentando fazer. Ganhar, e claro, POUPAR. Leia livros que ajudem (Pai Rico Pai Pobre, O Homem Mais Rico da Babilônia, Os Axiomas de Zurique, além de outros). Aprende a investir em fundos, no mercado financeiro e de ações. Fale de finanças e economia com amigos, como se estivesse falando de futebol. Você verá que ganhar dinheiro não é tão difícil, desde que mantenha uma disciplina e aprenda que juros compostos ou te ajudam ou te matam (antes de financiar algo, faça as contas).
Agora estou num momento de estudar a viabilidade de um negócio que opera via internet. Comércio mesmo (venda de produtos). Distribui uma pesquisa de mercado bem direcionada e estou esperando as respostas pra levantar estatísticas para o estudo. Vejo boas possibilidades, e acredito que se você tem capacidade para criar seu próprio negócio, a vida será mais recompensadora.
Além do que, no Brasil, as empresas te possibilitam ganhos melhores do que como pessoa física, do ponto de vista de taxação de impostos. Quando você é CLT, você perde cerca de 30% na fonte. Como PJ a coisa melhora. Mas como empresa de Lucro Real, você pode abater todos os gastos que puder e pagar IR somente se der lucro, ou seja, pague tudo o que puder (seu carro, aluguel, telefone etc) e ainda não pague impostos. Isto é LEGAL!
Roger75
Eu acho que cada pessoa tem que fazer a atividade que lhe traga uma certa satisfação e, é claro, certo retorno financeiro.
Conheço uma pessoa que passou num concurso público concorridíssimo, que estudou uns 2 anos direto só pensando na prova. Hoje essa pessoa está tranqüila, pois tem estabilidade e o trabalho é relativamente sossegado. Mas engana-se quem pensa que só vai ficar coçando o saco, pois, apesar de tranqüilo, é um trabalho como qualquer outro.
Por enquanto estou trabalhando nessa área de informática porque eu gosto quando um projeto dá certo, realmente dá muita satisfação quando você vê que o sistema em que atuou está trazendo benefício a alguém, seja facilitando o trabalho dela ou até mesmo gerando oportunidades profissionais, através desse sistema.
Eu tenho certa dúvida se teria essa satisfação profissional trabalhando como funcionário público, mas a hipótese de prestar algum concurso futuramente eu não descarto, pois nessa nossa área de atuação as coisas mudam muito rápido e você não sabe o que pode vir amanhã.
Também penso em juntar dinheiro e aprender a investir no mercado financeiro, acho que deve ser melhor que abrir um comércio próprio.
Rafael_Nunes
É meu projeto de vida também, ser meu próprio chefe.
Só ainda não faço idéia de como e o que fazer. Por enquanto só estudando possibilidades.
Já não me vejo como funcionário público, acho que o excesso de estabilidade me acomodariae me frustaria.
marcelomartins
Luca:
Olá
Há 2 maneiras de se ter trabalho por um longo tempo na vida.
Emprego público com estabilidade
Negócio próprio
Todas as outras hipóteses representam sério risco de se ficar sem trabalho ainda em uma idade com muita energia e criatividade.
A hipótese 1 é arriscada em termos de realização profissional. Pode causar frustrações.
A hipótese 2 acaba levando o empreendedor a fazer TUDO menos aquilo que ele mais sabia quando abriu o negócio. Porém a gente sabe que dinheiro não ganha quem faz e sim quem manda fazer. Então na hipótese 2 se corre o risco de terminar a vida muito bem sucedido e poder no futuro, enquanto estiver jogando golfe, lembrar dos primeiros 10 anos de sacrifício.
PS 1: Aprendi com um amigo meu judeu: “Uma coisa ruim que pode acontecer na vida de um judeu é arrumar um bom emprego”
Concordo 100%, sem tirar nem por. A melhor maneira de viver em perigo de ficar sem dinheiro é tendo um emprego.
E é sempre bom lembrar que enquanto setamos trabalhando como empregado, trabalhamos para enriquecer outra pessoa. E uma das regras para ganhar dinheiro é “cuide do seu negócio” não do negócio de outra pessoa.
_fs
Achei o texto extremamente exagerado, mas ainda assim muito bom.
É importante ter em mente que o objetivo da coisa toda é ser feliz, não ganhar dinheiro. Se a segunda leva à primeira, ok.
marcelomartins
Ah, tem uma frasesinha muito boa:
Só fui descobrir o que era realmente ter um chefe idiota quando virei meu próprio chefe
A
agsilva
Trabalho independente, e muitas vezes perco projetos por causa de apenas um em que me atolo. Quando se tem uma empresa com funcionários, isso não acontece, mas as responsabilidades são maiores. É inevitável que você irá ficar numa salinha fechada, sozinho, contabilizando planilhas e cuidando de sua grana, enquanto uma secretária pega projetos e currículos e despacha pessoas que pensam que lá, é uma assistência técnica. Os desenvolvedores também, todos em uma grande sala, divididos apenas pela concentração.
Normalmente você não terá mais tempo pra programar. O máximo, acho eu, é que você irá conferir os requisitos de projeto, ou aquela modelagem. Você vai sentir tanta vontade de programar/modelar/participar que vai conseguir achar erros em tudo. Mas é normal.
Bom, o que eu acho: Ser empresário é difícil, difícil pra caramba, especialmente quando você abandona o que ama pra contabilizar coisas e cuidar de dinheiro diretamente. Isso é pra quem gosta. E também pra quem gosta de se aventurar.
Minha vida independente está chegando ao fim, pretendo trabalhar para uma empresa, ver os benefícios, etc. Se um dia eu terei minha própria empresa eu não sei. Vai depender de muitos fatores.
[]s.
Rafael_Nunes
Em que sentido?
Grinvon
Não vou muito com a cara de emprego público, acho que é bom para aquele profissional que não quer se atualizar, se arriscar e ficar parado ganhando uma boa grana. Claro, existe exceções, e essas fazem por merecer.
Abrir uma empresa acredito que é uma boa escolha, mas somente para aqueles que já tenham um know how no mercado que deseja abrir, e com uma certa estabilidade também.
Uma coisa é certa, você sendo empregado nunca ficará rico, pode viver bem de vida, mas rico, never.
_fs
Rafael, há exceções, milhares delas. O autor trata o pior cenário possível como o geral. Como se todos os assalariados fossem ou burros ou inteligentes preguiçosos.
Paulo_Silveira
Muita gente que trabalha nas universidades publicas, petrobras, orgaos grandes, acabam se satisfazendo MUITO mais, ja que muitas vezes tem mais liberade de desenvolver do que dentro de um banco. Essa sua definicao de funcionario publico é BEM desatualizada.
danieldestro
Petrobras é uma empresa de capital aberto. É pelo menos uma empresa de capital misto. Longe de ser uma repartição pública.
renatosilva
Pô, se liga, Petrobras te dá participação nos lucros
IMHO existem muitas empresas públicas BOAS pra trabalhar, mas também muitas PÉSSIMAS, nem falo…
lucao
Vocês acham que vale a pena trabalhar com pesquisa em uma universidade ?
Z
ZehOliveira
Financeiramente não. A não ser que você seja diretor do departamento ou um professor altamente graduado e esteja orientando vários alunos em vários projetos.
Luca
Olá
Sim, mas tem que fazer mestrado e doutorado para chegar a professor titular da USP, UFRJ ou similar.
[]s
Luca
luiz_ross
Paulo Silveira:
Diferente do projeto que usa jdk 1.3 em um grande banco que possivelmente 90% dos gujeiros estao participando.
Por favor Paulo, não generalize e não dê números de algo que talvez vc desconheça. A impressão é que tenho é que houve uma pequena discriminação com quem trabalha no meio bancário. Já tive experiência na área bancária a alguns anos, depois fui pra área de telecom e voltei pra área bancária novamente, na qual estou atualmente. O que tenho a dizer é que alguns dos motivos pelo qual eu voltei a trabalhar neste meio, mais especificamente no banco o qual estou hoje, foi justamente o aprendizado e a oportunidade de trabalhar com novas tecnologias que iria ter, e estou tendo atualmente. Só pra conhecimento, tecnologias como JSF, Hibernate, Spring, desenvolvimento de plugins pra o eclipse, entre outros, são algumas das tecnologias na qual o grande banco que usa jdk1.3 que é o que talvez vc possa estar se referindo. E só mais uma coisa, essa porcentagem que vc indicou passa longe, bem longe da realidade, pelo menos onde trabalho.
E
edpipole
hauahuahauhauha…
fala Luiz… como vc esta?
Cara…rs… no ultimo projeto que trabalhos para um banco(CAIXA) não podiamos usar nem reflaction lembra? como era gostoso ficar setando os valores do form do struts nos VO’s ??? rs…
vai me disser que ai no bradesco, bradesco né? vc pode usar JSF?
e não deve ser mais de SDK 1.4… estou certo?
A
agsilva
Pra mim, só se fosse no exterior. E não é só no lado financeiro, não. Lá, a coisa anda mais, porque não são tão burocráticos como no Brasil. Lá, a coisa anda mais, porque tem mais investimento em pesquisas.
Ah, quanto ao dinheiro, lá se ganha muito mais com isso do que trabalhando normalmente para uma empresa (dependendo do porte desta, claro). E só o prazer de você estar criando projetos de pesquisa, já compensa. Eu acho um saco desenvolver sistemas comerciais.
O que eu quero mesmo: ou trabalhar com projetos de pesquisa, ou trabalhar em empresas que desenvolvem serviços como o Google ( :shock: ). [EDITADO]: Ou seja, sem aquela mesmice, mas sim, sempre com projetos desafiadores.
:arrow: Na EP o professor atuará na área de Engenharia de Produção. A vaga é para o cargo de Professor Titular, em regime de dedicação integral com um salário inicial de R$ 7.933,47. http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=11272
:arrow: Professor Titular, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) NA DIVISÃO CIENTÍFICA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, com salário de R$ 7.933,47 http://www.google.com.br/search?q=salario+professor+titular+usp
[]s
Luca
boaglio
Li o texto só hoje e achei meio radical… algumas coisas ele tem razão mas outras que ele crucifica em um trabalho, estando independente poderia ser até pior.
Algumas vezes ele compara o empregado a um animal de estimação, que só obedece ordens e é limitado pelo seu chefe, que o seu aprendizado é limitado e tal. Talvez numa empresa grande e tal… mas numa empresa média e pequena isso é mentira. Tudo que eu sei de Oracle eu aprendi no trabalho e sou muito grato por ter recebido salário por isso.
Ser também “independente” é arriscado, você precisa ter uma grana de reserva para os períodos sem projetos, isso sem falar quando você não leva calote que por confiança demais da sua parte achou que não havia necessidade de fazer um contrato.
Outra coisa, uma pessoa submissa pode até ser pau mandado no trabalho, mas consegue ter ser salário e se for um bom profissional e tiver o reconhecimento pela equipe pode ter um vida no trabalho confortável. Mas essa mesma pessoa submissa não sobrevive muito sendo independente… ela pode dar sorte e pegar um cliente só confiável, mas logo logo numa negociação ela dança, ou toma um calote e aí cadê a grana pra pagar as contas do mês?
Claro que eu estou sendo meio crítico pq “já estive lá” e só levei ferro por não estar preparado. Talvez algum dia eu volte, pois como o Paulo falou corretamente, e X anos receberei de salário os mesmos X reais por hora, talvez um pouco mais. Mas visando cargos gerenciais a coisa muda, mas infelizmente nessa área temos o QI que não dá pra competir.
Roger75
O texto é bom para te dar uma idéia de abrir os horizontes, pois acho que somos muito condicionados, desde pequenos, a fazer o seguinte: você estuda, passa no vestibular, faz faculdade, termina e arranja um emprego em que vai ficar para o resto da vida.
Antigamente podia ser assim, mas hoje o mercado e as relações de trabalho estão muito diferentes.
Uma coisa que eu li no texto e que eu gostei foi o fato de que muitas vezes fazemos um serviço para a consultoria X, que por sua vez presta serviço para o cliente Y, quando na verdade poderíamos prestar o serviço diretamente para o cliente e receber mais. O único porém é que muitas vezes a única forma de conseguir prestar o serviço para este cliente é através da consultoria X.
Outro ponto relevante do texto é que, trabalhando como empregado, nada impede que algum dia a empresa em que você trabalha te dê um pé na bunda e te digam: “Você está demitido”, que nem naquele programa do Aprendiz. Alguns chefes parecem que tem até um prazer sádico em fazer isso, e abrindo o seu próprio negócio você não terá este problema pois será você mesmo o seu chefe.
Mas acho também que a decisão entre abrir o próprio negócio ou trabalhar como empregado depende também da situação em que a pessoa está, pois, por exemplo, se você já tiver mulher e um monte de filhos pra sustentar não vai querer arriscar muito.
rodrigo_flausino
Parece que vai ter uma reportagem interessante no Globo Repórter hoje a respeito de trabalhar sem chefe.
soaresinfo
Para mim, o cara só está tentando justificar seu ócio, ele próprio admitiu que gosta de não fazer nada. Não vi nada no texto que mostra que tem mais vantagens ficar sem emprego do que trabalhar.
A
agsilva
Bom, acho que pra dar certo sem emprego, tem que ter planejamento, muito planejamento. Você simplesmente abandonar o emprego pra seguir carreira solo ( ) não dá, você fica perdido, sem projetos.
Basicamente o que eu fiz foi fazer um acordo com uma loja de assistência técnica daqui, isso mesmo, assistência técnica. É incrível o tanto de gente que vai na loja deles, não pra arrumar computador ou comprar peças, e sim, pra fazer sistemas, projetos, etc., o que eles não fazem.
Eu tenho grandes contatos num certo lugar que não vou citar o nome, e que lá sempre dá pau nos computadores, ou melhor, sempre tem computador pra arrumar, etc. Então, o que fiz? Junto com o dono da assistência técnica, que também é um amigo, fizemos um acordo: eu recomendo os pcs deste tal lugar pra loja dele, e ele me fornece projetos.
Então, é questão de planejamento. É muito arriscado querer sobreviver apenas de NOME, ou seja, uma empresa/cliente gostou do seu projeto, recomenda pra outro, e assim vai. É difícil. O que tem de ser feito, é PLANEJAMENTO.
PS.: Hoje vai passar alguma coisa no Globo repórter sobre independência profissional.
[]s.
danieldestro
Boa! Vou assistir. (triste fim para sexta a noite).
“Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro”.
Me considore uma pessoa de idéias, empreendedor. Mas eu esbarro em duas coisas: 1) meu trabalho não me possibilita me dedicar a outra coisa; 2) investimento financeiro.
É possível superar os dois, porém, além de planejamento e dedicação, tem que haver uma ruptura muito abrupta da vida atual.
Mas estou tentando contornar para, um dia, ter essa mudança gradualmente e sem grandes problemas.
Pelo menos de vez em quando a Globo passa algo interessante.
A
agsilva
Tá brincando. Jô Soares todo dia.
Bom, sobre o assunto real, só complementando o que eu disse no último post neste tópico:
Muita gente tem medo de largar o emprego por achar que estará menos seguro. Mas eu acho que é mais fácil você ser demitido do que ficar sem projeto (claro, isso com um bom planejamento ). Você sendo independente, poderá crescer tanto que um dia, irá precisar abrir uma empresa e contratar alguns funcionários (o que eu não gostaria pra mim, já que consequentemente, eu iria pra mesinha de contabilidade ). Ah, claro, isso tudo com um bom planejamento. :roll:
A responsabilidade de ser independente é grande. Você tem um projeto inteiro pra fazer sozinho. Muitas vezes você esquece e fica até as 9 da noite trampando, perde alguns sábados de manhã, etc.
Mas eu acho que o emprego fixo também tem seus contras.
[]s.
MarcioTavares
danieldestro:
1) meu trabalho não me possibilita me dedicar a outra coisa; 2) investimento financeiro.
É possível superar os dois, porém, além de planejamento e dedicação, tem que haver uma ruptura muito abrupta da vida atual.
Mas estou tentando contornar para, um dia, ter essa mudança gradualmente e sem grandes problemas.
Preciso, Daniel.
Há alguns meses atrás eu perdi uma boa oportunidade de talvez abrir um pequeno negócio próprio por medo. Medo dos meus futuros sócios, medo meu, justamente por causa dessa mudança abrupta. Principalmente porque ainda não tínhamos certeza de fechar com um cliente, que seria o nosso primeiro, e como o negócio não andou, ninguém quis arriscar e cada um foi pro seu canto (emprego).
Um dos principais pontos, senão o principal, é esse mesmo, da mudança abrupta. Geralmente muitas coisas precisam dar certo, todas ao mesmo tempo, para que haja esse empurrão para a coragem. Se qualquer um dos fatores não der certo, no momento exato, vai tudo por água abaixo. Pelo menos foi com essa imagem que eu fiquei na cabeça, e pode ser realmente que eu tenha criado uma imagem errada a respeito disso.
No final das contas eu acho que é praticamente impossível passar por essa mudança de uma forma tranquila, sem que haja a ruptura.
boaglio
danieldestro:
Sugiro a todos aproveitar dos 20 aos 30 anos para ganhar dinheiro. É o que estou tentando fazer. Ganhar, e claro, POUPAR. Leia livros que ajudem (Pai Rico Pai Pobre, O Homem Mais Rico da Babilônia, Os Axiomas de Zurique, além de outros)
Finanças Pessoais:
[color=red][já li][/color] Pai Rico Pai Pobre - Ajuda na educação financeira pessoal.
[color=red][já li][/color] O Homem Mais Rico da Babilônia - Ajuda na educação financeira pessoal.
Mercado Financeiro:
[color=red][vou ler][/color] Os Axiomas de Zurique - Ajuda a quem quer operar no mercado financeiro (investimentos).
Empreendedorismo:
[color=red][vou ler][/color] Segredo da Luisa - É uma estória de uma mulher que abriu uma empresa. Você vê todos os caminhos e passos necessários no empreendedorismo.
[color=red][talvez leia][/color] A Estratégia do Oceano Azul - Estratégia empresarial, principalmente para criar novos mercados e, portanto, vencer a concorrência.
Os outros eu não li e nem possuo o livro, mas quero ler alguns. São boas recomendações que recebi.
Rafael_Nunes
boaglio:
Valeu danieldestro!
Dessa lista quais são os seus preferidos e por que?
Não foi exatamente para mim a pergunta, mas meus 2 cents:
Os que mais gostei foram ‘O homem mais rico da Babilônia’ e ‘Axiomas de Zurique’.
O primeiro por te ensinar a se educar financeiramente, aprender a investir e considerar isso no seu plano de gastos mensais.
E o segundo por te ensinar a não ter medo de arriscar, as vezes soa um tanto inconsequente, mas também mostra como não se acovardar.
danieldestro
Sobre O Monge e o Executivo, eu li e gostei. Porém, ao contrário dos outros, não é sobre finanças, mas sobre gestão de pessoal. Ensina sobre a essência da liderança e o que é ser um lider.
cv1
Festa do livro de auto-ajuda!
Algum dos autores desses livros eh comprovadamente podre de rico? Aceito ate um numero 10000 na lista da Forbes, mas qualquer coisa abaixo disso, desconfie - o autor ta ficando rico as custas da sua babaquice
marcelomartins
cv:
Festa do livro de auto-ajuda!
Algum dos autores desses livros eh comprovadamente podre de rico? Aceito ate um numero 10000 na lista da Forbes, mas qualquer coisa abaixo disso, desconfie - o autor ta ficando rico as custas da sua babaquice ;)
Sim, os livros de auto-ajuda servem para enriquecer, o autor.
Mas nem por isso eles deixam de ter seu valor, já li a maioria dos livros citados e recomendo todos eles, não como verdades abolutas mas como fonte de novas idéias.
Não acho que alguem vai ficar podre de rico porque leu algum desses livros, mas é bem provavel que ajude a ter uma vida mais tranquila, principalmente os conceitos financeiros que muita gente desconhece.
F
fabio.patricio
Nao sei se o autor do Pai Rico Pai Pobre esta/ ja esteve na lista da Forbs, mas pelo que sei o cara é rico sim tanto que o livro é baseado na trajetoria dele como empreendedor.
Cv,
Mas tambem seria bom definir o conceito de rico. Rico é ter muito dinheiro mas nao conseguir viver 10 anos sem trabalhar ou rico é nao ter muito dinheiro mas viver a vida toda de rendas?
Essa é uma questao que no Pai Rico Pai Pobre é levantada.
]['s
Rafael_Nunes
cv:
Festa do livro de auto-ajuda!
Algum dos autores desses livros eh comprovadamente podre de rico? Aceito ate um numero 10000 na lista da Forbes, mas qualquer coisa abaixo disso, desconfie - o autor ta ficando rico as custas da sua babaquice ;)
Eu parto deste princípio na maior parte das vezes também, só aceito conselhos financeiros de quem ficou rico fazendo o que me aconselha.
Também tenho um baita pré-conceito em relação a auto-ajuda, tanto que relutei ao máximo em comprar ‘Pai rico…’, apesar de soar mesmo como auto-ajuda a maior parte do livro, tem umas dicas legais a respeito de educação financeira.
'O homem mais rico da babilônia, é mais um estilo parábola, dá pra notar que grande parte do livro ‘Pai rico…’ foi copiada dele.
‘Axiomas de Zurique’ tá beeeem longe de ser auto-ajuda, tá mais pra ‘Se você tem medo de apostar, você é um maricas borra-botas’.
Quanto aos outros sugeridos, continuo com o receio da cara de auto-ajuda deles.
Lembro que o Rafael Steil havia sugerido um de mercado de ações num dos tópicos que se perdeu, alguém se lembra?
Rafael_Steil
Nao exatamente isso - ele nao te chama de maricas, apenas diz que, se vc nao quer arriscar, que fique na corrida dos ratos eternamente.
Rafael Nunes:
Lembro que o Rafael Steil havia sugerido um de mercado de ações num dos tópicos que se perdeu, alguém se lembra?
Qualquer livro do Alexander Elder. O primeiro lancado foi o “Como se tornar um operador e investidor de sucesso” (Trading for a Living) e o outro eh o “Aprenda a operar no mercado de acoes” (Come into my trading room).
Ambos excelentes. O primeiro eh mais tecnico que o segundo.
Rafael
Z
ZehOliveira
Pai Rico Pai Pobre tem algumas boas idéias, algo que daria pra escrever um folheto de 10 folhas ou fazer uma boa apresentação. Aí o autor escreveu um livro enxendo mais lingüiça que açougue e usou a sua capacidade de vender pra fazer dele um best seller.
Se a pessoa ler um resumo do livro, sai com a mesma experiência de quem leu o livro todo. As histórias que ele conta são muito maçantes e repetitivas, assim como as lições. Parece que ele tenta vencer o leitor pelo cansaço. Como ele mesmo diz no livro, ele é um bom vendedor de livros e não um bom escritor.
Depois desse, deixei os livros de auto-ajuda de lado. Tou com o Monge e o executivo, mas sem a menor vontade de ler.
danieldestro
A maioria desses livros pode ser escrito como uma tábua parecida com “Os dez mandamentos de Deus”. Porém o autor floreia e cria estórias para vender.
É como a idéia de casa própria. Se você comprar hoje, um Apê de 100 mil reais, você deixa de pagar aluguel. Porém, se investir esses mesmos 100mil em um rendimento de 1% ao mês, terá ao menos mil reais mensais. Você ainda pode alugar um Apê de padrão melhor e ainda sobra dinheiro. Vale mesmo ter um imóvel próprio? É só um exemplo!
cv, não seja tão recalcado. Obviamente esses caras não são os mais ricos do mundo, mas dão boas dicas que muitas vezes não nos damos conta. Ou você acha que Warren Buffet iria discorrer sobre a vida e a fortuna dele? (WB é o segundo mais rico do mundo).
boaglio
A editora sim tá ganhando, o autor, nem tanto.
J
julianostr
Os livros de auto ajuda, só pelo nome, já dizem tudo.
AUTO-AJUDA MALANDRO !
Acorda! Tira essa traseiro gordo da cadeira, desliga o controle remoto e vá lá fora realizar teus sonhos pessoais, financeiros e etc.
Os livros do Lair Ribeiro, eu já li 2 e não fiquei mais rico por causa deles, mas gosto mais de dinheiro agora do que com 20 anos…
Dinheiro hoje em dia é tudo, é o que move cada traseiro que sai da cama e vai encarar o trampo diariamente. Sem dinheiro ninguém enche barriga nem sustenta família.
Se a pessoa vive de caridade, alguém comprou a comida, então, teve grana no meio da jogada. Criança esperança? Mais grana…é isso aí…
rodrigoy
Vou dar os meus 2 cents, acho que posso dar a minha opinião já que estou passando “para o outro lado”.
Já sou empresário a algum tempo, mas nos últimos 2 anos investi bastante tempo na minha empresa de treinamentos. E como a galera falou aqui, NÃO é fácil! Acho que tem uma pesquisa que diz que 80% das empresas fecham no primeiro ano de atividade. A responsabilidade é grande, mas o problema não é cuidar dos seus colaboradores a responsabilidade é cuidar dos seus clientes. No momento, posso dizer para vocês que trabalho de 12 a 16 horas por dia, no sábado também.
Agora tem o lado bom: você faz o que VOCÊ quer, são as suas regras, se der errado a responsabilidade é só sua. Outra coisa boa é que você não perde a motivação, você vê que o seu rendimento é 1000 vezes maior como empresário do que quando é empregado. Algumas vezes as coisas dão certo por sorte.
Opiniões de livros:
Pai Rico, Pai Pobre: é marketeiro sim, mas os conceitos são válidos e é uma leitura rápida. Acho que eu lí em 1 ou 2 dias.
Anxiomas de Zurique: para brasileiro é leitura obrigatória, pois não nos é ensinado nada sobre RISCO nas universidades. Brasileiro sai da escola para arrumar um bom emprego.
O Monge e o Executivo: é marketeiro, pra mim que já estudei bastante de teologia foi praticamente insuportável descobrir só na página 60 que o autor iria falar sobre o modelo de liderança de Cristo. Charles Swindoll já escreveu sobre isso 20 anos atrás (só que num livro que não é marketeiro).
Um Mundo sem Empregos: eu gosto, dá uma visão que acontece muito na nossa área (terceririzações, contrados PJ e etc…). Concordo muito com o autor que diz há muito trabalho, mas pouco emprego…
Só para mostrar um pouco de cultura inútil, há paralelos espetaculares entre finanças/economia e projetos de software. Na minha opinião o Agile Manifesto é a aplicação da Teoria da Reflexividade (George Soros) no desenvolvimento de software.
Bom, no geral, nenhuma leitura é ruim… depende da mente de quem lê…
Muito boa essa conversa, só fico assistindo de longe procurando aprender mais, sou muito descontrolado financeiramente. Que livros vocês recomendam para uma pessoa totalmente ignorante na educação financeira e no mercado de ações como eu ?
Z
ZehOliveira
Todos que foram citados nessa thread.
danieldestro
Sempre fui um comprador meio “compulsivo” (apesar de compulsivo ser um pouco forte).
Porém sempre gastei dentro dos meus limites, ou seja, gastar menos ou igual o que se ganha. Fiz poupanças programadas e consegui fazer três ótimas viagens na vida.
Agora estou poupando legal, pensando no futuro. Consigo guardar quase 30% do valor bruto que ganho. E ainda tenho um renda extra mensal com meu hobby. Mas essa última eu uso mais como extra para jantar, sair e outras coisas.
Essa minha poupança eu sempre invisto, seja num fundo, ações ou num negócio lucrativo.
O ponto chave é você saber controlar os gastos e não exagerar. Ostentar, menos ainda. Ricos de verdade não ostentam.
Caiba dentro do seu orçamento e guarde PELO MENOS 10% (dízimo) do que ganha. Não use essa grana para nada, ela será seu futuro. Invista ela, parte num fundo, ações etc. Viva com no máximo 90% do que ganha (isso inclui aluguel, comida, viagens, passeios e outros).
Evite pagar juros, empréstimos e financiamentos. Faça as contas. Muitas vezes vale a pena poupar por um tempo e pagar a vista.
A tempo. Quem quiser, pode assinar a lista do Yahoo!, Pai Rico Pai Pobre ([email removido]). O pessoal dá dicas e discute coisas legais.
rodrigoy
O negócio para saber administrar é ter um estilo de vida compatível com o que você ganha. Se vc ganha 3.000 ainda não dá para andar de Audi A3.
O negócio é saber controlar. Faça uma planilhinha excell com o seu planejamento anual, e depois acompanhe a cada 15 dias se seu planejamento está indo bem, fazendo uma conciliação bancária. É importante você saber aonde seu dinheiro está indo, aí você vai ver as besteiras que faz. Vc sabe que eu sei exatamente aonde foi cada centavo que ganhei desde 1997? Pois é, depois que você começa a saber aonde vai o dinheiro essa planilha acaba te cobrando…
Outra coisa importante. Aproveitem enquanto vocês são jovens. Faça uma previdência privada. Pegue uma parte do seu salário e faça de conta que ele nem existe, coloque como débito automático. Faça um VGBL, PGBL agora. Eu começei o meu quando tinha 21 anos, devia ter começado com 18. Vou me aposentar com 51 anos ganhando um bom dinheiro. Se você com 20 anos paga 150 reais, com 50 anos e sem risco vc já juntou meio milhão no mínimo.
Luca
Olá
É por não coisas assim que eu não vou para frente nem dando topada.
[]s
Luca cada vez mais duro principalmente neste ano que não ganhei quase nada.
G
GECOM
8)Tudo depende de sua determinação e qualificação eu vivo como consultor de empresas, e vivo muito bem, nem em sonho troco meu trabalho, pois além de não haver rotina, poucas profissões me dariam o estilo de vida que tenho.!!!
I
info_god
Rafael Nunes:
É meu projeto de vida também, ser meu próprio chefe.
Só ainda não faço idéia de como e o que fazer. Por enquanto só estudando possibilidades.
Já não me vejo como funcionário público, acho que o excesso de estabilidade me acomodariae me frustaria.
Tenho esse mesmo pensamento. A maioria dos meus amigos e até familiares querem q eu faça um concurso publico, mais eu não faço justamente pela acomodação e futuramente frustação. Gosto de agir, conhecer, estudar, crescer e sendo funcionario publico pra crescer só pagando pau pra algum chefão do crime.