[OT] HDs IDE x Serial ATA

Pessoal, alguem poderia explicar de forma rapida as vantagens/desvantagens desses modelos de HD??

preciso comprar outro HD p/ mim, mas onde costumo comprar soh tem esse modelo ATA…eh melhor q IDE??

valew

Pelo que eu sei o ATA é muito mais rápido do que o IDE.

Abs,
Rafael

IDE - é o nome “antigo” da ATA. Normalmente associada a discos fabricados antes de 1995.

ATA - é o nome “novo” da interface paralela para discos (sabe aquele cabo largo - ou “flat cable” - que tem dentro do seu computador? ). Existe nas variedades ATA -16, ATA-33, ATA-66, ATA-100, ATA-133 (do ATA-66 em diante requer um cabo com 80 fios em vez de um cabo com 40 fios). 16, 33, 66, 100 e 133 são as velocidades máximas de transferência em MB/s. (Na verdade o disco normalmente não consegue transferir continuamente todos esses dados de uma vez; essa é uma velocidade máxima).

Serial-ATA - É uma versão “serial” dessa interface para discos. Ela começa em 150 MB/s mas está prevista para alcançar velocidades maiores. Em vez de usar um cabo largo, usa só um cabinho não muito comprido (não chega a 70 cm) com um conectorzinho de plástico, menor que o conector USB.

Diferenças:

• Para usar um disco Serial-ATA você precisa gastar um pouco mais, e precisa ter uma placa-mãe que suporte Serial-ATA.
  • A velocidade máxima de transferência é um pouco maior, mas não é assim tão relevante. Na verdade, procure saber se o seu disco tem um “cache” interno grande (> 4MB), e se tem pelo menos 7200 RPM.
  • Hoje em dia já vi umas placas-mãe (Intel 975) que suportam somente 1 disco ATA (normalmente um gravador de CD ou DVD - essas mídias óticas normalmente não estão disponíveis com Serial-ATA), e os discos rígidos devem ser obrigatoriamente Serial-ATA.
  • Para mais detalhes, veja os sites de hardware, como o Clube do Hardware ( www.clubedohardware.com.br ), o Tom’s Hardware ( www.tomshardware.com ) ou o Anandtech ( www.anandtech.com.br )

Conclusão:

• Se puder gastar um pouco mais, e se você tiver uma placa-mãe que suporte Serial-ATA, compre um disco Serial-ATA.