[OT] Notícia da Hora

[size=“18”]IBM E MYSQL AB ALIAM-SE EM VENDA DE SOFTWARE DE BANCO DE DADOS[/size]

por Jim Finkle

BOSTON, Estados Unidos (Reuters) - A IBM planeja começar a vender produtos da rival de menor porte MySQL AB, uma produtora de software de banco de dados livre que é usado por sites como Yahoo, Google e YouTube.

Executivos da IBM, segunda maior produtora de software do mundo, e da MySQL disseram à Reuters que vão anunciar uma parceria de marketing e tecnologia nesta quarta-feira durante a conferência de usuários do MySQL, que acontece em Santa Clara, na Califórnia.

A MySQL AB é uma companhia privada que desenvolve versões padronizadas do banco de dados de código-aberto MySQL. A empresa obtém receita vendendo acordos de serviços que cobrem atualizações, suporte técnico e manutenção desses programas.

Produtores de software abraçaram o MySQL porque seu código é aberto, o que significa que eles podem copiá-lo e alterá-lo. Isso torna relativamente simples escrever programas que funcionem com esse banco de dados.

O MySQL é um dos mais populares tipos de software de código aberto depois do sistema operacional Linux. O banco de dados compete com os produtos da Oracle e da Microsoft, além de outros fornecedores.

O acordo estabelece que a IBM e a MySQL AB desenvolverão software que torne o MySQL compatível com programas que funcionam nos computadores da linha System i, da IBM, incluindo o próprio sistema de banco de dados DB2, da gigante da informática. A IBM também venderá serviços da MySQL.

Apesar das duas empresas tradicionalmente estarem em terrenos competitivos opostos, a IBM decidiu se aliar à MySQL porque percebeu que alguns clientes querem ambos os produtos, disse Craig Johnson, gerente de produto da IBM.

O DB2 é projetado para lidar com grandes bases de dados que são necessários para suporte de programas de instituições como bancos, agências governamentais e companhias de seguro.

MySQL é mais usado para execução de atividades pela Internet, de sites de todos os tamanhos a programas empresariais.

O número de programas escritos para DB2 é limitado porque é um sistema proprietário que somente funciona com softwares da IBM. Por outro lado, milhares de programas estão disponíveis para o ambiente do MySQL.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1525364-6174,00.html