Srs / Sras, sou um novato em java, escolhi esta lingagem para criar ferramentas na minha area de atuação (Engenharia metal mecânica)
estou com um problema pra resolver o qual descrevo abaixo:
-Tenho algumas figuras que preciso inserir em um espaço pré determinado o velho exemplo da mochila e do container, suponha que
tenho varias caixas de varios tamanhos que precisam ser colocadas num mesmo lugar, o meu problema é parecido com esteque eu só citei esse por ser classico, imagine corte de roupas e/ou chapas de aço preciso alocar varios cortes em um espaço, ou seja, otimizar área.
Galera achei algumas coisas na internet falando sobre o assunto mas nenhuma delas é facil para que eu aplique, alguem pode me ajudar
fiz um exemplo pra que fique mais claro as figuras soltas deveriam entrar nos retangulos maiores a imagem esta anexa.
Otimização de área e espaço usando java
3 Respostas
Srs / Sras, sou um novato em java, escolhi esta lingagem para criar ferramentas na minha area de atuação (Engenharia metal mecânica)
estou com um problema pra resolver o qual descrevo abaixo:
-Tenho algumas figuras que preciso inserir em um espaço pré determinado o velho exemplo da mochila e do container, suponha que
tenho varias caixas de varios tamanhos que precisam ser colocadas num mesmo lugar, o meu problema é parecido com esteque eu só citei esse por ser classico, imagine corte de roupas e/ou chapas de aço preciso alocar varios cortes em um espaço, ou seja, otimizar área.
Galera achei algumas coisas na internet falando sobre o assunto mas nenhuma delas é facil para que eu aplique, alguem pode me ajudar
fiz um exemplo pra que fique mais claro as figuras soltas deveriam entrar nos retangulos maiores a imagem esta anexa.
Cara, nenhuma delas é fácil porque esse tipo de problema não é fácil, a matemática envolvida não é trivial. Eu acho improvável que exista uma API free para isso. A abordagem mais simples que eu imagino é aproximar os objetos para um forma simples: retângulos ou paralelepípedos e depois aplicar um SIMPLEX para encaixar esses objetos mais simples. O problema é que ainda assim você vai ter muito espaço desperdiçado, e mesmo essa solução exige um tempo razoável de elaboração (pra quem não está familiarizado com o algoritmo).
Estou tentando alguns algoritmos porém eu sempre caio em uma perda muito grande como vc disse e sempre as figuras acabam caindo em retangulos e quadrados o que causa esse aumento, eu também reduzi ao maximo o numero de figuras para simplificar o algoritmo (circulo, semi circulo, quadrado, retangulo e mais uma duas ou três formas distintas), agradeço muito seu comentário e sei que esse não é um problema trivial, por isso recorro a vcs é dificil até imaginar por onde começar.
O que você precisa procurar no Google é “fabric cutting optimization” ou coisa parecida.
Achei um artigo que você precisa pagar 35 dólares,
Optimization of manual fabric-cutting process in apparel manufacture using genetic algorithms
Um cara que vende programas que fazem isso é
http://www.tmachines.com/index.htm
Pelo que imagino, você precisa procurar algo como algoritmos genéticos.