Otimização X Produtividade

Um assunto que sempre me chamou atenção foi a otimização e que junto me trouxe grandes duvidas referentes a Produtividade X Otimização, pois cada vez mais vejo grandes empresas lutando por milissegundos que mesmo parecendo pouco tem valores significativos no faturamento final de uma grande empresa ou até mesmo poder de atração para novos usuários.
Acontece que atualmente, temos frameworks que melhoram muito a produtividade de grandes e pequenos projetos, mas quando se pensa em otimização, isso pode ser prejudicial para um site que vira a se tornar grande?
Sei que vários fatores são importantes para agilizar um sistema ou site, mas levando em conta a escolha do framework , ou até mesmo dispensar um framework pode ser uma opção inteligente? Ou a linguagem, que embora dependa muito do potencial do programador, ainda sim existem linguagens que possuem melhor poder para otimização do que a outra?
Ainda sou leigo no assunto, mas estou tentando entender melhor agora para poder desenvolver melhor depois.
Peço desculpas se falei alguma bobagem, mas estou tão intrigado com esse assunto que gostaria de saber a opinião de vocês.
Sei que Java é uma linguagem excelente tanto quanto todas as outras no mercado, cada uma com sua particularidade , mas quando o assunto é otimização quais são as melhores opções no mercado, tanto quanto para linguagens quanto para frameworks?
Creio que esse assunto deve ser levado em conta, pois se você pretende que seu sistema um dia cresça não tem como não levar em conta esse importante fator.

Tem esse post aqui do ViniGodoy que fala sobre performance, mais sobre otimização.

Se você ler, vai ver que a coisa é muito mais conceitual, do que dependente da linguagem.

Não estou dizendo que todas as plataformas são iguais, claro que não, mas sim que em todas as plataformas, os passos para otimização são parecidos, existem técnicas pra isso, o que fazer, como fazer, etc.

Dê uma lida, vê se te clareia um pouco as ideias.