Tenho um servidor Fedora Core 2 com VNC instalado via xinetd, para permitir varias conexoes remotas simultaneas. Entao, gostaria que, ao usuario logar, aparecesse direto a aplicacao desktop Java que desenvolvi. No momento, eles tem que clicar em um link, e ainda ficam com a interface GNOME disponivel para “fucar” em outras coisas como OpenOffice, Mozilla, etc. Queria que ficasse apenas minha aplicacao disponivel em tela cheia. Alguem sabe como fazer isso?
Tenho um servidor Fedora Core 2 com VNC instalado via xinetd, para permitir varias conexoes remotas simultaneas. Entao, gostaria que, ao usuario logar, aparecesse direto a aplicacao desktop Java que desenvolvi. No momento, eles tem que clicar em um link, e ainda ficam com a interface GNOME disponivel para “fucar” em outras coisas como OpenOffice, Mozilla, etc. Queria que ficasse apenas minha aplicacao disponivel em tela cheia. Alguem sabe como fazer isso?
O VNC apenas abre uma conexao para que o usuario acesse remotamente a maquina, certo? Entao o negocio eh fazer a aplicacao abrir da maneira correta no servidor e o problema esta resolvido.
Ta, e como? Sugestao simples: tente, ao inves de abrir o Gnome, abrir direto tua aplicacao. Como fazer varia conforme a configuracao - se voce inicia o X via linha de comando, basta alterar o .xinitrc para abrir tua aplicacao. Mas se for via GDM ou outro *DM, tem que faze-lo abrir a aplicacao como se fosse um dos window managers disponiveis. Vai depender do teu ambiente.
Marcio Kuchma
E
edilmar
Ola,
Eu uso o Fedora Core 2 com o GDM default dele.
Voce sabe qual arquivo tem que mexer para abrir a aplicacao?
kuchma
edilmar:
Ola,
Eu uso o Fedora Core 2 com o GDM default dele.
Voce sabe qual arquivo tem que mexer para abrir a aplicacao?
Provavelmente /etc/gdm/gdm.conf.
Considere tambem, se viavel para o seu caso, utilizar direto a aplicacao, sem o GDM por baixo (deve liberar um pouco de memoria).
Marcio Kuchma
E
edilmar
Agora que voce deu esta sugestao me gerou mais uma duvida: se a pessoa vai usar VNC, vai entrar direto na interface grafica. Sendo assim, como eu faco para nao aparecer a tela do GDM e entrar direto? Configuracao de login automatico do GNOME/KDE/etc?
kuchma
edilmar:
Agora que voce deu esta sugestao me gerou mais uma duvida: se a pessoa vai usar VNC, vai entrar direto na interface grafica. Sendo assim, como eu faco para nao aparecer a tela do GDM e entrar direto? Configuracao de login automatico do GNOME/KDE/etc?
Isso!
A ideia, em teoria, eh essa: voce configura o login automatico e liga a maquina. Ela deve inicializar na tua aplicacao (esqueca Gnome, KDE, etc - tente usar somente a aplicacao). Ai eh soh o pessoal entrar pelo VNC.
Agora se voce quiser que a pessoa entre pelo VNC e entao logue-se, talvez seja necessario um *DM (nao sei se com o VNC voce consegue acessar um console Linux sem X aberto). Enfim - nao posso falar nada muito concreto porque nao fiz isso na pratica, mas teste porque as opcoes sao diversas para o seu caso e alguma com certeza sera satisfatoria.