e ai blz…
kara me parece q apenas o caminho não está correto…
dá uma olhada no meu exemplo e este tá funcionando…
try{/*JasperReport: Representa o JasperDesign compilado. O processo de compilação verifica o design dorelatórioecompilaodesignemumobjetoJasperReport.*/JasperReportrelatorio=JasperManager.loadReport("C:\\eclipse\\workspace\\Agenda de Telefone\\Agenda de Telefone\\relatorio\\ListagemAlerta.jasper");/*DeterminaodriverausarestabeleceumaconexãoJDBC*/Class.forName(driver);Connectioncon=DriverManager.getConnection(url, login, passwd);/*criaostatementdeindicação*/Statementstm=con.createStatement( );/*criaoresultsetdosql*/ResultSetrs=stm.executeQuery( consulta.toString() );/*criaoresultadodosdadosobtidos*/JRResultSetDataSourcejrRS=newJRResultSetDataSource( rs );/*Mapcolocaparametrosprorelatorio*/Mapparametros=newHashMap();parametros.put("nmEmpresa",empresa);/*JasperPrint: Representa o relatório gerado. É criado um JasperPrint a partir de um JasperReport,contendoorelatóriopreenchido,qpreviamentejafoicompilado*/JasperPrintimpressao=JasperManager.fillReport(relatorio, parametros, jrRS); /*exibeoresultadodaimpressãonaprevisualizaçãopadrãoSwing*///salvaoresultadoemumdocumentoPDF//JasperManager.printReportToPdfFile(impressao, "ListagemAlerta.pdf");JasperViewerviewer=newJasperViewer(impressao, false);viewer.setTitle("Visualizando o Relatório de ???????");viewer.show();/*fechaaconexão*/con.close();System.out.println("FIM***");} catch (Exception e) {JOptionPane.showMessageDialog(null, "EXCEPTION AO GERAR RELATÓRIO ","Classe do Relatório",JOptionPane.WARNING_MESSAGE);}
o HashMap é pra ti enviar por exemplo uma variavel (como parametro) para o relatorio no meu exemplo estou enviando o nome da empresa…
claro tem q criar ela antes no ireport…
falou…
[size=“11”]
[color=“red”]
Editado: Lembre-se de usar BBCode em seus códigos para mantê-los identados e mais legíveis para outros usuários - Matheus[/color]
[/size] :joia: