Ouvir teclado

Olá pessoal, a dúvida é a seguinte:

Tenho uma aplicação rodando em uma máquina. Essa aplicação não foi desenvolvida por mim e o código não é aberto, portanto não posso modificar o mesmo. Estou desenvolvendo uma aplicação que trabalhará juntamente com essa, de duas formas. Em certo momento eu preciso enviar dados para ela e já resolvi isso usando a classe Robot, invocando o método setVisible( false ) logo em seguida. Porém, eu preciso que, ao ser digitado determinado código na outra aplicação, eu enxergue isso como uma chamada para a minha aplicação, e dessa forma eu invoco o método setVisible( true );
Resumindo: preciso que minha aplicação consiga escutar o teclado.

Ps.: sei que isso parece coisa de quem quer descobrir senhas e tal, mas afirmo que trata-se de um trabalho sério que estou desenvolvendo em minha empresa. Portanto, se alguém souber como fazer mas não quer divulgar na lista (como já vi acontecer), peço que envie um e-mail para mim.

Obg.

nao me pareceu muito clara sua questao…
mas se voce ta fazendo uma aplicacao j2se usando swing, so conehco como reconhecer o teclado sendo usado la atraves de um keyListener no JTextField onde o usuario digita na outra aplicacao…mas se voce nao pode mudar o codigo, sinto muito, nao sei de outro jeito…