Overriden

8 respostas
C

Olá pessoal!

Estou estudando pra certificação e primeiro estudei o livro da certificação 1.4 que diz que isso não é posível compilar esse código:

public class Bar extends Foo{
	String foo(){
		return null;		
	}

}

class Foo{	
	void foo(){}

Pois o tipo de retorno do método foo da classe Bar deveria retornar void, ou seja, nada…

Porém no livro da Kathie Sierra, Java 5

Ele diz que isso é possível, porém compilei com a versão do Java 5 e não deu certo, isso é realmente possível?

8 Respostas

J

No Java 5.0 tem um recurso chamado "Covariant return types" onde você pode retornar um tipo diferente no método sobrescrito, desde que os tipos sejam compativeis, o que não era possivel antes do Java 5.0:

ex.:

public class Foo{
   long foo(){
      return 10L;
   }
}

public class Bar extends Foo{
   int foo(){
      return 3;
   }
}

Veja que os tipos de retorno são diferentes, mas são compativeis, assim como em:

public class Pai{
   public List getLista(){
      return new LinkedList();
   }
}

public class Filha extends Pai{
   public ArrayList getLista(){
      return new ArrayList();
   }
}

Esses códigos não funcionam em Java 1.4, mas funcionam no 5.0.

Porem esse exemplo que você deu não funciona em nenhum dos dois, porque os tipos void e String não são compatíveis.

C

Jair… pelo que vi o overidden que vc fez com o long/int e depois pra List/ArrayList, notei que ele esta overriden do maior pra o menor ou seja… long 64 -> int 32 e List -> ArrayList… eu poderia fazer…

public class X {
   public ArrayList a() {
      return new ArrayList() {
      }
   }
}

public class Y extends X {
   public List a() {
      return new ArrayList();
   }
}

Isso pode ser feito ?

C

Alguém poderia me dizer quais são as diferenças de mais impacto além do Generics, Enum, novo For e essa nova forma de usar overriden, ou seja, se há mais coisas novas???

S

Import static, annotations, varargs, autoboxing…

K

o que são os annotations?

G