Então pessoal, vim deixar meu depoimento…
Eu fiz a prova para SCWCD dia 12 desse mes e passei com 94%, a SCJP 5.0 eu tinha feito metade do ano passado, então não tenho muitas lembranças, mas deixarei o que eu lembrar. Porém para SCWCD posso dar boas dicas.
SCJP
É bem legal fixar nas questões de Threads, cai muito e muitas vezes nos enrolamos.
Generics também cai bastante. Estudei muito e fiz muitos simulados, na época eu nem trabalhava na área, então era mais dificil, mas tem varios simulados legais, um deles em especial, que é o TestKiller que tem boa parte das questões da prova.
É bom estudar também bastante o polimorfismo e as questões de herança. Lembrar que métodos estáticos só veem objetos estáticos, todo método de interface é público, por mais que você não declare e todo atributo é uma constante.
Não posso dar mais muitas dicas devido ao tempo que já passou.
SCWCD
Em geral, bem mais tranquila que a SCJP. Estudei pelo menos a metade a menos e foi bem mais tranquilo, até por estar trabalhando com isso.
Sobre os patterns é bem legal estudar, até para uso profissional, cairam poucas questões, mas o que vi cair mais foi Service Locator, Front Controller, Business Delegate e Intercepting Filter.
É importante lembrar que na sessão, request, etc… o único método para dar get e set nos atributos é setAttribute e getAttribute, não tem getFloatAttribute ou setLongAttribute.
É importante entender as questões de segurança para o web container, desde de saber que as pastas WEB-INF e META-INF não podem ser acessadas diretamente até a questão de ter variáveis específicas para criar uma página de login. Saber que no Deployment descriptor seta-se duas páginas, a de erro e a própria de login.
Conhecer os atributos de algumas tags, como a <jsb:useBean
As Expression Languages caem bastante também, lembrar que para iniciar um parâmetro usa-se ${initParam.nomeDoParametro}.
Lmebrar que nos cookies, quando você der um getCookies ele retorna um array de cookies (Cookie [] c = request.getCookies()
e que para setar a segurança nos cookies usa-se o método setSecure(true).
Importante lembrar também que em um WAR file é obrigatório o /WEB-INF/web.xml <~ caiu isso em uma questão.
Caiu uma questão também que perguntava o propósito de se usar o gerenciamento de sessão - R: Armazenar informações entre o servidor e as requisições HTTP
Então, que eu lembre é isso, mas qualquer dúvida ou correção no que falei é só responder o tópico.
Valeu pessoal

rsrs