Owned - SCJP (95%) SCWCD (94%)

14 respostas
L

Então pessoal, vim deixar meu depoimento…

Eu fiz a prova para SCWCD dia 12 desse mes e passei com 94%, a SCJP 5.0 eu tinha feito metade do ano passado, então não tenho muitas lembranças, mas deixarei o que eu lembrar. Porém para SCWCD posso dar boas dicas.

SCJP

É bem legal fixar nas questões de Threads, cai muito e muitas vezes nos enrolamos.
Generics também cai bastante. Estudei muito e fiz muitos simulados, na época eu nem trabalhava na área, então era mais dificil, mas tem varios simulados legais, um deles em especial, que é o TestKiller que tem boa parte das questões da prova.
É bom estudar também bastante o polimorfismo e as questões de herança. Lembrar que métodos estáticos só veem objetos estáticos, todo método de interface é público, por mais que você não declare e todo atributo é uma constante.

Não posso dar mais muitas dicas devido ao tempo que já passou.

SCWCD

Em geral, bem mais tranquila que a SCJP. Estudei pelo menos a metade a menos e foi bem mais tranquilo, até por estar trabalhando com isso.
Sobre os patterns é bem legal estudar, até para uso profissional, cairam poucas questões, mas o que vi cair mais foi Service Locator, Front Controller, Business Delegate e Intercepting Filter.
É importante lembrar que na sessão, request, etc… o único método para dar get e set nos atributos é setAttribute e getAttribute, não tem getFloatAttribute ou setLongAttribute.
É importante entender as questões de segurança para o web container, desde de saber que as pastas WEB-INF e META-INF não podem ser acessadas diretamente até a questão de ter variáveis específicas para criar uma página de login. Saber que no Deployment descriptor seta-se duas páginas, a de erro e a própria de login.
Conhecer os atributos de algumas tags, como a <jsb:useBean
As Expression Languages caem bastante também, lembrar que para iniciar um parâmetro usa-se ${initParam.nomeDoParametro}.
Lmebrar que nos cookies, quando você der um getCookies ele retorna um array de cookies (Cookie [] c = request.getCookies():wink: e que para setar a segurança nos cookies usa-se o método setSecure(true).
Importante lembrar também que em um WAR file é obrigatório o /WEB-INF/web.xml <~ caiu isso em uma questão.
Caiu uma questão também que perguntava o propósito de se usar o gerenciamento de sessão - R: Armazenar informações entre o servidor e as requisições HTTP

Então, que eu lembre é isso, mas qualquer dúvida ou correção no que falei é só responder o tópico.

Valeu pessoal

14 Respostas

Andre_Fonseca

parabéns e boa sorte ! :slight_smile:

Jairo_Junior1

Parabéns, excelente scores. E agora qual o próximo passo? :lol:

William_Alves

Parabéns luizh_santana

Otimo score, mandou bem. :shock:

Você fez algum simulado, qual :?:

Sucesso nos estudos :!:

Abraços.

JotaJota

Quantas horas de estudo por dia?

hugo.hlcxcx

Parabéns luizh_santana.

Quantas horas de estudo por dia ? Tem alguma metodologia pra estudo ?

Rafael_Marques1

luizh_santana:
Estudei muito e fiz muitos simulados, na época eu nem trabalhava na área, então era mais dificil, mas tem varios simulados legais, um deles em especial, que é o TestKiller que tem boa parte das questões da prova.

William_Alves

vlw pela resposta :smiley: rsrs

Só queria saber se além dele (testkiller) para a SCWCD teve algum outro que te ajudou nos estudos e tbm qual a versão que usou dele.

Abraços.

L

William Alves:
vlw pela resposta :smiley: rsrs

Só queria saber se além dele (testkiller) para a SCWCD teve algum outro que te ajudou nos estudos e tbm qual a versão que usou dele.

Abraços.

Para a SCWCD eu usei o inquisition e fiz bastantes vezes umas questões que tem na minha apostila da globalcode sobre a scwcd.

J

Parabens cara eu to pretendendo fazer a minha prova no proximo mês
me responde uma coisa quantas perguntas Droping Down tinham na prova ???

Nykolas_Lima

jorgeluispe:

As pergutnas são Drag and drop…

Bom na minha não caiu mais que 10

L

jorgeluispe:

como o amigo Frango já falou, as perguntas são drag and drop, mas pra mim cairam umas três.
lembro que uma era como dar um include, algo assim
e a outra eram as fases do servlet, traduz a página, compila, carrega, instancia, etc… (nao necessariamente na mesma ordem hehe)

Nykolas_Lima

luizh_santana:
jorgeluispe:

como o amigo Frango já falou, as perguntas são drag and drop, mas pra mim cairam umas três.
lembro que uma era como dar um include, algo assim
e a outra eram as fases do servlet, traduz a página, compila, carrega, instancia, etc… (nao necessariamente na mesma ordem hehe)

Na minha caiu isso tb!

dar include em tempo de execução (jsp:include) e a outra para a ordem q as coisas são carregadas…

J

Me desculpem pessoal pela mancada.

e as informações são muito uteis pois minha prova vai ser 02/02/2009 e pessoal independente do resultado eu vou postar aqui !!!

Obrigado !!!

I

Parabens :slight_smile:

Seu topico foi de grande ajuda, minha prova é daqui 9 dias (dia 28 as 14 horas Brasilia)…

Esta faltando apenas 2 capitulos para q eu termine o livro, e volte revisando os pontos importantes, vou fazer o simulado do livro 2 dias antes da prova somente, um dia pra descanso para ir de cabeça fria.

Meu score na scjp foi 95% tbm, errei uma questão de threads que me deixou puto na epoca.

Não sei se meu score vai ser tão alto nessa scwcd, é muita coisa pra prova, e muita coisa decoreba mesmo como tags de xml.

Abraços.

Criado 19 de janeiro de 2010
Ultima resposta 19 de jan. de 2010
Respostas 14
Participantes 10