P.O.I x Impressão

Fala pessoal!

Surgiu uma demanda aqui no trabalho onde eu terei que gerar um relatório. Até aí, tudo bem. O problema é que o relatório é meio diferente do que estamos acostumados: ele não segue aquele fluxo cabeçalho-detalhes-sumario. Ele é uma página em landscape, com várias tabelas e meu sistema deverá “plugar” os dados nas células dessas tabelas.

Eu até cheguei a analisar uma solução com Jasper, que é a ferramenta que eu uso para gerar relatórios, mas não consegui identificar um jeito de fazer isso. Conheço pouco da ferramenta. Acho até que tem uma funcionalidade chamada “scriptlet”, que talvez pudesse me ajudar com isso (me corrijam se eu estiver errado), contudo, não tenho muito tempo a perder, pelo que descartei essa alternativa.

Pensei então em resolver isso por planilhas Excel. Gerei o “modelo principal”, e usando a API P.O.I, consegui sem maiores dificuldades montar a planilha.

Agora, o problema é o seguinte: como é que eu faço para imprimir um XLS pelo meu programa? Eu não consegui identificar nenhuma classe ou método que pudesse me ajudar com isso. Eu queria algo onde eu passasse o arquivo XLS (ou stream) e este fosse enviado para impressora e impresso. Se tivesse uma preview antes seria melhor ainda.

Alguém aí tem alguma dica de como eu posso conseguir isso?

Agradeço desde já.