Oi Gente, estou com um problema, eu to tentando gerar um relatório em jasper com ireport, isso eu peguei de um tutorial e estou tentando fazer alguns testes aqui, ja fiz o relatório, ja rodei o jasper, ja consegui fazer essa parte toda, só que no tutorial tem uma parte que fala sobre gerar um relatório a partir de uma classe, fiz a classe como esta no tutorial, mas não consigo fazer funcionar, da pau em tudo, é na parte dos import’s…
observação: eu ja pesquisei muito a respeito nos foruns, ja achei varios assuntos, ha mais de dois meses venho tentando fazer isso… não consigo sair do lugar gente… não é por falta de força de vontade, talvez por burrice, mas como eu acredito que ninguem é burro e sim falta-lhe aprendizado, se quiserem me passar algum tutorial a respeito do meu problema, por favor, me falem que vou procurar estudar mais a respeito.
Nao sou muito fã de criar um classpath global, prefiro criar um por aplicacao…
Mas vamos lah:
no local onde esta seu jasperreport, dever ter arquivo chamado “jasperreport.jar” ou algo parecido… Eh o este cara q vc deve adicionar no seu classpath, entendeu…
Outra coisa… caso vc tera q colocar os jars q vem na pasta lib do jasper tb, como por exemplo o itext.jar ( geracao de PDFs ), o poi.jar (geracao de xls ), o jar do driver do seu banco de dados entre outros…
Por isso q eu prefiro criar um classpath por aplicacao, para nao ter um global poluidao… Qual IDE vc usa? A maioria das IDEs legais ( Eclipse, Netbeans ) criam este classpath pra vc…
conseguimos fazer o reconhecimento do pacote, mas quando rodei deram outros problemas, tem como ajudar???
java.lang.NoClassDefFoundError: webapps/pmg/contasconsumo_c/relatorios/RelatorioBibliotecaPessoal (wrong name: RelatorioBibliotecaPessoal)
at java.lang.ClassLoader.defineClass0(Native Method)
at java.lang.ClassLoader.defineClass(ClassLoader.java:537)
at java.security.SecureClassLoader.defineClass(SecureClassLoader.java:123)
at java.net.URLClassLoader.defineClass(URLClassLoader.java:251)
at java.net.URLClassLoader.access$100(URLClassLoader.java:55)
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:194)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:187)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:289)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:274)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:235)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:302)
Exception in thread “main”
[quote=Priscilarf]olá! gostaria de saber, qual o nome da versão que vc baixou das duas ferramentas iReport e jasperReport. Se possível indique a url.
Obrigada![/quote]
o iReport é a versao 0.3.1, mas existe mais recente… acho que não interfere muito isso… ha pouco descobri que algumas pessoas que fazem coisas muito boas mechem com versao anteriores a esta que estou, eu assim que resolver um problema, vou migrar para a versao iReport-0.4.0
a do jasperreports é a versao 0.6.1
eu peguei no guj mesmo… agora eu nao me lembro em qual url… mas se vc der uma procurada acredito que ira achar com certeza… o problema é que muito grande, a jasperreport tem 15 mb, se nao eu te mandaria pelo msn mesmo… mas é complicado assim né…
Estou construindo a aplicação seguindo o tutorial “Geração de Relatório com JasperReports e iReport”.
Todas configurações para o iReport foram feitas com sucesso, porém tenho dificuldades quanto a gerar o arquivo .jasper de acordo com o build.xml.
Como posso tratar e gerar o . jasper, e assim conseguir ligação com o iReport.
obrigada!