Package

2 respostas
M

Amigos,

Boa noite a todos, estou iniciando meu aprendizado em Java e  me deparei com meu primeiro de muitos obstáculos nessa caminhada, criei um diretório em minha maquina  c:\br\com\empresa\banco, adicionei na variável de ambiente "Classpath" após o que  existia ; esse diretório, dentro desse diretório criei uma classe chamada Conta() e uma outra chamada TestaConta() que instancia a Conta, compilei ....executei....tudo funcionava até o momento que adicionei na classe Conta() o seguinte : package br.com.empresa.banco ,  também adicionei na classe TestaConta(), para não ficar referenciando o nome da classe por completo também adicionei o import br.com.empresa.banco e mesmo sem isso  não funcionava, detalhe a classe Conta() seus atributos e métodos estão como public.

Apesar de ser uma duvida básica, já olhei documentações e apostilas e não pude detectar o que estou fazendo de errado, por isso estou recorrendo ao senhores.

Desde  agradeço a atenção dispensada.

2 Respostas

denis.analistajava

Olá Amigo, tudo bem?

Uma pergunta. Apartir de qual diretório você esta executando o javac?

Ao invés de colocar o diretório inteiro no classpath você poderia utilizar passar colocar sua classe no classpath
por parametros no comando javac.

Esse topico vai te ajudar bastante:
http://www.guj.com.br/posts/list/114976.java

Qual o material você esta utilizando para seu inicio de estudo?

Abraços

M

Olá Denis, primeiro desculpe-me pela demora em responder estava sofrendo férias *rs, quanto ao que você perguntou, bem vamos lá!
Estou executando o Javac na dentro do diretório onde estão as classes .java , já tentei no diretório raiz porém não obtive sucesso, vou seguir sua sugestão e passar o diretório por parâmetro para o compilador, me parece uma prática mais utilizada pelos programadores java. E para finalizar estou utilizando o material da Caelumn fj11 que está disponível para download no site.

Ah! Segue o erro de compilação da classe TestaConta.java:

C:\br\com\empresa\banco\TestaConta.java:3: cannot find symbol

symbol  : class Conta

import br.com.empresa.banco.Conta;

^

C:\br\com\empresa\banco\TestaConta.java:9: cannot find symbol

Conta contaCorrente = new Conta();

^

C:\br\com\empresa\banco\TestaConta.java:9: cannot find symbol

Conta contaCorrente = new Conta();