Pacotes de classes java

2 respostas
G

oi pessoal,

Tenho pouca experiência com java e a minha duvida esta relacionada a organização dos pacotes de classes. Estou criando os pacotes do meu projeto da seguinte forma e estou preocupado se não estou ferindo algum ponto do padrão MVC.

nomeProjeto
…br.com.nucleo.conexao (contem interface, classe e a fabrica)
…br.com.nucleo.rotina (contem todas as classes que sevem funcionalidades genericas)
— no pacote global estou colocando todas as classes que de ser reutilizada por outros modulos (pacotes)
…br.com.global.entidade
…br.com.global.repositorio
…br.com.global.controle
…br.com.global.fachada
— no pacote moduloA pode ser o modulo de contas a pagar por exemplo
…br.com.moduloA.entidade
…br.com.moduloA.repositorio
…br.com.moduloA.controle
…br.com.moduloA.fachada
— no pacote moduloA pode ser o modulo de contas a receber por exemplo
…br.com.moduloB.entidade
…br.com.moduloB.repositorio
…br.com.moduloB.controle

na verdade o que eu estou pretendendo é fazer um ERP e deixar todo meu sistema num unico projeto java, isso é possível? esta correto ? é viável ?

Gostaria de um concelho.

obg. a todos.
…br.com.moduloB.fachada

2 Respostas

discorpio

Boa tarde Getulio.Gomes

Sim, está correto. Na verdade o que o Java entende por pacotes, nós entendemos como pastas ou diretórios.

Mas por quê o Java entende como pacotes :?: :?: :?:

Simples, quando o compilador Javac compila o seu projeto, ele vai de pasta em pasta, compilando os seus códigos fontes com a extensão *.java em arquivos bytecodes com a extensão *.class, pega toda a estrutura de pastas com seus arquivos .class dentro e compacta dentro de um arquivo com o nome do seu projeto e com a extensão *.jar, isto é, se o seu projeto for Desktop. Já para projetos Web, ele faz o mesmo procedimento, só que empacota dentro de arquivo com o nome do seu projeto e a extensão *.war.

Agora o mais correto ainda, seria voce organizar dentro dos pacotes (Pastas ou Diretórios), as classes que são de modelagem (Model), visualização (View) e contrôle (Control), seguindo o padrão MVC, podendo até subdividir cada uma delas.

Cappichi.

G

Estou desenvolvendo em java para web JEE + Flex 4.5

Criado 26 de julho de 2011
Ultima resposta 26 de jul. de 2011
Respostas 2
Participantes 2