Olá pessoal esto estudando Java e estou gostando muito, mas como todo principiante aos poucos a gente vai pegando o jeito e sempre que eu tenho uma duvida eu postarei aqui, pois este forum é maravilhoso. Pois bem. Estou programando no netbeens um programaminha, e como eu programo um pouco de C++ fiquei em duvida a respeito disso.
minhaConta.nome="Cassio";// aqui aparece uma lampada que quando eu clico diz para criar classe conta no pacote. Não entendi. ai abre outra aba minhaConta.saldo="1000";// aqui diz a mesma coisa.System.out.println("Saldo atual "+minhaConta.saldo);}
}
porque criar classe. a minha classe não se chama balancotrimestral?? que o proprio netbeens cria??Me expliquem por favor. Abraço
você tem a classe Conta criada?
você está tentando instanciar um objeto do tipo Conta:
ContaminhaConta;minhaConta=newConta();
então deve ter uma classe Conta
e se essa classe Conta existir talvez esteja faltando o import para ela.
H
halm
Mas porque quando eu clico na lampada do lado do netbeens dá uma mensagem criar pacotes? A classe que tem bem acima é uma classe do programa ou é o nome do meu programa isso que eu me confundo as vezes. abraço
H
halm
Pois é eu não tenho classe conta. Mas no C++ era diferente fazia tudo no mesmo programa. Como assim import. Eu teria que criar uma classe conta e ai salva-la e depois puxa-la para dentro do programa. seria isso?
marcosharbs
sua classe ali no seu código que vc postou é balancotrimestral
mas no seu código vc está criando um objeto
quando vc faz new Conta()
vc está tentando criar um objeto do tipo Conta
então vc deve ter uma classe chamada Conta
e na classe balancotrimestral vc deve ter o import para a classe Conta
a não ser que a classe Conta e balancotrimestral estejam no mesmo pacote
ai não precisaria do import
marcosharbs
+/-
Java não é C
dando um import ele não irá inserir o código da sua classe Conta dentro de balancotrimestral quando compilar o programa
mas se as duas classe tiverem em pacotes diferentes para usar deve adicionar o import, algo como:
importpacote1.pacote2.pacote3.NomeClasse
ViniGodoy
O pacote é equivalente ao namespace do C++. O import é equivalente ao using.
O Java exige que cada classe pública esteja num arquivo separado. É uma regra do compilador, não pode ser contrariada.
Você também não deve ter classes sem nenhum pacote (namespace). Em C++ isso é possível, mas também não é recomendado, o mesmo vale para o Java. Por isso as IDEs são mais chatas a esse respeito.
No java, cada pacote deve equivaler também a uma pasta no sistema de arquivos. Assim, a classe Conte no pacote banco.negocio deverá estar em:
<diretório raiz da sua aplicação>\banco\negocio\Conta.java
guisantogui
Alias se você disse que esta começando eu recomendo o BlueJ e não o netBeans, por o netBeans gera codigo para você e tem muito mais funcionalidades q vc pode se perder!
no BlueJ é no braço msm!
tkx
guisantogui:
Alias se você disse que esta começando eu recomendo o BlueJ e não o netBeans, por o netBeans gera codigo para você e tem muito mais funcionalidades q vc pode se perder!
no BlueJ é no braço msm! :D
Concordo! Muito do q sei de, por exemplo, Swing, devo ao BlueJ!
Depois de aprender na chibata a fazer, conheci o Netbeans, que me dá de mão beijada tudo! Falta adivinhar o q quero!
juliofsn
Eu fiquei curioso: em C++ você conseguia utilizar uma classe sem criar a classe antes? Como assim? :shock:
ViniGodoy
Eu fiquei curioso: em C++ você conseguia utilizar uma classe sem criar a classe antes? Como assim? :shock:
Não consegue. Mas você consegue criar funções (como o main) sem classe nenhuma.