Pacotes Externos

Estou com um problema basico, mas que não sei como resolver. Fiz um aplicativo, que utiliza bibliotecas externas(IReports etc…) configurei o class path do meu IDE para utiliza-las e deu tudo certo, acontece que quando gerei um jar apartir de meus .class. E executo-o ele não encontra as bibliotecas.
Se eu configurar o class path do terminal, não adiataria muito pois se eu executar o programa em outro computador, terei o msm problema.

E então o que eu faço??

quando vc criou o manifest do seu jar vc setou o classpath?

ae vai um exemplo de MANIFEST

Manifest-Version: 1.0 Class-Path: . mysql-connector-java-3.1.8-bin.jar commons-beanutils-1.5.jar Created-By: Nome - email Main-Class: Main
Vc deve configurar seu classpath como acima

Relacionado com a dúvida deste post …

Numa aplicação qualquer eu tenho os Jars do Mysql , do HSQLDB , do Jasper , do look-and-fell , enfim… tenho diversos Jars dos componentes externos de minha aplicação.

Devo colocar estes jars no Lib de minha aplicação e utilizá-los a partir daí ou utilizá-los desde o local de instalação padrão.

Pergunto isto pensando no momento de distribuir a aplicação… se colocar tudo na pasta lib bastaria distribuí-la , senão teria que instalar os jars em locais específicos.

Não sei se me fiz entender mas vou dar um exemplo pratico…

O IReports instalas os Jars necessários para o funcionamento do Jasper , mas instala na pasta do próprio IReports. Devo adicionar esta pasta ao classpath ou copiar estes jars para a lib de minha aplicação.

gafanha, o ideal eh utilizar estes jars no Lib de sua aplicação para distribui-la posteriormente.

desta maneira vc tb fica independente do “CLASSPATH” de seu SO