Como faço qdo tenho uma classe gerada por mim, fazer parte de um pacote (quero fazer um import na mesma, já li o que descobri é que devo coloca package antes do codigo e o nome do pacote) mais a final em que diretorio devo salvar.
Rodrigo
Como faço qdo tenho uma classe gerada por mim, fazer parte de um pacote (quero fazer um import na mesma, já li o que descobri é que devo coloca package antes do codigo e o nome do pacote) mais a final em que diretorio devo salvar.
Rodrigo
para colocar uma classe em um pacote coloque na PRIMEIRA linha de codigo o seguinte:
package meus.pacotes;
…
…
public class MinhaClass {
…
…
o .class (classe compilada) deve estar no caminho /meus/pacotes
quer dizer, cada nome na clausula package é uma pasta.
depois na outra classe, para importar é o seguinte:
import meus.pacotes.MinhaClasse;
espero ter ajudado
t+
Quando utilizar seus próprios pacotes, vc deve compilar os arquivos a partir do diretório base. Por exemplo:
package br.com.guj;
Você deve criar a seguinte estrutura de diretórios:
/br/com/guj
E compilar os arquivos a partir do diretório base. Suponha que a estrutura de diretórios citada acima tenha sido criada em /java. A compilação deve ser feita da seguinte maneira:
cd /java
javac br/com/guj/NomeDaClasse.java
E a execução:
cd /java
java br.com.guj.NomeDaClasse
Valeu!
[]'s
To com um problema com pacotes
Tenho um diretório :
D:/Java2/Executa.java
import pacotes.*;
public class Executa{
public static void main(String args[]){
TestePacote t = new TestePacote();
t.mostra();
}
}
e D:/Pacotes/TestePacote.java
package pacotes;
public class TestePacote{
private String nome;
private int idade;
public void mostra(){
System.out.println("Nome " + nome + "
}
}
Quando executo o metodo main…diz que o pacote que to importando não existe , pq?
Valeus
Como esta setado seu classPath ?
Cara eu nem uso ClassPath aqui…pra usar o compilador java de qualquer lugar eu simplesmente editei a variável de ambiente Path e adicionei o j2sdk1.4.2/Bin… Somente isso , como faz esse ClassPath , vc pode me dizer?
Valeu
O classpath pode não existir se você realmente não precisar de nada nele.
Quanto ao erro, você disse que a classe que importa o pacote está em D:/Java2/Executa.java
e que o pacote está em
D:/Pacotes/TestePacote.java
A classe vai procurar a partir do classpath ou do diretório corrente se não existir nenhum classpath, então ela está procurando em D:/Java2/Pacotes, não em D:/Pacotes/
Se você for manter a estrutura de diretórios como ela está, deve incluir o seguinte no classpath:
CLASSPATH=.;D:/