Estou utilizando o padrão DAO e agora me veio a questão: POR QUE UTILIZAR SERIALIZABLE NOS OBJETOS DE DADOS? O que pode acontecer se eu não o fizer assim? É necessário em uma aplicação WEB? Por que?
Alguém saberia explicar ou me informar onde posso ter esta informação?
Se em uma aplicação web vc tiver objetos não serializaveis na session e a aplicação precisar rodar em cluster, vc não conseguirá que a session seja replicada entre os nós… por exemplo…
No meu blog eu tenho um post falando um pouco sobre isto…
Preciso estudar mais cluster, mas por alto entendi que realmente seria necessário serializar, mas e numa aplicação web simples? Uma aplicação com 2 ou mais threads do servlet que faz a criação dos objetos apenas depois das threads serem criadas, gera qual tipo de problema? E se eu criar o DAO quando intânciar o Servlet, o que ocorre (este eu entendo, mas gostaria de ter mais informações)?
Não consigo perceber a necessidade da serialização numa aplicação web ainda. Este final de semana vou realizar testes para verificar, mas se alguem puder dar mais algum help…
Obrg
M
m_bruckner
AGAraujo,
No caso de classes de dados como vc chama, o padrão utilizado seria o JavaBean. A definição de JavaBean diz que você deve utilizar atributos privados, com seus devidos metodos getters/setters, serializar a classe e construtor default.
Porque utilizar?
Algumas ferramentas que utilizamos para nos apoiar como JSTL, JPA utilizam tal padronização nos seus mecanismos internos. Seria considerada boa prática adotar o padrão JavaBean afim de obter o máximo de cada tecnologia.