Padrão DAO e o Serializable

3 respostas
AGAraujo

Bom dia pessoal,

Estou utilizando o padrão DAO e agora me veio a questão: POR QUE UTILIZAR SERIALIZABLE NOS OBJETOS DE DADOS? O que pode acontecer se eu não o fizer assim? É necessário em uma aplicação WEB? Por que?

Alguém saberia explicar ou me informar onde posso ter esta informação?

Obrigado!

3 Respostas

fpavao

Se em uma aplicação web vc tiver objetos não serializaveis na session e a aplicação precisar rodar em cluster, vc não conseguirá que a session seja replicada entre os nós… por exemplo…

No meu blog eu tenho um post falando um pouco sobre isto…

http://fernandopavao.blogspot.com/2008/10/pronto-para-o-cluster.html

[]'s

AGAraujo

Vlw fpavao,

Preciso estudar mais cluster, mas por alto entendi que realmente seria necessário serializar, mas e numa aplicação web simples? Uma aplicação com 2 ou mais threads do servlet que faz a criação dos objetos apenas depois das threads serem criadas, gera qual tipo de problema? E se eu criar o DAO quando intânciar o Servlet, o que ocorre (este eu entendo, mas gostaria de ter mais informações)?

Não consigo perceber a necessidade da serialização numa aplicação web ainda. Este final de semana vou realizar testes para verificar, mas se alguem puder dar mais algum help…

Obrg

M

AGAraujo,

No caso de classes de dados como vc chama, o padrão utilizado seria o JavaBean. A definição de JavaBean diz que você deve utilizar atributos privados, com seus devidos metodos getters/setters, serializar a classe e construtor default.
Porque utilizar?
Algumas ferramentas que utilizamos para nos apoiar como JSTL, JPA utilizam tal padronização nos seus mecanismos internos. Seria considerada boa prática adotar o padrão JavaBean afim de obter o máximo de cada tecnologia.

Eu sugiro que procure dar uma lida nisso.

Espero ter ajudado.

Criado 7 de abril de 2009
Ultima resposta 7 de abr. de 2009
Respostas 3
Participantes 3