:: Padrão de codificação do pessoal!

2 respostas
Hal_Jordan

Como vcs padronizam suas codificações, digo, nome de metodos, variaveis, etc??

Bom, vou colocar alguns padrões “pessoais” meu, digamos q estamos mechendo com uma entidade Aluno …

Nome de Actions / Managed Bean/ Page /(escolha o controller do seu frame)/ JPanel :

Tela de formulario:

AlunoFormAction
AlunoFormPage
AlunoFormPane

Tela de Detalhes:

AlunoDetailsAction
AlunoDetailsPage
AlunoDetailsPane

Tela de listagem / filtro :

AlunoListAction
AlunoListPage
AlunoListPane

PS: peguei essa mania do tapestry, onde o padrão é possuir um Page por tela

Nome de metodos do controller:

Iniciar uma tela, formulario, qualquer coisa (PS: isso quando nao tem metodos padrão do framework), uso muito isso no Swing :

initForm
initTable

Metodos de ação do controller:

doCreateAluno
doDeleteAluno
doFinalizarCompra

Bom, coloquei uns exemplos ae, coloquem alguns seus, derepente descobrimos padronizações legais q nao conheciamos…

Uma coisa q ate doi em mim é nome de alguns metodos q já são mais q padrões em portugues, estilo, obter ao inves de get

2 Respostas

rodrigo_corinthians

Em primeiro lugar acho legal seguir alguns desses padrões http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConvTOC.doc.html.

Os padrões que sigo são esses:

Os nomes das classes, métodos e propriedades sempre em inglês(não costumo misturar inglês com português).

Os métodos das actions sempre começam com o do.

Quando uma classe implementa uma interface específica coloco Impl no final do nome dela.

Jsp da página principal fica com o mesmo nome da Action retirando a palavra Action e deixando a primeira letra minúscula.

Jsp’s com pedaços de tela(utilizando o conceito Ajax) sempre começa com fragment.

Annotations do Jpa deixo nos métodos getter’s, enfim são esses padrões que uso…

gomesrod

Eu particularmente vejo situações em que é melhor colocar coisas em portugues mesmo, principalmente quando se trata de nomes mais relacionados ao negócio, que não temos o costume de ver em inglês no dia-a-dia. Até que a mistura nao fica tão feia assim :), por exemplo:

account.getExtratoMovimentacao(); (.....).getUser().getApelido();

Criado 3 de agosto de 2007
Ultima resposta 3 de ago. de 2007
Respostas 2
Participantes 3