Padrão de Mensagens para tratamento de erros e internacionalização GEF

Ola Amigos

Alguem sabe algum padrão de tratamento de mensagens de erro e internacionalização que seja semelhante ao conceito
ResourceBundle.

Eu estou procurando por um outro padrão que nao seja ResourceBundle, pois segundo algumas fontes, esse recurso se torna problemático para manutenção e quando o sistema é grande e complexo e tambem estou usando Graphical Editing Framework(GEF) e talvez alguem saiba algum padrão acoplado com esta tecnologia.

Desde ja, muito obrigado a todos e a quem puder me ajudar.

Atenciosamente,
Fabio.

Eu sempre usei resource bundle em aplicações desktop sem muitos problemas. Se for web, há uma biblioteca de internacionalização no Spring, que valeria a pena você dar uma olhada.

Boa tarde ViniGodoy

Na sua opinião o conceito ResourceBundle para manutenção não é ruim, pois a tendencia é sempre aumentar a quantidade de mensagens.

Alem do ResourceBundle, voce conheceria outro para swing, nao verdade não é java swing, é java GEF, mas não deixa de ser desktop.

Desde ja, obrigado.

Eu nunca usei o GEF. Mas ele não trabalha usando o ZestFX, que é baseado em JavaFX? No caso do JavaFX, a internacionalização também é feita por Resource Bundles:
http://docs.oracle.com/javafx/scenebuilder/1/user_guide/i18n-support.htm

Não conheço nada em Java como a internacionalização do QT, por exemplo, que dá suporte a um editor externo.