Padrão de projeto MVC?

3 respostas
W

Pessoal,

Estou criando minhas aplicações seguindo o conceito de MVC baseado nesse artigo:

Gostaria de saber de vocês se está correto! Se não estiver, poderiam me passar alguns links com exemplos bem claros!!??

3 Respostas

M

Existe outras formas de retratar o padrão mvc de forma mais pratica, nao aconselho vc usar esse tutorial não, eu segui a forma de “estudo” do livro Java para Web da novatec, cara foi 10 min para ter todo o conhecimento necessário e estrutura para criar o padrão MVC.

View ( paginas xhtml )

controller ( seria basicamente os ManagedBeans )

model ( seria o pojo, DAO’s, regras de negocio…)

espero ter sido mais simples possível e não ter complicado xD

GusMcCart

Estou usando uma variação desse padrão (MVP) em um projeto, achei o padrão bem simples, apesar de ter que escrever bastante código, repetir bastante coisa. Alguns métodos e funcionalidades consegui fazer através de Reflexão (API do reflect) e usando algumas annotations, coisa que não está no tutorial. Só não mudei mais coisa por falta de tempo… Mas a idéia é muito boa.

http://javafree.uol.com.br/artigo/871446/Apresentando-ModelViewPresenter-o-MVC-focado-na-visualizacao.html

Pegue um modelo pra aprender, mas tente não se ater 100% nele, procure novas soluções, novos padrões pois nem sempre você vai conseguir (ou vai valer a pena) utilizar um modelo fixo.

drsmachado

maaarkin:
Existe outras formas de retratar o padrão mvc de forma mais pratica, nao aconselho vc usar esse tutorial não, eu segui a forma de “estudo” do livro Java para Web da novatec, cara foi 10 min para ter todo o conhecimento necessário e estrutura para criar o padrão MVC.

View ( paginas xhtml )

controller ( seria basicamente os ManagedBeans )

model ( seria o pojo, DAO’s, regras de negocio…)

espero ter sido mais simples possível e não ter complicado xD

10 minutos? Quantas páginas tem o livro? 10?
Aliás, a Novatec possui bons títulos, mas eu não confiaria em uma editora em que cada livro contém um anúncio “precisa-se de escritores”.
Uma coisa que discordo é dizer que a camada view é apenas o xhtml/jsp e que a camada de controle é feita pelos managedbeans.
O conceito de MVC diz que substituir o acoplamento e coesão devem estar a tal ponto que seja possível trocar qualquer implementação de qualquer das camadas por outra, sem que isso afete as demais.
O ManagedBean está fortemente acoplado ao xhtml, de forma que estes são, para o JSF, o mesmo que uma Action é para a JSP do Struts 2. Não é possível trocar um ManagedBean por outra tecnologia, sem que isso afete a camada view.
Logo, penso que o mais indicado seria dividir o que você chama de camada controller em duas.
A primeira, formada pelos managedbeans, seria responsável pela lógica da página (xhtml) e outra, formada pelos services, seria responsável pela verdadeira lógica da aplicação e regras de negócio.

Criado 29 de julho de 2012
Ultima resposta 30 de jul. de 2012
Respostas 3
Participantes 4