Boa tarde senhores,
Como ainda sou iniciante em programação surgem muitas dúvidas, uma delas é o padrão de projeto MVC e o padrão de projeto MVP, sinceramente ainda não consigo identificar se estou ou não utilizando os mesmo.
Vamos ao meu exemplo.
Estou desenvolvendo uma aplicação em java desktop!
Bem dividi minha aplicação da seguinte maneira:
1 - Tenho minhas classes BEAN.
2 - Tenho os DAO correspondente aos meus BEAN, (para persistencia de dados apenas). Aonde tenho métodos de excluir, inserir, e listar, no meu DAO esta todo o meu “SQL”, o DAO por si só ja é um padrão de projeto, acredito eu!
3 - Tenho Uma Classe para Conexão com Banco de Dados uma ConnectionFactory.
4 - Tenho minhas telas, no caso os jframe, que como eu defini são responsáveis por apresentar os dados, e as ações (utilizo Swing do Netbeans).
5 - No caso desmembrei meu código para organização da seguinte forma, criei métodos genéricos para a necessidade da minha aplicação, tenho uma classe que faz a criptografia da senha, que dependendo da situação será utilizado no DAO ou em meus Jframe.
6 - Também criei algumas classes Genéricas, que contém métodos que podem ser utilizados por todos os Jframe.
7 - Tenho uma tela (Jframe) aonde o usuário pode cadastrar, inserir, listar e excluir. Nesta Tela Dependendo da ação selecionada pelo usuário, irá chamar o método correspondente no DAO referenciado.
Resumindo:
Meus Jframe ficam responsável por apresentar as informações ao usuário, as regras de negócio, o tratamento d excessões, O DAO Responsável pela persistencia com o banco de dados, o BEAN responsável pelo encapsulamento e transmissão dos Objetos.
Até onde eu entendo desses dois padrões o MVC seria: Modelo, Visão e Controlador,
Bem o que seria preciso para eu fazer com que minha aplicação ficasse nesse Padrão?
Sinceramente não sei o que seria o modelo, e o contralodor…
Já o padrão MVP: tem a finalidade de separar a camada de apresentação das camadas de dados e regras de negócio. ou seja nas telas eu deixaria somente a validação, e a apresentação de informações, e o restante seria em classes distintas correto?
Alguem poderia me dar uma luz, pois todos os tópicos que li aqui no GUJ não conseguiram tirar essa minha dúvida.
Alguem poderia definir de forma prática em um sistema de cadastrado o MODELO, CONTROLADOR e A VISÃO?
Bem desde já agradeço a aqueles que puderem me ajudar.