padrão Facade?

2 respostas
J

Pessoal …

Estou desenvolvendo uma aplicação Desktop com Java e Swing … os objetos da aplicação estão divididos em 3 subsistemas principais:

• objetos para apresentacao
  • objetos de negocio
  • objetos de servicos

os objetos de servicos realizam operações de acesso (insert, delete e etc) à um banco de dados qualquer …

Agora minha dúvida: Criei uma interface denominada Persistencia que define as operações (métodos) a serem oferecidas pelos objetos de servico … todos os objetos de servico consequentemente implementam (implements)esta interface.

aí, na minha aplicação eu sempre crio uma referência para a interface Persistencia, e esta referência pode apontar para qualquer objeto da camada de servicos que a implementa (polimórficamente certo ?).

1. Seria a interface Persistencia um exemplo de uso do padrao Facade ?
  2. Esta é a maneira mais comum, ou melhor dizendo, correta, de implementar uma camada de servicos ?

valeu

2 Respostas

R

Amigo jctorelli, acredito que no caso da pergunta 1:

1) Seria a interface Persistencia um exemplo de uso do padrao Facade ?

Acredito que não, acho que se enquadra mais no pattern Command. Um Facade seria uma classe que ficaria na frente do seu subsistema como por exemplo um SessionBean e seria um ponto único de entrada para seu subsistema, e abstraindo para o cliente os objetos do subsistema.

2) Esta é a maneira mais comum, ou melhor dizendo, correta, de implementar uma camada de servicos ?

Quanto a isso, não sei se existe uma única maneira e qual a mais certa ou a errada, aqui seguimos a arquitetura de camadas da UFPE e na camada de rerpositório usamos essa estratégia.

OBS: jctorelli, tive uma apresentação de Together aqui na empresa com o Renato Quedas da Borland e constatei que o Rose não faz nem 50% do que o Together faz. A integração com o JBuilder é fantástica e essa parte de design pattern ele faz com maestria, além de partindo do teu fonte ele gera todos os diagramas, documentação, tira métricas … é de ficar babando.

J

Richardson, vc me convenceu a dar uma olhada nesta ferramenta … rs …

vou ver se arranjo uma versão trial …

falow

Criado 19 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 19 de fev. de 2003
Respostas 2
Participantes 2