Pessoal, existe um padrão para os prexifos das variáveis por tipo??
Por exemplo… botoes, nós chamamos os botoes de btnMaisONome… os TextFields de txtMaisONome… etc… imagino que haja uma lista com o padrão desses prefixos… se alguém puder me indicar algum…
Não sei se tem algo convencionado, mas eu, particularmente, faço como vc disse:
txt - JTextField
btn - JButton
txa - JTextArea
scrl - JScrollPane
frm - JFrame
dlg - JDialog
rdb - JRadioButton
E por aí vai
Eu em particular acho que isso é “notação húngara”, e não aceito que se usem prefixos para designar o tipo de uma variável; mas abro exceção, com um pouco de relutância, justamente para a parte de interfaces visuais (onde txtNomeUsuario é um JTextField, ou algo que funcione como um JTextField associado ao dado “nome do usuário”. )
Você viu que estou falando “algo que funcione como um JTextField” - é que em meus programas normalmente nunca uso um JTextField “puro”, ou um JButton, etc, mas sim algo derivado dele, com os parâmetros já previamente acertados (para uniformizar o design dentro de uma aplicação.). Isso é grandemente facilitado por um ambiente como o NetBeans, que permite usar no editor gráfico um componente seu, não somente os componentes padrão do Java.
assim nao existe um padrao para vc colocar nomes em sua variavel, porem existe recomendações é bom sempre lembrar que padrao é algo diferente uma recomendação. qdo diz que é recomendavel a sua class ter a primeira letra maiuscula nao que dizer que é obrigatorio, posso ter maiusculo/minusculo ela vai rodar…
Discordo do thingol e estou de acordo com o mantu.
O uso de prefixos é plenamente aceitável, desde que sejam INTUITIVOS.
A própria linaguagem Java nos dá um belo exemplo do uso de prefixos:
Para a primitiva do tipo integer temos o prefixo int.
Já pensou em ter que usar clear screen em vez de cls, ou remove directory em vez de rmdir?
Isso prova que é mais do que natural as pessoas utilizarem abreviações no seu dia-dia. É uma questão prática!
Então… Acho que você não concorda comigo… hehehe… Porque, na verdade, meu post ficou meio vago mesmo. Eu faço como o o Thingol disse:
[quote=Thingol][…]mas abro exceção, […], justamente para a parte de interfaces visuais (onde txtNomeUsuario é um JTextField, ou algo que funcione como um JTextField associado ao dado “nome do usuário”. )
[/quote]
Eu só utilizo esses prefixos pra coisas de GUI. Do jeito que eu escrevi meu post, parecia que eu prefixava tudo, o que não faço.
Mas o que o fmeyer disse realmente é verdade! Com o eclipse você não tem problema de ter que advinhar qual o tipo da variável por que tu tens o outline, e também pode parar o mouse sobre a variável para ter essa informação em um hint. E não precisa se preocupar também com variáveis com nomes um pouco (UM POUCO) grandes, porque o ctrl+espaço te quebra um galhão nessa hora!