Pessoal, existe um padrão para os prexifos das variáveis por tipo??
Por exemplo… botoes, nós chamamos os botoes de btnMaisONome… os TextFields de txtMaisONome… etc… imagino que haja uma lista com o padrão desses prefixos… se alguém puder me indicar algum…
Não sei se tem algo convencionado, mas eu, particularmente, faço como vc disse:
txt - JTextField
btn - JButton
txa - JTextArea
scrl - JScrollPane
frm - JFrame
dlg - JDialog
rdb - JRadioButton
E por aí vai
T
thingol
Eu em particular acho que isso é “notação húngara”, e não aceito que se usem prefixos para designar o tipo de uma variável; mas abro exceção, com um pouco de relutância, justamente para a parte de interfaces visuais (onde txtNomeUsuario é um JTextField, ou algo que funcione como um JTextField associado ao dado “nome do usuário”. )
Você viu que estou falando “algo que funcione como um JTextField” - é que em meus programas normalmente nunca uso um JTextField “puro”, ou um JButton, etc, mas sim algo derivado dele, com os parâmetros já previamente acertados (para uniformizar o design dentro de uma aplicação.). Isso é grandemente facilitado por um ambiente como o NetBeans, que permite usar no editor gráfico um componente seu, não somente os componentes padrão do Java.
ViniGodoy
Concordo em gênero, número e grau com o thingol. Uso exatamente da mesma forma.
clodoaldoaleixo
Relmente para designar tipos de variáveis é inaceitavel, mas campos em telas é absolutamente normal…
LPJava
assim nao existe um padrao para vc colocar nomes em sua variavel, porem existe recomendações é bom sempre lembrar que padrao é algo diferente uma recomendação. qdo diz que é recomendavel a sua class ter a primeira letra maiuscula nao que dizer que é obrigatorio, posso ter maiusculo/minusculo ela vai rodar…
B
bobmoe
Hi!
Discordo do thingol e estou de acordo com o mantu.
O uso de prefixos é plenamente aceitável, desde que sejam INTUITIVOS.
A própria linaguagem Java nos dá um belo exemplo do uso de prefixos:
Para a primitiva do tipo integer temos o prefixo int.
Já pensou em ter que usar clear screen em vez de cls, ou remove directory em vez de rmdir?
Isso prova que é mais do que natural as pessoas utilizarem abreviações no seu dia-dia. É uma questão prática!
t+
fmeyer
Hoje em dia com IDEs como eclipse ou intellij isso é altamente desnecessário voce tem um outline na sua frente o tempo todo.
já pra html … é outra historia, onde vc nao conta com muitos rescursos pra adivinhar o que é cada id, vc tem q identificalos de alguma maneira.
Mantu
Então… Acho que você não concorda comigo… hehehe… Porque, na verdade, meu post ficou meio vago mesmo. Eu faço como o o Thingol disse:
Thingol:
[…]mas abro exceção, […], justamente para a parte de interfaces visuais (onde txtNomeUsuario é um JTextField, ou algo que funcione como um JTextField associado ao dado “nome do usuário”. )
Eu só utilizo esses prefixos pra coisas de GUI. Do jeito que eu escrevi meu post, parecia que eu prefixava tudo, o que não faço.
Mas o que o fmeyer disse realmente é verdade! Com o eclipse você não tem problema de ter que advinhar qual o tipo da variável por que tu tens o outline, e também pode parar o mouse sobre a variável para ter essa informação em um hint. E não precisa se preocupar também com variáveis com nomes um pouco (UM POUCO) grandes, porque o ctrl+espaço te quebra um galhão nessa hora!