tópico interessante, vou acompanhar os geeks em jsf dizerem ai…
Polverini
tambem achei muito interessante, vou acompanhar
Eduardo_Bregaida
Particularmente eu tenho uma entidade pro banco, o DAO, Business, um Bean para a tela aqui ficou padronizado como TO, o Handler e a página.
Tudo separado, no caso uso EJB aqui no trabalho tbm.
R
raf4ever
Eduardo Bregaida:
Particularmente eu tenho uma entidade pro banco, o DAO, Business, um Bean para a tela aqui ficou padronizado como TO, o Handler e a página.
Como seria esse Handler e qual a função dele?
gilmaslima
Opção 3 pq geralmente oq está sendo passado vai ou está vindo do banco de dados.
Diabo_Loiro
Geralmente a terceira abordagem.
com JPA voce não nescessita de um DTO.
E geralmente utilizo o pattern enterprise “ViewHelper” para separar a logica do managed bean dos atributos da view.
Eduardo_Bregaida
raf4ever:
Eduardo Bregaida:
O Handler é o ManegedBean, no caso ele tem os métodos que minha tela executa.
Eduardo_Bregaida
Eduardo Bregaida:
raf4ever:
Eduardo Bregaida:
O Handler é o ManegedBean, no caso ele tem os métodos que minha tela executa.
O que mata no projeto aqui é não poder usar JPA, pois tudo é procedure executada no DB2 MainFrame… :roll:
malucocelo
Uso a terceira abordagem.
alves.Felipe
eu tb uso a opção 3.
mas complementando a pergunta, seria bom saber o que vcs usam para separar a lógica do managed bean??
R
raf4ever
alves.Felipe:
eu tb uso a opção 3.
mas complementando a pergunta, seria bom saber o que vcs usam para separar a lógica do managed bean??
Services quando são necessários(não como meros delegates),ou DAO’s sendo injetados pelo Spring acessando diretamente o controller.
alves.Felipe
raf4ever:
Services quando são necessários(não como meros delegates),ou DAO’s sendo injetados pelo Spring acessando diretamente o controller.
mas por exemplo. Existe um mb PedidoMB, nele eu tenho um método salvar, porém antes de salvar eu preciso fazer algumas validações:
1- validar prazo do cliente
2- validar limite de crédito do cliente.
3 - mais N validações;
como que ficaria sua arquitetura neste cenário ?
R
raf4ever
alves.Felipe:
raf4ever:
mas por exemplo. Existe um mb PedidoMB, nele eu tenho um método salvar, porém antes de salvar eu preciso fazer algumas validações:
1- validar prazo do cliente
2- validar limite de crédito do cliente.
3 - mais N validações;
como que ficaria sua arquitetura neste cenário ?
Colocaria as validações no model e o MB acessaria.
e se tiver usando Spring para injetar as dependências, meu PedidoNegocio estaria definido como Service?
PedidoNegocio n eh necessaria(as validações podem ficar em Pedido)
E eu anoto todas as classes gerenciadas pelo Spring(controllers,services e daos) como @Component,
não vi na prática a diferença entre usar @Controller,@Service e @Repository.
alves.Felipe
blz tirou minha dúvida, mas acho que fica meio estranho… todas minhas “trocentas” validações na minha entidade.
E tb é certo chamar uma consulta (ClienteDao, por exemplo) de dentro da entidade Pedido ? supondo que eu precise consultar
alguns dados para a minha validação.
MauNunes
Nossa !
Não achei que o tópico geraria tanta discussão.
Minha opnião:
Em relação as 3 forma apresentadas, a que eu constumo usar é a segunda, ou seja criando as classe DTO. O problema dessa solução é que ela gera um certo trabalho, pois quando se vai persistir um objeto é necessário preencher a entity com os valores do DTO.
A segunda forma é uma boa solução, porem exitem telas que os dados a serem preenchidos não fazem parte do modelo e nesse caso a variação da primeira e da segunda forma poderiam ser usadas. O que determina qual forma usar é a quantidade de parâmetros.
R
raf4ever
alves.Felipe:
blz tirou minha dúvida, mas acho que fica meio estranho… todas minhas “trocentas” validações na minha entidade.
Mas não há problema nisso,eh justamente no Model onde as validações devem estar.
altitdb
raf4ever:
alves.Felipe:
Mas não há problema nisso,eh justamente no Model onde as validações devem estar.