Um professor meu disse que um programa em java só vai ser orientador objeto se for aplicado padrões de projeto no mesmo, vocês concordam com essa afirmação?
as vezes vejo muito sistema, em java com classes goigantes cheio de if, então isso seria um sistema estruturado?
padrões de projeto
8 Respostas
Cara, eu não concordo com seu professor.
Vc pode fazer um projeto “Zoollógico.”
Com classse que representaam animais…tipos de animail…raças… caracteristicas de animais.
Totalmente OO (claro coisa simples) mais que na real tu não aplica nenhum padrão de projetos.
Talvez tenham falado groselhas. mais por hora sou dessa opinião mesmo!!
Concordo com o jimmyhc,
Não é necessário seguir padrões de projeto para você desenvolver OO, até por que o próprio nome já diz são Padrões de Projeto, ou seja, padrões a serem seguidos para obter-se um melhor estruturamento e desenvolvimento do seu projeto.
Para ser considerado OO é necessário o seu projeto seguir a fundo os conceitos de Encapsulamento, Polimorfismo, Herança, etc.
Orientação a Objeto veio para que você pudesse realizar qualquer que seja o seu sistema desde uma gestão de uma empresa até um sistema de “Construção de uma casa” e nada até o momento que li, diz que é necessário seguir um padrão para desenvolver uma aplicação Orientada a Objetos.

Pois é cara.
Concordo novamente ctg e acredito que seu professor não fez um comentário muito feliz sobre esse assunto.
Qq coisa estamos ai…
Seila, as vezes não precisa ser aplicado nenhum padrão especifico e ainda assim ser OO.
Mas eu acho um comentário bom, principalmente se tratando de aula, assim os alunos se sentem mais obrigados a estudar e levam a serio os padrões de projeto, ao invés de inventarem alguns monstrinhos pensando estarem programando OO. Acho que o que o professor dele quis dizer foi: “vcs tem que entender os padrões de projeto se quiserem sair por ai dizendo que programam OO, não é porque vcs sabem a sintaxe da linguagem java que vcs sabem programar OO, vcs correm o risco de criar varias bizarrices”.
Eu mesmo, qdo vejo alguém estudando java, a primeira coisa que digo para estudar são os padrões GOF, só pelo fato de estudar e entender eles, o cara já entende muito dos aspectos de OO.
Então, siga o conselho do seu professor e estude os dito cujos… provavelmene eh uma maneira dele obrigar vcs a estuda-los.
E com certeza, um programa gigantes cheio de if’s corre um enorme risco de não estar bem programado 
Um professor meu disse que um programa em java só vai ser orientador objeto se for aplicado padrões de projeto no mesmo, vocês concordam com essa afirmação?
as vezes vejo muito sistema, em java com classes goigantes cheio de if, então isso seria um sistema estruturado?
E ai dead_fly_, beleza?
Cara na boa, seu professor fez um comentário infeliz. Padrões de projetos são criados para resolverem problemas. Você não é obrigado a utilizar padrões de projetos para tornar seus sistemas OO.
Os padrões de projeto visam facilitar a reutilização de soluções de desenho - isto é, soluções na fase de projeto do software, sem considerar reutilização de código. Também acarretam um vocabulário comum de desenho, facilitando comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software. Wikipedia
É preciso se tomar muito cuidado com “Padrões de Projeto”.
Já vi muitos projetos que poderiam ser simples e facéis de entender, mas o desenvolvedor encheu o projeto de “Design Patterns” e tornou o projeto
horrível para entender. Complicou algo que era para ser simples…
Uma afirmação como essa pode justamente criar ainda mais programadores assim. Que acham que programar bem é encher o código de “Design Patterns”.
Quanto a outra pergunta:
Um sistema em Java com classes gigantes cheio de if tem um forte indício d ser um sistema estuturado. Mas, o que resolve isso é um bom design OO e não
“Design Patterns” necessariamente.
De quem está cansado de ver um código que deveria ter simplesmente um método que acessa o banco. Mas para fazer isso o cara cria um façade, que chama uma Strategy, que por sua vez chama uma classe Singleton, e por aí vai…
É preciso se tomar muito cuidado com “Padrões de Projeto”.Já vi muitos projetos que poderiam ser simples e facéis de entender, mas o desenvolvedor encheu o projeto de “Design Patterns” e tornou o projeto
horrível para entender. Complicou algo que era para ser simples…Uma afirmação como essa pode justamente criar ainda mais programadores assim. Que acham que programar bem é encher o código de “Design Patterns”.
Quanto a outra pergunta:
Um sistema em Java com classes gigantes cheio de if tem um forte indício d ser um sistema estuturado. Mas, o que resolve isso é um bom design OO e não
“Design Patterns” necessariamente.De quem está cansado de ver um código que deveria ter simplesmente um método que acessa o banco. Mas para fazer isso o cara cria um façade, que chama uma Strategy, que por sua vez chama uma classe Singleton, e por aí vai…
Concordo com a citação acima, visto que a má utilização de padrões de projeto possa piorar ainda mais a estrutura de seu software tornando-o inviável para um dos conceitos primordiais de Qualidade de Software, o de Manutenibilidade ou outros que possam ser afetados.
O dito mais correto que já ouvi e li em Sistemas de Informação:
- “Faça somente o que foi pedido, não tente reinventar a roda!”;
Ou seja, para que utilizar um singleton, que instancia uma fachada, que por sua vez possui uma Abstract Factory, que possui uma Factory, e assim por diante para calcular dois numero?
É como foi citado deve-se ter muito cuidado ao utilizar padrões de projeto!

Tive o desprazer de ler este tópico e ver tamanha ignorância de alguns membros do grupo. Porisso estes nunca serão algo além de meros desenvolvedores/analistas.
dead_fly_, se você pretende evoluir profissionalmente, escute seus professores, pode ter certeza que a maioria sabe 10x mais que a maioria dos membros do forum. Quando seu professor disse “um sistema JAVA (poderia ser C++, .Net ou qualquer outra linguagem orientada a objetos) que não implementa os padrões de projeto, não é um sistema OO” ele quis dizer que se você não conhece e/ou não utiliza os padrões, seu sistema vai sair uma merda, não é digno de ser chamado “Orientado a objetos”, pois se você entender a verdadeira funcionalidade de heranças, iterfaces, e todas as características de um OO, com certeza você está implementando um pattern, apenas não sabe disso.
- “Faça somente o que foi pedido, não tente reinventar a roda!”;
Utilizar padrões de projeto não é reinventar a roda, tenho pena de quem pensa assim!
Se você quer um frase que faça sentido relacionado aos padrões de projeto:
-“Não existe um arquiteto de software que não domine os padrões de projeto, porém poucos desenvolvedores os conhecem/entendem”
O que você quer ser? pense nisso.