Pessoal,
Preciso desenvolver uma aplicação Swing que irá consumir alguns webservices que criei.
Uma das premissas que tenho hoje é que toda a formatação de texto e layouts fiquem centralizados, caso haja necessidade de alteração (como se fosse um CSS só que para swing).
Existe atualmente, algum padrão de desenvolvimento para J2SE? Existe alguma api que me auxilie nessa premissa?
Se tiverem materiais para me enviar sobre esses design patters.
Obrigado,
O interessante é separar por camadas lógicas sua aplicação.
Use o padrão MVC.
Espero que eu tenha te ajudado.
Otavio, Valeu. Eu tava pensando mesmo em usar um MVC só que eu não terei DAOs pois a aplicação acessará webservices. Mas da pra aproveita o restante.
Sabe me dizer se existe alguma API atualmente que me ajude na centralização de Formatação/Layout etc? Por exemplo, essa minha aplicação será vendida para diversas empresas… algumas empresas o padrão é Azul e querem que a ferramenta tenha cor predominante azul e outras vermelha, para que eu não tenha que refatorar o código todo devido a uma simples mudança de cor, queria algo que me ajudasse a deixar isso centralizado. Caso já exista algo pronto para isto né, senão terei que centralizar eu mesmo de alguma forma =)
Obrigado,
bom… eu indicaria para isso mais mesmo os gof design patterns… são aplicados em diversos casos.
Quanto a esse caso da cor eu indicaria você ter este tipo de informação em arquivos de configuração internos ao seu jar executável (arquivos .properties por exemplo).
O seu caso, seria interessante criar um Look&Feel onde você customizaria o mesmo com relação a fontes, cores e formatos (salve as configurações em arquivos de propriedades e use-as conforme alguma regra).
Para máscaras, você pode criar uma hierarquia de formatadores, passando para seus componentes (neste caso, utilize o JFormattedTextField ao invés de JTextField).
O fato de usar WebServices ao invés de DAO não indica, necessariamente, que não está utilizando MVC.