Padronização Grafica? existe?

Boa tarde, galera sou novo em Java, estudei bem orientação e teoria, estou tentando mexer na biblioteca swing, bom to apanhando bastante, tenho uma duvida, será que existe uma forma de padronizar as interfaces?
quem sabe de web, conehce CSS, então algo nesse estilo?
ja pensei em criar uma classe para cada componente que vou sur repetidamente e definir, cores tamanhos e afins, esse eo unco jeito?

Obrigado

Reutilização de componentes e uma ótima opção, desenvolva formularios padrões que sabe que vai usar em diversas aplicações como cadastro e coisas do tipo…

rafa_85
Dá pra fazer sim, afinal o reuso faz parte do conceito OO.
Você pode criar uma janela que será padrão, nesta janela você pode ter por exemplo a logo o menu superior e componentes que são necessários em todas as outras janelas. Acredito que após desenvolvê-la você pode criar outras janelas que herdam da janela padrão.

[quote=bbmany]rafa_85
Dá pra fazer sim, afinal o reuso faz parte do conceito OO.
Você pode criar uma janela que será padrão, nesta janela você pode ter por exemplo a logo o menu superior e componentes que são necessários em todas as outras janelas. Acredito que após desenvolvê-la você pode criar outras janelas que herdam da janela padrão.[/quote]

Então e que como venho da web, fica aquela coisa de CSS…rs mas eu estou fazendo neste conceito, para padronizar tamanho e cores de rotulos e texfilds, criei uma classe de formatação, entao set cores e tamanhos pela classe.