Olá,
Material: Acho que existe pouca coisa sobre BEA fora do site da BEA. Mas o site da BEA é um monstro, tem muita coisa lá mesmo. O difícil é encontrar o que a gente quer.
Ao mesmo tempo a maioria dos tecnologias, conceitos, etc, necessário/envolvidos não são exclusivamente da BEA, muito longe disso, então sobre esses (EJB, JMS, JSP, JCA, Struts - WL Workshop 8.1 usa um Struts modificado mas mesmo assim, etc) dá pra encontrar muita coisa além do site da BEA. Até em português. Buscando aqui no fórum, ou perguntando se não encontrar.
Prova: Você já tem idéia sobre qual prova você vai fazer? Essa parte do site é menos confusa do que o resto:
http://certification.bea.com
Visto esse curso que você fez, acho que seria uma dessas:
:arrow: BEA 8.1 Certified Developer: Integration Solutions
:arrow: BEA 8.1 Certified Developer: Portal Solutions
:arrow: BEA 8.1 Certified Developer: Build Solutions
Eu achei o site da BEA boa nesse aspecto.
Aqui eles dão as informações sobre cada prova:
http://certification.bea.com/certification/dev_certification_reqs.jsp
Eles dão os detalhes (# de perguntas, o tempo, etc), os objetivos com percentuais, lista de treinamentos relevantes - ok, talvez não seja financeiramente viável e nesse caso tem o study guide que é uma lista dos objetivos e links para o site da BEA onde encontrar informações sobre cada assunto. E tem um mock-zinho para cada prova.
Seria legal ter mais mocks, claro, para ter uma idéia melhor sobre sua capacidade antes de fazer a prova, mas eu pelo menos não encontrei nada. Minha experiência é que é realmente bom trabalhar com BEA antes de fazer essa prova, deste jeito você vai aprender melhor e mais facilmente os conceitos do que decorando e lendo o site. Então fazer uns tutoriais lá no site da BEA sobre o assunto da prova também ajuda.
Eu não achei a prova difícil, mas também não é fácil. O limite é 75% para todas as provas, acho, portanto tem menos margem de erro do que na prova da SCJP, por exemplo. Algumas perguntas da prova achei meio absurdas, tipo, perguntando sobre o nome do menu onde você seta uma propriedade de formatação do código. Entendo que é difícil medir o conhecimento de uma pessoa com uma prova dessas, mas achei essa pergunta meio fraca.
[]s,
Sami
PS. Boa sorte!