Pageflow e Bea

12 respostas
A

Olá Pessoal, fui hoje numa entrevista de emprego.
Gostei muito do ambiente de trabalho e pelo que o rapaz me falou o framework e plataforma deles parace ser muito boa.

Enfim, gostaria de saber quem aqui trabalha com o framework Pageflow e a plataforma Bea.

Sabe de bons materias para ler sobre esse assuntos?

Nunca usei nenhum dos 2.

12 Respostas

Sami_Koivu

Olá,

O site da BEA pode ser um pouco confuso. Quando estudei para uma certificação da BEA para versão 8.1 esse foi um dos recursos que utilizei:

http://edocs.bea.com/workshop/docs81/doc/en/core/index.html

Developing Applications / Guide to Building Page Flows

[]s,
Sami

A

Sami, voce usa os produtos e serviceos do Bea profissionalmente?

Quero muito ir para a empresa que fui fazer entrevista hoje!!!

Sami_Koivu

Alexandre,

No momento não estou fazendo nada profissionalmente. Estou esperando faz 5 meses para meu visto de trabalho para o Brasil sair. Se esse visto um dia vai dar certo, a empresa Brasileira onde vou trabalhar é sim um partner da BEA e os produtos e serviços da BEA são um foco importante para eles.

Antés de conhecer essa empresa eu só tinha trabalhado com o BEA WebLogic Server. Enquanto a gente batalha contra a burocracia, além de trabalhar com meu projetinho reJ eu estou estudando a BEA, brincando com o Workshop e fiz uma prova de certificação e agora estou pensando em tentar mais outras.

Boa sorte com o emprego. :slight_smile:

[]s,
Sami

A

Obrigado amigo, qual empresa voce vai trabalhar?
Cidade / Estado?

Sami_Koivu

É uma empresa de pequena porte em Curitiba - PR.

LECHNER

Olá Sami e Alexandre, blz?

Estou começando a usar o WebLogic Workshop e já procurei alguma coisa em português e não encontrei nada, por acaso você sabe me dizer se existe algo?

Já estudei algumas coisas pelo site da BEA mas é um pouco confuso o site deles.

Eu gostaria de usar o WLI para integração - JMS, vcs sabem de algum material?

Abraços!

Sami_Koivu

Olá,

Infelizmente sou finlandês e assim eu prefiro ler em inglês. :slight_smile:

Acho que não tenho visto muita matéria em português, mas também nunca procurei.

O raiz para a documentação do WLI, versão 9.2 está aqui:
http://e-docs.bea.com/wli/docs92/index.html

Mas é em inglês mesmo. Caso você não encontrar nada em português posso tentar ajudar você encontrar o que precisa no site da BEA em inglês.

[]s,
Sami

LECHNER

Sami, cara muito obrigado pela atenção.

Então eu trabalho em uma empresa como WebDesigner, e aqui o pessoal usa o WebLogic 8.1 e deram um curso para alguns de: BEA EJB - WorkShop - Integration - Portal.

Foram dados pela empresa Quality, mas o nivel dos professores foi muito fraco, um ou outro que ajudou.

Como fiz o curso, pedi uma oportunidade para atuar como desenvolvedor.

Então dada esta oportunidade, estou estudando com o material do curso e além dete, gostaria de mais algum material, exemplos e tutoriais.

Além do site da BEA, existe algum outro com conteudo BEA?

Sobre a prova oq vc tem a dizer, irei faze-la em maio/2007, qual material posso estudar?

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Valew!

Sami_Koivu

Olá,

Material: Acho que existe pouca coisa sobre BEA fora do site da BEA. Mas o site da BEA é um monstro, tem muita coisa lá mesmo. O difícil é encontrar o que a gente quer.

Ao mesmo tempo a maioria dos tecnologias, conceitos, etc, necessário/envolvidos não são exclusivamente da BEA, muito longe disso, então sobre esses (EJB, JMS, JSP, JCA, Struts - WL Workshop 8.1 usa um Struts modificado mas mesmo assim, etc) dá pra encontrar muita coisa além do site da BEA. Até em português. Buscando aqui no fórum, ou perguntando se não encontrar.

Prova: Você já tem idéia sobre qual prova você vai fazer? Essa parte do site é menos confusa do que o resto:

http://certification.bea.com

Visto esse curso que você fez, acho que seria uma dessas:
:arrow: BEA 8.1 Certified Developer: Integration Solutions
:arrow: BEA 8.1 Certified Developer: Portal Solutions
:arrow: BEA 8.1 Certified Developer: Build Solutions

Eu achei o site da BEA boa nesse aspecto.

Aqui eles dão as informações sobre cada prova:
http://certification.bea.com/certification/dev_certification_reqs.jsp

Eles dão os detalhes (# de perguntas, o tempo, etc), os objetivos com percentuais, lista de treinamentos relevantes - ok, talvez não seja financeiramente viável e nesse caso tem o study guide que é uma lista dos objetivos e links para o site da BEA onde encontrar informações sobre cada assunto. E tem um mock-zinho para cada prova.

Seria legal ter mais mocks, claro, para ter uma idéia melhor sobre sua capacidade antes de fazer a prova, mas eu pelo menos não encontrei nada. Minha experiência é que é realmente bom trabalhar com BEA antes de fazer essa prova, deste jeito você vai aprender melhor e mais facilmente os conceitos do que decorando e lendo o site. Então fazer uns tutoriais lá no site da BEA sobre o assunto da prova também ajuda.

Eu não achei a prova difícil, mas também não é fácil. O limite é 75% para todas as provas, acho, portanto tem menos margem de erro do que na prova da SCJP, por exemplo. Algumas perguntas da prova achei meio absurdas, tipo, perguntando sobre o nome do menu onde você seta uma propriedade de formatação do código. Entendo que é difícil medir o conhecimento de uma pessoa com uma prova dessas, mas achei essa pergunta meio fraca.

[]s,
Sami

PS. Boa sorte! :slight_smile:

LECHNER

Caramba Sami, cara sem palavras!

Muito obrigado mesmo!

Clareou muita coisa e tirou o medo dessa Certificação!

Abraços!

Fabio_Kung

Desculpa desvirtuar o tópico de vocês mas eu não consigo deixar de fazer esse comentário…

Como é que em um país como o nosso pode existir esse tipo de preciosismo?

Sami_Koivu

Desculpa desvirtuar o tópico de vocês mas eu não consigo deixar de fazer esse comentário…

Como é que em um país como o nosso pode existir esse tipo de preciosismo?

Bom, para mim pessoalmente a notícia boa é que na semana passada fui informado que meu processo de visto foi finalmente deferido. Acho que ter que esperar 7 meses para um visto temporário de 2 anos é muito, mas no momento ainda estou feliz e aliviado :smiley:

EDIT: Pelo que eu entendi um dos problemas / causas de demora foi o fato de eu não possuir um diploma na área - mesmo tendo 7-8 anos de experiência profissional.

Criado 3 de janeiro de 2007
Ultima resposta 21 de mar. de 2007
Respostas 12
Participantes 4