Página de Cadastro e Alteração - JSF2

Bom, tenho algumas dúvidas simples sobre JSF2 :

1 - É melhor fazer uma página para cada funcionalidade ? Ex: funcionarios.xhtml (lista de funcionários), insertfuncionario.xhtml (novo funcionario), updatefuncionario.xhtml (atualiza funcionario). Essa é uma boa prática ? Penso que sim pelo fato de modularizar mais a aplicação.

2 - Estou utilizando o h:dataTable para listar meu dados mas senti falta de recursos nele como: Ordenação por coluna, filtragem de dados em tempo real (ajax) e paginação do conteúdo. Digo isso pois como vim do PHP, usava o jQuery DataTable que possui todas essas funcionalidades. Como fazer o h:dataTable ficar mais “robusto” e apresentável ?

1 - Não. Prefiro a abordagem de uma única tela para cadastro e edição. É mais simples.
2 - Já viu o primefaces? PHP puro também não faz isso.

Hmm… Obrigado vou pesquisar a respeito.

Já utilizo o primefaces porém não atentei ao detalhe de poder fazer filtros e ordenação por coluna.

O primefaces é uma implementação de JSF 2 com o acréscimo de funcionalidades do JQuery… Logo, você tem muitas coisas que são automatizadas.

Como seria uma implementacao basica de uma página que altera e insere ao mesmo tempo ? Sou novo em jsf e ainda estou engatinhando.

Por isso você deve dar um passo de cada vez e estudar atentamente os mínimos detalhes do framework.
Se eu te passar como fazer isso, muitas coisas ficarão de fora, portanto, se esforce um pouco mais e logo você verá que valeu a pena.