Página de quadros

Olá, pessoal,
sou novo aqui e não sei bem dizer nada sobre java.

Tenho uma dificuldade e acho que poderia resolver com java se soubesse: :???:

vocês sabem como fazer para que uma página de quadros seja carregada com todos eles, mesmo que o visitante peça apenas uma das páginas de conteúdo?

Eu imaginei que no momento de carregar a página, ela leia o conteúdo da barra de endereços, e, se for diferente do endereço da página de quadros, que estabeleça uma variável associada a si mesma, a página de conteúdo, e carregue a página de quadros, que por sua vez, antes de carregar a página padrão no quadro de conteúdos, vai verificar se existe uma variável estabelecida para carregar uma página específica. Se existir, ela carrega a página em questão e zera o valor da variável para não afetar futuras visitas através do endereço principal. O meu pequeno problema é que não sei como fazer isso, hehehe. Alguém sabe ou conhece um processo mais simples?

Um abraço, e obrigado desde já. :grin:

Polka

eae blz? :???:

cara realmente eu naum entendi direito oq vc tah querendo
mas

tipo quanto a verificação vc pode estar utilizando variáveis sendo passados como parametro para a pagina na qual vc quer realizar as
verificações e no inicio de sua pagina

utilizar scriplets JSP para fazer a verificação dos mesmo parametros que vc definiu e de acordo com o valor e com a convenção q vc determinou
tomar as devidas ações para carregar a sua pagina adequadamente

e ao final da pagina vc pode utilizar outra tag scriplet para
voltar ao valor padrão de seus parametros assim não afetando futuras
visualização enquanto estiver na mesma seção de paginas

bom quanto a JSP aqui no PJ tem material a respeito e qq coisa
ou demais duvidas ai soh mandar aki no forum que a galera
responde

espero ter ajudado um pouco ai :wink:

abração
Erko Bridee

Tudo jóia!
Valeu pela resposta!

Eu segui sua sugestão e procurei aqui no site, mas não achei nada, provavelmente por incapacidade minha. Então vou fazer perguntas mais diretas, baseado no que você disse, e desculpe desde já pelo abuso (Obs.: eu não sei nada de java)

1. Como eu posso definir as variáveis na minha página, cujo valor seja o nome de uma página? Como são definidas variáveis e como são atribuídos valores a elas?

2. Como eu posso verificar se o valor dessa variável é igual ou diferente de um valor de referência? Você tem um exemplo desses scriplets jsp? É necessária alguma tecnologia no servidor para rodá-los?

3. Agora, a pergunta final: Como fazer para carregar o conjunto correto de páginas nos frames? Veja que estes serão carregados na página seguinte àquela em que foi feita a verificação das variáveis. Como fazer para que o valor atribuido às variáveis permaneça ativo ao carregar essa nova página, depois da transição? Vou explicar assim: alguém carrega a página K (www.XXX.com/K). Acontece que a pessoa não verá a navegação da página, pois a página K é uma das seções do meu site, e é mostrada no frame “conteudo”. A minha idéia é que a página K detecte se ela está no frame “conteúdo” ou se foi aberta diretamente. Nesse último caso, deve definir duas variáveis, uma referente a ela mesma (variável cont) e outra referente ao frame esquerdo (variável esq) (para o frame superior não é preciso definir uma variável pois ele é sempre o mesmo), atribuir o valor K a cont e o valor J a esq, e chamar a página que contém o frameset, digamos a página P. Esta página P, verifica se existe um valor de cont e esq e carrega os frames “conteudo” e “esquerdo” de acordo a esses valores. Em seguida ela zera os valores de cont e esq. Caso não existam valores definidos para essas variáveis, ela carrega nos frames as páginas padrão iniciais.

Isso é possível?

Ô, amigo, desculpa novamente o abuso, e obrigadão!
Polka

ae…

pergunta 1:
provavelmente vc terá de usar serverlets
veja os tutoriais e a API javax.serverlet.*;

pergunta 2:
faça o mesmo que na pergunta 1…
vc precisa de um servidor (ou container) de JSP/Serverlets para isso…
um grátis é o tomcat

pergunta 3:
os serverlets permitem ver qual o endereço o usuário quis entrar

eae cara o microfilo apavorou ai :grin:

mas vou tentar contribuir mais um pouquinho vai um link

site da guj seção de artigos tem infos sobre o assunto de servlets
http://www.guj.com.br/user.article.list.chain

abração :grin:

Valeu, pessoal, :grin:
vou tentar essas dicas. :wink:

Um grande abraço, :razz:
Polka