páginas acessadas por celular

galera quando é desenvovido uma página para internet e essa página é acessada pelo celular temos que mudar alguma coisa ou fazer de um desenvolvimento especifico para o acesso via celular ou o próprio celular se ajusta a página.

valew.

Normalmente você precisa reduzir a quantidade de informações que vai nessa página. Existem alguns celulares que se adaptam mais ou menos, mas são aqueles que têm telas gigantescas, o que nem sempre é o caso.

velhinho estava dando uma olhada e eu vi que a uol tem uma página nesse formatado, por um acaso você para que ser:
http://m.uol.com.br
será que é feito só para o acesso via celular?

valew.

É isso mesmo. Nesse caso em particular, a página (m.uol.com.br) pode fornecer conteúdo em formato WAP (adequado para os celulares com telas muito pequenas ou então mais antigos) ou então em formato XHTML (para ser acessado por celulares mais modernos), dependendo de como o browser reporta que tipo de dispositivo está acessando a página.
Quando você acessa a página pelo browser do seu micro, então ele entrega conteúdo em formato XHTML ou talvez redirecione para a página padrão do site, dependendo do sistema.)

entanglement valew pela grande ajuda que você deu… só para finalizar, essa verificação que é feita para identificar que tipo de dispositivo esta acessando a página é feita na própria página ou no servidor? valew…

Uai, a página não roda no servidor?

sim ela roda no servidor, mas a pergunta é:

• o servidor que roda a página, é que faz essa verificação do dispositivo?
    ou
  • é feito um codigo dentro da página para fazer essa verificação?

será que consegui melhorar a pergunta ou pioriei a situação ?

valew…

Eu sei que tem como pegar essa informação via JS (javascript).
daí vc faz um teste na sua pagina principal, e redireciona para o modelo de pagina adequado!

Cuidado que aqueles celulares antigos que rodam só WAP não conseguem rodar javascript. O correto é pegar o “User-Agent” (é um header do request) e tomar as providências de acordo.

valew galerinha assim que eu coseguir resolver isso eu posto…

desde já muito obrigado.

Celulares modernos que incorporam navegadores web ajustam o conteúdo automaticamente.
Mas mesmo assim cada navegador tem sua peculiaridade e suporte não podendo ser generalizado.

É a solução mais certa, pq o conteúdo vai de acordo com o navegador mesmo.

mais uma vez valew pela ajuda galera…

Veja este site wap muito bom gostei mesmo: http://buenosarro.wirenode.mobi/