Páginas em branco no Jasper

Pessoal, to tendo um problema quando tento gerar um relatorio Jasper. Tenho seguinte JRXML:

<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?> <jasperReport bottomMargin="0" columnCount="1" columnWidth="798" isSummaryNewPage="false" isTitleNewPage="false" leftMargin="0" name="sem_nome" pageHeight="1140" pageWidth="798" printOrder="Horizontal" rightMargin="0" topMargin="0" whenNoDataType="AllSectionsNoDetail"> <detail> <band height="38"> <ellipse> <reportElement forecolor="#000000" height="38" width="38" x="0" y="0"/> <graphicElement pen="1Point"/> </ellipse> </band> </detail> </jasperReport>

Ele compila perfeitamente, porém quando mando pro JasperViewer ele mostra uma mensagem dizendo que não existem paginas no relatorio. Li no guia que o Jasper nao gera um relatorio efetivamente quando não existem dados no DataSource (“When there is no data in the report’s datasource, by default, JasperReports will not generate a report.” - JasperReports for Java Developers, pág. 128)

Ok, até ai eu entendi, mas reparem… eu só quero mostrar uma simples bolinha no relatorio… como eu faco pra aparecer alguma coisa mesmo que não tenham dados no datasource?

Já achei a solucao… foi soh colocar um “new JREmptyDataSource()” no parametro do metodo JasperFillManager.fillReport()… antes estava passando uma conexao com o banco… como o relatorio nao tinha o elemento queryString o jasper compila o relatorio como um relatorio vazio! :smiley: