Seguinte: Estou com meu projeto de conclusão de curso pra fazer, usando SWT.
O projeto é referente a composição de partituras. Partituras são divididas em compassos. Por isso, eu fiz um componente PainelCompasso, e usá-los pra montar a partitura. Até aí, tudo ok. O lance é que tem alguns elementos gráficos que passam por dois compassos ao mesmo tempo, ou seja, o desenho ficaria metade sobre o Painel 1 e metade sobre o Painel 2, que vem logo em seguida.
Como posso fazer para desenhar esses elementos sobre os painéis, mas não “dentro” deles?
Basicamente. o ideal é que tivesse um jeito de colocar um painel com background transparente, sobre o qual eu desenhasse os elementos. Tem como isso? Se não tem, alguém tem uma sugestão pra resolver isso? =P
Painel transparente?
2 Respostas
Use Java 2D.
Sobrescreva o método paintComponent de um JPanel. Aì desenhe por primeiro uma BufferedImage com os compassos. Logo em seguida, desenhe as notas.
Para mais informações:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/2d/TOC.html
Estou usando SWT, não Swing, é é tarde demais pra mudar, mesmo que eu quisesse =P
E sim, eu até pensei em fazer TODO o desenho da partitura no mesmo Canvas, mas dividir em compassos facilita demais o tratameto de eventos e tudo o mais…
Se não tiver jeito, eu vou ter que desenhar essas coisas “na marra” nos CompassoPanel. Mas se tiver como fazer essa coisa “flutuando” por cima dos painéis, aí vai ficar bem menos porco =P
Criado 20 de agosto de 2008
Ultima resposta 20 de ago. de 2008
Respostas 2
Participantes 2