Já li algumas literaturas que sugerem ter dois micros, outras não deixam claro se é um micro só…
O que a experiência de vocês mostra, ficam 2 pessoas no mesmo micro ou 2 pessoas e 2 micros lado a lado, uma codificando e a outra ajudando de outra maneira?
Cara, já programei 2 pessoas com 2 micros (caso 1) e 2 pessoas com 1 micro (caso 2).
No caso 1, funcionou quando estávamos trabalhando com o mesmo objetivo, o que não ocorre sempre.
No caso 2, ficar olhando é chato, você fica querendo que a pessoa faça o que você pensa e o inverso também é chato, ficar uma cara sapeando o que você faz sem entender seu raciocínio. Aí vc tem que ficar explicando. Em alguns momentos é bom mas fazer disso uma metodologia de trabalho é ficar inventando moda e perdendo produtividade.
cv1
Pair programming tem alguns objetivos. Na ordem do que eu considero mais importante pro nao tao essencial:
Disseminacao de conhecimentos sobre o sistema
Disseminacao de conhecimentos sobre a plataforma
Facilitar a idealizacao e implementacao de novos conceitos
Revisao de codigo
Com esses objetivos em mente, nao faz o menor sentido ter dois computadores. Na ThoughtWorks, pair programming significa usar um computador soh. Sempre.
Ao contrario do que o Marcio sugeriu, o “ficar olhando” e a explicacao constante do que vc esta fazendo sao essenciais pra pair programming funcionar direito - o que eh bem diferente de “inventar moda” ou “perder produtividade”.
Alias, Marcio, de onde vc tirou essa?
Bani
Eu também só fiz pair programming com 1 micro, e não tenho reclamações.
T
thingol
Nunca ouvi falar de “pair programming com 2 micros”. Se bobear os caras acabam se falando via MSN ou outra solução de instant messaging (ou pior, via email mesmo!), mesmo sentados um ao lado do outro.
A expressão “Pair programming” deveria vir com ênfase na palavra “pair” e não na palavra “programming”.
s4nchez
Que literaturas são essas? Agora fiquei curioso…
Diogo_Cabral
Também nunca ouvi falar.
Outro dia vi um par trabalhando com dois mouses,
Isso é comum?
Rafael_Afonso
thingol:
Nunca ouvi falar de “pair programming com 2 micros”. Se bobear os caras acabam se falando via MSN ou outra solução de instant messaging (ou pior, via email mesmo!), mesmo sentados um ao lado do outro.
A expressão “Pair programming” deveria vir com ênfase na palavra “pair” e não na palavra “programming”.
Eu já vi em algum lugar um plugin (japonês, eu acho) do Eclipse que permite que duas pessoas em micros diferentes editem o mesmo código. Talvez seja disso que estejam falando.
B
bobmoe
Rafael Afonso:
thingol:
Eu já vi em algum lugar um plugin (japonês, eu acho) do Eclipse que permite que duas pessoas em micros diferentes editem o mesmo código. Talvez seja disso que estejam falando.
Mas isso é colaboração remota. O pair programming é justamente o contrário: colaboração lado a lado
boaglio
s4nchez:
boaglio:
Já li algumas literaturas que sugerem ter dois micros, outras não deixam claro se é um micro só…
Nesse documento que o autor explica como ele trabalha com SCRUM (Scrum and XP from the Trenches), ele menciona que o pair programming que ele utiliza é com dois micros lado a lado, um edita o código e outro acessa a documentação, faz alguma outra coisa para auxiliar o trabalho.
F
flaleite
boaglio:
s4nchez:
boaglio:
Nesse documento que o autor explica como ele trabalha com SCRUM (Scrum and XP from the Trenches), ele menciona que o pair programming que ele utiliza é com dois micros lado a lado, um edita o código e outro acessa a documentação, faz alguma outra coisa para auxiliar o trabalho.
Ia citar esse caso, já trabalhei com 2 micros em pair programming, onde um micro estava a IDE e no outro era usado para os testes e pesquisas.
jjose
cv:
Pair programming tem alguns objetivos. Na ordem do que eu considero mais importante pro nao tao essencial:
Revisao de codigo
Com esses objetivos em mente, nao faz o menor sentido ter dois computadores. Na ThoughtWorks, pair programming significa usar um computador soh. Sempre.
Ao contrario do que o Marcio sugeriu, o “ficar olhando” e a explicacao constante do que vc esta fazendo sao essenciais pra pair programming funcionar direito - o que eh bem diferente de “inventar moda” ou “perder produtividade”.
Esse é o pior Facilitar a idealizacao e implementacao de novos conceitos… hehe, lasquera
Ainda mais quando quem esta no pc é antigo na empresa e se acha, ele nunca vai aceitar ser corrigido :?
Faz umas porcarias que limita o desenvolvimento e fica envolvendo todas camadas para uma coisa simples.
Acho esse o ruim de 2 para 1, foi meu problema
boaglio
Retirado do documento que mencionei acima, fica na página 91 e 92 do PDF:
Eu nunca fiz PP assim, só com um micro, mas fiquei curioso para saber se dá certo…
marciosantri
cv:
Revisao de codigo
Me refiro quando isso tende a virar rotina, já vi alguns malucos com essas idéias. Acho que fui um pouco exagerado mesmo.
ViniGodoy
Aqui fazemos 2 pessoas com um micro só.
Já notamos que é muito bom quando estamos criando conceitos novos, mas é muito pouco produtivo e com ganho de qualidade automamente questionável nas partes braçais do software (montar interface gráfica, por exemplo).
luistiagos
seila eu não iria gostar de um cara bisbilhotando meu codigo e mto menos ficar olhando o cara programar ja fiz “Pair Programing” mas com um cobolzeiro… eu com java e ele com cobol a aplicação era java e cobol…
qdo ele tinha que debugar eu tinha q ficar olhando pois não podia mexer em nada… e pra mim sequer executar a aplicação ele não podia debuggar… eu precisava testar e nao podia pq ele tava testando e vice versa…
isso era muito ruim pq fodia com a produtividade… eu nao tinha como ajudalo pq não manjo de cobol e ele não manja de java pra me ajudar dai a produtividade caia muito pois trabalhavamos em singlethread e nao em multithread…
ViniGodoy
A idéia é justamente não existir isso de “meu código”.
rodrigoallemand
boaglio:
Eu nunca fiz PP assim, só com um micro, mas fiquei curioso para saber se dá certo…
Quando trabalhei na montagem de um framework para um grande banco, houve um PP com dois micros… alias, foi a unica experiencia que eu tive com PP (com 1 ou 2 maquinas)…
Foi bem legal, já que um fazia o framework propriamente dito e o outro construia os testes e ajustava o RSA pra receber o design das aplicações no futuro. Ficou bem feito pela equipe ser toda senior…
Acho que PP com um desenvolvedor e um analista dando pitáco no seu código é ruim… e se for dois desenvolvedores em uma maquina fica algo massante demais…
Aqui adotamos um PP meio diferenciado. Cada equipe é composta de 4 a 6 pessoas no maximo e 1 “coach”, que fica fazendo as vias dos outros 4 desenvolvedores que deveriam existir no PP normal… Esse coach não recebe “tarefa”… seu trabalho é justamente fazer PP com os outros… dá certo! Se a equipe precisar ser maior, aumentamos o numero de “coaches”…
s4nchez
boaglio:
Retirado do documento que mencionei acima, fica na página 91 e 92 do PDF:
Quando estou trabalhando em dupla (um computador) e por algum motivo a gente trava, normalmente fazemos uma pausa para cada um fazer sua pesquisa e depois de alguns minutos nos juntamos novamente para resolver o problema. Não considero essa pausa como PP, visto que não estamos no mesmo computador. Por outro lado, continuamos trabalhando em cima do mesmo problema, então entendo se continuarem chamando de PP neste caso…
s4nchez
everson_z:
Fico pensando no custo disso
Em PP,
Inicia-se um debate sobre a melhor solução entre soluções,
Horas depois não chegam a um veredicto, nada foi feito…
?
Se os desenvolvedores forem razoavelmente bons, eles sempre partirão da solução mais simples e que funcione, e usarão o próprio código/testes para evoluir esta solução incrementalmente. Por isso que PP não é pra qualquer um
C
carneiro
O código não é seu, um dia você vai sair da empresa e o código vai ficar, e outra pessoa vai cuidar dele.
[modo brincadeira]
E aliás, por que você não quer um “cara bisbilhotando meu codigo”? Não entendi… será que você está escondendo muitas gambis por aí?
[/modo brincadeira]
Emerson_Macedo
Pessoal, com 2 computadores pode ser qualquer coisa menos pair programming. Consultem fontes mais confiáveis.
Todas elas falam em apenas 1 computador ou 1 teclado as que querem ser mais claras
cv1
E se o coach de uma equipe dessas eh atropelado por um caminhao?
maquiavelbona
cv:
…
E se o coach de uma equipe dessas eh atropelado por um caminhao?
Depois do velório, elege-se outro pretendente a Macabéa.
Eu não gostei dessa história de somente um “coach”.
Até!
Andre_Brito
Me desculpem a ignorância, mas eu preciso perguntar porque sou novo na área:
pair programming é a mesma coisa que extreme programming?
mueller
Pair programming é uma prática do extreme programming
maquiavelbona
dedejava:
Me desculpem a ignorância, mas eu preciso perguntar porque sou novo na área:
pair programming é a mesma coisa que extreme programming?
Acho que vou abrir um quadro aqui no GUJ:“Você pergunta, o Google respode.”
Então, respondendo: Extreme Programming (olhe a parte Practices) Pair Programming
Até!
everson_z
Fico pensando no custo disso
Em PP,
Inicia-se um debate sobre a melhor solução entre soluções,
Horas depois não chegam a um veredicto, nada foi feito…
?