Palavra-Chave "Super"

10 respostas
ramonrlp

Olá pessoal, estou iniciando em Java e é a primeira vez que utilizo o fórum…

Gostaria de questionar sobre a utilização da palavra-chave super.

Considerando o conceito de herança, aprendi que “super” seria usada para invocar o método da Super-classe(mae) à partir da Sub-Classe (filha). p.ex.: super.metodoDaClasseMae()

Entretanto, estudando a parte de Exceções, observei um exemplo em que a sintaxe utilizada é diferente, e não consegui entender bem o funcionamento.

Alguém poderia explicar o pq da mudança da sintaxe? o que a palavra super ta fazendo no exemplo abaixo?

public class SaldoInsuficienteException extends RuntimeException{

SaldoInsuficienteException(Stringmessage){
            super(message);
  }

}

Agradeço antecipadamente a atenção de vocês.

Abraço!

10 Respostas

J

essa é uma maneira de chamar o método construtor da clase mãe

ramonrlp

Como eu havia pensado…

Então, no exemplo citado acontece isso?

O construtor da classe SaldoInsuficienteException recebe uma String message, que é utilizada como argumento tambem no construtor da classe RuntimeException (super).

Mas, qual a utilidade disso?

O que acontece quando der um: throw new SaldoInsuficienteException(“Mensagem”) ???

J

O que acontece é que você tem o mesmo comportamento em ambos mãe e filho objetos. (quando eles são criados)

ex:

public SQLException(String message, ILogger logger) {

super(message);

this.logger = logger;

logger.error(message);

}

Aqui você faz o que fazer quando uma exceção é criada. você loggea a exceção.

por exemplo a clase mãe pode fazer coisas que você não quer programar novamente.

por exemplo: uma interface gráfica, onde a clase mãe e JPanel, JComponent ou outra coisa,

ramonrlp

Blz!

ramonrlp

E valeu pela ajuda!

Deu uma clareada legal!

Abração!

J

de nada

berg.pb

Fala ramon
só uma dica: qdo for inserir código aqui no fórum, utiliza as tgas code /code, entre colchetes.

pergunta: qual a especializalçao q vc faz na IDEZ?

abraços

ramonrlp

Valeu pela dica berg!

To iniciando com java e ai surgem dúvidas básicas.

Por isso, toda força é bem vinda! :smiley:

Comecei Desenvolvimento WEB na iDez.

Na realidade é um desafio pra mim, pois trabalho na área de geoprocessamento e estou minha aventurando agora na parte de desenvolvimento.

To correndo atrás!

Você é de lá também!?

berg.pb

fala

não… so de cajazeiras… to terminando agora Analise e Desenv. de Soft, no IFPB daqui.

perguntei pela pos do idez pq me interesso por ela. so nao sei ainda se pra mim, aqui onde moro, valeu eu me deslocar toda semana p JP p fazer.
qdo digo vale quero dizer R$

abraços
deus abençoe

ramonrlp

De Cajazeiras!?

sei…

Bom, na minha turma tem um aluno que é de Cajazeiras também. Acho que a maior dificuldade pra ele é a questão física (cansaço), pq ele sai dai na sexta e chega aqui na hora da aula.

Lógico que a despesa pesa bastante também.

Mas é isso, o que vale é o desafio!

Abração!

Criado 29 de junho de 2010
Ultima resposta 30 de jun. de 2010
Respostas 10
Participantes 3