Paleta de cores, RGB

Pessoas,

Um determinado protocolo de um terminal de consulta tem uma mensagem para enviar imagens (BMP 256 e GIF) ao terminal.

A especificação dessa mensagem diz que, entre outras coisas, eu devo mandar a paleta de cores, em 768 bytes, sendo que são 256 conjuntos RGB, ou seja, 1o byte vermelho, 2o byte verde, 3o byte azul, quarto byte vermelho… e assim por diante! Cada conjunto de 3 bytes corresponde a uma cor. Depois dessa paleta, deve ser enviado os pixels, cada pixel como um indice a uma cor da paleta.

Lindo, mas acontece que eu não faço a menor idéia de como fazer isso, principalmente de como obter essa paleta. Isso vem junto na estrutura da imagem?

O que eu preciso é de alguma fonte de pesquisa (no google eu já procurei e continuo procurando), ou então alguma luz para resolver essa encrenca!

Valeu!

Acho que estes links podem ajudar:

Efficient Color For Efficient Web Applications
Charles Poynton
Easy RGB

Obrigado pelos links, maikon,

Apenas para referência de quem também for pesquisa isso, eu acabei estudando um pouco a estutura de um BMP com 256 cores (um header de 54 bytes, a paleta de cores e os bytes/pixels da imagem, relativamente simples), e também acabei chegando neste site, que me abreviou bastante o serviço!

Até+