Palm os

11 respostas
C

Ola pessoal.

Boa Noite

Sou programador php/mysql e arranho um pouco no Delphi e VB.
Porem, essa semana me aconteceu uma coisa interssante: Um cliente meu adquiriu um PALM TOP M130. Esse= http://the-gadgeteer.com/2002/04/15/palm_m130_review/, e, ele me pediu para fazer um sisteminha de enquete para rodar nesse palm top. Ele roda PALM OS.

Acontece que e indicaram que o pacote J2mE do netbeans cria sistemas mobile e eu sei muito pouco de java. Tenho umas duvidas:

1. O sistema consiste em uma enquete em que tanto as perguntas quanto as respostas serão editabeis. Logicamente, preisa de um banco de dados. Qual usar em PALM OS que seja free?
  2. Como fazer essa conexão?

Bom, precisa de uma luz pois estou perdido.

Grato a quem puder ajudar.

11 Respostas

JoaoBluSCBR

Cara,

Se o Palm vai usar j2me, o único banco que o j2me tem é o RMS (to colocando uma apostila sobre isso em anexo).

Mas é muito tosco. Ele apenas armazena registros em forma de texto e nem tem colunas. Vc tem que separar o texto por algum
caracter e ele retorna uma única linha e grava uma única linha.

Um framework que funciona usando como fundo esse RMS, é o floggy. Ele é um pouco melhor de usar,
simula um banco de objetos. Talvez ajude. Procure na net como floggy Persistence Demo.

C

Irmão.
Obrigado pela resposta.

O Delphi é bem simples em relação ao NetBeans.

Portanto ainda restam duvidas.

Bom, Estou fazendo assim no NetBeans 7.0: Arquivo-> Novo Projeto -> JavaME -> Aplicativo Móvel.

É por ai mesmo? Desta forma conseguirei fazer um sistema para rodar no Palm Top M130 com PALM OS?

Bom, e sobre o banco, do lado esquerdo da IDE, tem la 3 abas: Projeros, Arquivos, Serviços. Entrado em Serviços tem la opções, e entre elas, Bancos de dados.

Qual escolho? Como?

La tem assim:

JavaDB -> Sample
Drivers -> Varios

Como proceder agora paraconectar e com qual base?

JoaoBluSCBR

É isso mesmo,

Mas…

Não garanto que vá rodar no teu Palm, talvez vc tenha que procurar o SDK desse palm para usar ele como modelo para tua aplicação.

Palms rodam em memória, não em disco, é bem mais dificil.

E não conte com escoler um banco na pasta e pronto. Nem para java desktop funciona assim. A coisa é bem mais complexa nessa linha de aparelhos.

O froggy vc tem que baixar e lá tem a forma de incluir nas pastas os arquivos jar que sao as bibliotecas para acesso ao banco. tem um projeto demo
que te dá algumas indicações.

Aconselho baixar o froggy, o demo e o banco, seguir as indicações dele, colocar ele para rodar no netbeans e ver como funciona.

Delphi é desktop. Tudo é fácil em desktop. Estamos falando de programação para dispositivo móvel. Tudo é limitado, não tem acesso a disco e
arquivo.

Boa sorte.

Aconselho seguir um curso como o do Jedi que tem apostilas gratuitas e é bem fácil de completar em poucas horas. Senão vc não vai entender a
limitação do equipamento. Não tem nada de criar botão, desenhar os componentes na tela. Tudo é controlado por um Midlet que é bastante
limitado.

E

O Palm M130 é muito, muito antigo (Palm OS 4.1 - acho que essa versão do Palm OS tem 10 anos). Se quiser escrever algo em Java, procure por SuperWaba, já que a Palm não disponibiliza mais uma JVM para Palm faz muitos anos.

C

Certo.

Mas. Esse SuperWaba é free ou pago?

rod

muito tempo atrás quando precisei desenvolver para Palm, avaliei diversas tecnologias e acabei optando por uma chamada HB++.
Não sei se ela existe ainda, mas na época foi bem tranquilo usa-la.

C

Mas hein irmão.

Minha dificuldade não é com relação à IDE. Mas sim como colocar uma base de dados em minha apliacação.

JoaoBluSCBR

Todos já entenderam que o teu problema é conectar o banco.

Só vc não entendeu que não tem banco e que muito provavelmente
vc vai ter de criar algum em forma texto, algo assim.

Te deram algumas sugestões de IDE por que do jeito que você expos,
deu a entender que não entendeu o buraco em que se meteu.

Palm OS é encrenca, ninguem programa para isso por que é muito
limitado. O SuperWaba é uma biblioteca paga sim, mas é uma das
poucas que funciona.

C

Agora sim compreendi.

Mas, txt funciona no Palm OS?
Ou teria que ser uma coisa tipo xml?

JoaoBluSCBR

Funciona, é claro que xml tbm funcionaria, mas vc vai ter de criar por que não tem nada pronto pra ele.

Ele aceita a criacao de textos, só que isso é montado como na memória, não em arquivos e pastas.

Por isso postei a apostila de RMS, por que o banco do j2me, nada mais é do que um banco de texto.

C

Ok pessoal.

Depois de muito estudar, comecei fazer minha primeira unit no PocketStudio.
Porem, segui o artigo da Revista da DevMedia e o artigo estava para a versão 2.0.

Instalei a 2.1 pro e ela não acha o arquivo PSL.

program m130(Cmd: Word; CmdPBP: Pointer; LaunchFlags: Word): LongWord;

{$CREATOR 'appl'}

uses
  PSL,
.........

O que eu faço?

Criado 3 de agosto de 2011
Ultima resposta 8 de ago. de 2011
Respostas 11
Participantes 4