Para a execução de uma classe, executar outro processo e depois retornar sua execução

Estou desenvolvendo um aplicação com Swing e usando biometria. Em determinado momento minha classe chama um método de outra classe q não é minha e ao q td indica dispara uma Thread.

Só q aí está o problema, por exemplo eu preciso q minha classe inicie a leitura pelo sensor biométrico, daí a outra dispara uma thread q faz captura e extração do template da digital, e somente depois de a outra classe extrair o template e enviá-la p mim eu gostaria de emitir uma mensagem msg informando q a operação foi realizada com sucesso.

A sequencia tá assim:

  1. Chama método p iniciar a leitura pelo sensor biométrico
  2. A classe (GrFinger) extrai o template e o envia p minha classe
  3. Mensagem informando q foi realizada com sucesso.

Mas dessa forma, antes mesmo de eu colocar o dedo no sensor a msg da linha 3 já aparece, ou seja, o leitor é habilitado e a msg já aparece sem ao menos eu ter colocado o dedo no sensor.

Existe alguma forma de eu parar a execução de minha classe e esperar p executar a linha 3 apenas depois de a extração da digital for feita?

Obs.: Desculpem, mas não sei se muito claro na minha exposição do problema e pergunta, é q é meio enrolado assim mesmo, inclusive p explicar e p fazer a pergunta…Desde já agradeço pela ajuda