Para iniciantes em Java e em programação

Para quem está iniciando agora em Java e em programação vale a pena ver algumas dessas vídeo aulas de Java.

[quote=carlinbh]Para quem está iniciando agora em Java e em programação vale a pena ver algumas dessas vídeo aulas de Java.

http://www.youtube.com/playlist?list=PLtchvIBq_CRRQlga06MQUf-KlW3eWlRky[/quote]Você quem dá as aulas? [=

Sim, pois também sou iniciante na área de programação e encontrei essa forma de gravar vídeo aulas para me próprio ajudar no desenvolvimento em programar e ajudar quem está começando, como alguns amigos quem tem mais dificuldades com programação.
Por isso que citei que são aulas para iniciantes mais estou tentando no mínimo tomar cuidado em passar a informação certa em cada vídeo aula.

Já leu as convenções de código para Java?

Isso pra mim é feio e acho que ninguém programa assim:

if (condition) 
{
    faz qualquer coisa;
}

Seguindo a convenção: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/documentation/codeconventions-142311.html

if (condition) {
    faz qualquer coisa;
}

Para quem está iniciando agora em Java e em programação vale a pena ver algumas dessas vídeo aulas de Java.
Ajuda tbm assistir no youtube xti.


boa aula.

Cara, video aulas são muito importante e achei bem bacana essa sua iniciativa.
É bacana ver a galerinha toda se empenhando e pode ter certeza, os iniciantes de hoje são o futuro.
Só uma dica: Como você falou, toma cuidado para não passar um conceito errado nos vídeos, se tiver algo que você não sabe, anuncia no forum que nós te ajudamos.

[quote=Tiago Bevilaqua]Só uma dica: Como você falou, toma cuidado para não passar um conceito errado nos vídeos, se tiver algo que você não sabe, anuncia no forum que nós te ajudamos.[/quote]Exato. Só tome cuidado com isso. [=

norbAns

Acho que cada um tem suas particularidades em programar, e isso é de cada um mesmo que não seja por padrão.
Concordo com você no ponto de vista em que uma vídeo aula realmente tem que ser o mais profissional possível.
Mais discordo em que o código padrão seja mais bonito, para mim é mais confuso e menos legível.
Não acho que só porque criem algo de um jeito e coloquem como padrão que não podemos melhorar ou adaptar de outra forma.

O problema do padrão é que ele é cobrado em muitas empresas - já ouviu falar de 2 ferramentas, o CheckStyle e o PMD?
Pois bem, elas são usadas em muitas empresas e elas, entre outras coisas chatas, reforçam aquele padrão que está no documento “Code Conventions”.
Que tal seguir o padrão?

Só porque você acha mais bonito não quer dizer que seja aconselhável ensinar assim.

(A propósito, esse padrão de chaves é o padrão que se usa em programas C++ no Windows; não no Java. Não vá ensinar notação húngara ou botar nomes de métodos em maiúsculas.

É a mesma coisa que você ensinar português, mas sabendo mais espanhol que português.
Vai acabar se enrolando e dizendo que a noiva de um seu colega está embaraçada* quando teve de resolver um problema difícil :slight_smile: )

  • “su novía está embarazada” = “sua namorada está grávida”.

entanglement

Realmente por este ponto você está certo, eu já tinha em mente que empresas cobravam os padrões de programação, como nome de métodos começando em minúsculo etc…
Mais não sabia que eram tão rigorosas a ponto de cobrarem as chaves de uma única forma, ainda bem que fora dos padrões de programação uso apenas este.
Obrigado pelas dicas, e com certeza vou tentar corrigir os erros.

[quote=entanglement]O problema do padrão é que ele é cobrado em muitas empresas - já ouviu falar de 2 ferramentas, o CheckStyle e o PMD?
Pois bem, elas são usadas em muitas empresas e elas, entre outras coisas chatas, reforçam aquele padrão que está no documento “Code Conventions”.
Que tal seguir o padrão?

Só porque você acha mais bonito não quer dizer que seja aconselhável ensinar assim.

(A propósito, esse padrão de chaves é o padrão que se usa em programas C++ no Windows; não no Java. Não vá ensinar notação húngara ou botar nomes de métodos em maiúsculas.

É a mesma coisa que você ensinar português, mas sabendo mais espanhol que português.
Vai acabar se enrolando e dizendo que a noiva de um seu colega está embaraçada* quando teve de resolver um problema difícil :slight_smile: )

  • “su novía está embarazada” = “sua namorada está grávida”.

[/quote]+1

Tem que entender do padrão JavaBeans, estude a fundo. Os frameworks do mercado tomam ele como base para realizar seu trabalho pesado.

Eu penso também em criar vídeo-aulas, quando eu fizer postarei aqui!

Não veja os padrões como uma ditadura que está te obrigando a fazer tudo de um jeito.

Só é incômodo ficar lendo códigos onde cada um escreve de um jeito diferente, pode gerar confusão, demora pra uma pessoa entender o código da outra etc.
É uma questão de organização.

eH pocívEUh kriAr Lindasss poezias AssIM…só facilita pra todos se você usar os padrões.

[quote=jarlisson]Não veja os padrões como uma ditadura que está te obrigando a fazer tudo de um jeito.

Só é incômodo ficar lendo códigos onde cada um escreve de um jeito diferente, pode gerar confusão, demora pra uma pessoa entender o código da outra etc.
É uma questão de organização.

eH pocívEUh kriAr Lindasss poezias AssIM…só facilita pra todos se você usar os padrões.[/quote]Teve um livro que eu estava detestando ler por que ele nao estava no JavaBeans. Pro exemplo, o nome de métodos estava iniciar_processo() e sem falar nas chaves e outras coisas mais…

Consegui fazer 30 vídeo aulas e para um curso básico acho que apresentei assuntos interessantes, queria que alguém com mais experiência avalia-se
os temas das vídeo aulas para me apontar mais algum assunto, que para quem está começando seria essencial.

[quote=entanglement]O problema do padrão é que ele é cobrado em muitas empresas - já ouviu falar de 2 ferramentas, o CheckStyle e o PMD?
Pois bem, elas são usadas em muitas empresas e elas, entre outras coisas chatas, reforçam aquele padrão que está no documento “Code Conventions”.

[/quote]

O pessoal só esquece que elas são ferramentas, ou seja, é suposto as pessoas configurarem as regras que querem seguir. Só os mentecaptos de muitas empresas só enxergam o que vem como padrão. Mesmo que seja absurdo.
São ferramentas de estilo para padronizar o codigo. Padronizar o codigo é muito bom, mas não ao preço que o tornar burucrático. O padrão a seguir deve ser o mais simples de escrever possivel. Imagine se tivessemos de escrever português como pontos ente cada letra. S.e.r.i.a l.o.u.c.u.r.a. E acabaria estragando a leitura. O mesmo com o código.

Boa tarde galera, estou iniciando em java, e estou gostando das video aulas, obrigado por disponibilizar!

[quote=carlinbh]norbAns

Acho que cada um tem suas particularidades em programar, e isso é de cada um mesmo que não seja por padrão.
Concordo com você no ponto de vista em que uma vídeo aula realmente tem que ser o mais profissional possível.
Mais discordo em que o código padrão seja mais bonito, para mim é mais confuso e menos legível.
Não acho que só porque criem algo de um jeito e coloquem como padrão que não podemos melhorar ou adaptar de outra forma.[/quote]

É verdade amigo, só que na maioria das vezes vc escreverá códigos para outras pessoas lerem. No Eclipse tem um recurso para formatar o código pra vocẽ, o comando é CRTL+SHIFT+F.

Sei eu não me engano no livro do Deitel ele sempre quebrava uma linha para inserir a chave, mas não tenho certeza.

[quote=carlinbh]
Consegui fazer 30 vídeo aulas e para um curso básico acho que apresentei assuntos interessantes, queria que alguém com mais experiência avalia-se
os temas das vídeo aulas para me apontar mais algum assunto, que para quem está começando seria essencial. [/quote]

Saindo na sintaxe básica da linguagem, vc poderia começar a falar sobre OO em Java.

Realmente OO é fundamental, vou abordar isso futuramente.
Pois OO é um assunto que se necessita de um aprimoramento na linguagem, para poder
repassar nas vídeo aulas com convicção e com entendimento simplificado.

Queria upar o tópico não só para divulgar mais sim para quem ainda não viu e para os novos no fórum poder conferir as vídeos aulas.
Completei mais de 50 vídeos e futuramente enviarei mais, valeu galera!